Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15413 - O milagre de Nossa Senhora das Neves completa 1661 anos
Artigo visto 1053




Visto: 1053
Postado em: 05/08/19 às 23:07:34 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15413
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Em pleno auge do escaldante verão romano, na noite de 5 de agosto do ano de 358, nevou no local que Maria tinha indicado

A Igreja celebra no dia 5 de agosto a memória da Santa Mãe de Deus, venerada na basílica romana de Santa Maria Maior, primeira igreja do Ocidente dedicada a Nossa Senhora. É nessa basílica toda especial que fica o célebre ícone mariano “Salus Populi Romani” (Salvação do Povo Romano), que teria sido pintado por ninguém menos que o evangelista São Lucas.

 


A Festa da Dedicação de Santa Maria Maior, celebrada em 5 de agosto, é precedida por um tríduo espiritual que vai do dia 2 ao dia 4; depois da missa, realiza-se na basílica a tradicional encenação do “Milagre da Neve“.

Neve em pleno verão

O verão em Roma costuma ser escaldante. E foi em pleno auge do verão romano, na noite de 5 de agosto do ano de 358, que nevou no local em que a basílica seria posteriormente construída.

Conta a tradição que, no século IV, um piedoso casal romano, muito cristão e bastante rico, pedia com grande fervor a Deus a graça de ter um filho. Rezaram durante anos por essa intenção, mas não conseguiam ter o herdeiro tão desejado. Resolveram então nomear Nossa Senhora como sua herdeira e suplicaram que ela sempre os guiasse. Maria então lhes apareceu em visão e pediu que fosse construída uma basílica no Monte Esquilino, uma das sete colinas de Roma: ela indicaria o exato local enviando neve. Quase simultaneamente, Nossa Senhora também apareceu ao Papa Libério com a mesma mensagem. Era o dia 4 de agosto.

No dia seguinte, 5 de agosto, enquanto o sol de verão fulgurava sobre uma Roma abafada, o povo ficou boquiaberto ao ver neve sobre o Monte Esquilino.

O Papa Libério colocou as primeiras fundações da nova basílica, para cuja construção o casal contribuiu com donativos generosos.

Foi depois do Concílio de Éfeso, no qual Maria foi oficialmente reconhecida como Mãe de Deus, que o Papa Sisto III mandou construir a atual Basílica de Santa Maria Maior.

O Milagre da Neve é relembrado anualmente desde 1983 num espetáculo de som e luz, no qual a neve é representada por uma chuva de pétalas brancas lançadas do teto sobre o hipogeu.

É dessa tradição que nasceu a devoção a Nossa Senhora das Neves.

 

A basílica e os Papas

A basílica de Santa Maria Maior tem profundos vínculos com os Papas.

O Papa Francisco, entre visitas públicas e privadas, já foi mais de vinte vezes saudar Maria nesse templo romano, ao qual nunca deixa de ir antes e depois de cada uma das suas viagens pontifícias.


São João Paulo II mandou colocar e manter acesa dia e noite uma lâmpada de óleo sob a efígie da Salus Populi Romani. Em 8 de dezembro de 2001, dia da Imaculada Conceição, ele inaugurou na basílica o Museu de Santa Maria Maior, com obras de arte históricas sobre Maria.

 


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.693.192
Visitas Únicas Hoje: 398
Usuários Online: 156