espacojames



Página Inicial
Listar Terço e Rosário




Artigo N.º 3159 - COMO REZAR O ROSÁRIO COMPLETO
Artigo visto 277364




Visto: 277364
Postado em: 20/09/09 às 22:59:10 por: James
Categoria: Terço e Rosário
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=37&id=3159
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Terço e Rosário


 ATENÇÃO! Links atualizados: 

http://espacojames.com.br/terco
http://espacojames.com.br/rosario

http://espacojames.com.br/viasacra
http://espacojames.com.br/divinamisericordia/
http://espacojames.com.br/15oracoes

-------------

Com a mão direita aberta, faça com o dedo polegar uma pequena cruz na testa, outra nos lábios e outra no peito enquanto reza: 

 
PELO SINAL da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. 
 
Ainda com a mão direita aberta, faça uma grande Cruz, tocando com as pontas dos dedos na testa, no peito, no ombro esquerdo e no ombro direito enquanto diz:

EM NOME DO PAI, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


 

ORAÇÃO PREPARATÓRIA

VINDE ESPÍRITO SANTO, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

OFERECIMENTO DO TERÇO

Divino Jesus, ofereço-vos este terço que vou rezar, contemplando os mistérios da nossa redenção. Pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, concedei-me as virtudes para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências desta santa devoção.

Segurando a Cruzinha do Terço, reze:

CREIO EM DEUS PAI Todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Na primeira conta grande, reza-se:

PAI NOSSO, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O PÃO NOSSO de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Em cada uma das 3 contas pequenas, reza-se:

AVE MARIA, cheia de graça, o Senhor é Convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o Fruto do Vosso ventre, Jesus. SANTA MARIA, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores,agora e na hora de nossa morte./ Amém.

No intervalo entre estas 3 contas e a próxima conta grande, reza-se:

GLÓRIA AO PAI, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

MISTÉRIOS DO SANTO ROSÁRIO

Atualizados de acordo com a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (O Rosário da Virgem Maria), de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, publicada no dia 16 de outubro de 2002


Mistérios gozosos (1º Quarto do Rosário)
A serem rezados as segundas e sábados

 

1º mistério: A anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora. (Lc 1, 26)

Na conta grande reze: Pai-Nosso...
Nas primeiras 10 contas pequenas, reze: Ave Maria...
No intervalo reze: Glória ao Pai... e: Ó meu Jesus...

2º mistério: A visita de Maria sua prima Isabel. (Lc 1, 39)

Como no mistério precedente, reze Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai e Ó meu Jesus, e assim por diante, nos demais mistérios.

3º mistério: O nascimento do menino Jesus em Belém. (Lc 2, 1) Pai-Nosso, 10 Ave Marias e as jaculatórias.

4º mistério: A apresentação do menino Jesus no Templo. (Lc 2, 22) Pai-Nosso, 10 Ave Marias e as jaculatórias.

5º mistério: A perda e o encontro do menino Jesus no Templo. (Lc 2, 41) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
 

Mistérios da Luz (2º Quarto do Rosário)
Somente às quintas feiras

1º mistério: Batismo de Jesus no Jordão: "Aqui, enquanto Cristo desce à água do rio, como inocente que se faz pecado por nós (cf. 2 Cor 5, 21), o céu abre-se e a voz do Pai proclama-o Filho dileto (cf. Mt 3, 17), ao mesmo tempo que o Espírito vem sobre Ele para investi-lo na missão que o espera." Senhor, lavai minha alma de todo pecado e toda mágoa, ressentimentos passados. Vinde sobre mim, com vosso Espírito! Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

2º mistério: Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná: "Mistério de luz é o início dos sinais em Caná (cf. Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos, graças à intervenção de Maria, a primeira entre os crentes." Senhor, assim como transformastes a água em vinho, por amor a vossos filhos, transformai tudo o que impede de vos causar alegria. Transforma o meu coração, em o vosso coração. E a nossa Mãe Santíssima, advogada dos pobres pecadores que somos nós, peço que interceda junto a Deus, por mim e por toda a humanidade. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

3º mistério:  Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão: "Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf. Mc 1, 15), perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança (cf.Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à sua Igreja (cf. Jo 20, 22-23)." Senhor, dirijo-me a vós, para com total confiança e humildade, reconheço minhas culpas, pedir-vos perdão. Converte-me inteiramente a fim de que eu possa ser instrumento de conversão para muitos de vossos filhos. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

4º mistério: Transfiguração de Jesus: "Mistério de luz por excelência é a Transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o acredita aos apóstolos extasiados para que o 'escutem' (cf. Lc 9, 35 par) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo." Senhor, que minha vida seja um vivida como no Monte Tabor, extasiada com vossos prodígios e santidade. Reluz em minha face o brilho da vossa face e concedei-me a graça de viver unicamente para vós em todos os momentos de minha vida. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

5º mistério: Instituição da Eucaristia: "Mistério de luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando 'até ao extremo' o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação se oferecerá em sacrifício." Senhor, eu vos dou graças por terdes permanecido entre nós, em especial na Santa Eucaristia. Dou-vos graças pelos sacerdotes, pois somente por eles pode ocorrer um sublime milagre da transubstanciação. Fazei descer o Espírito Santo sobre os sacerdotes do mundo inteiro, sobre todo o clero, a fim de que possamos ver neles, vossa divina e gloriosa face. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
 

Mistérios dolorosos (3º Quarto do Rosário)
Rezados as terças e sextas-feiras

1º mistério: A agonia de Jesus no horto da Oliveiras. (Mc 14, 32) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

2º mistério: A flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Jo 19, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

3º mistério: A coroação de espinhos. (Mt 27, 27) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

4º mistério: Jesus é condenado à morte. (Lc 23, 24) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

5º mistério: A crucificação, sofrimento e morte de Jesus. (Jo 19, 25) Pai Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
 

Mistérios gloriosos (4º Quarto do Rosário)
Rezados às quartas-feiras e domingos

1º mistério: A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Mc 16, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

2º mistério: A ascensão de Jesus Cristo ao céu. (At 1, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

3º mistério: A descida do Divino Espírito Santo. (At 2, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

4º mistério: A assunção de Nossa Senhora ao céu. (Lumen Gentium 59) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

5º mistério: A coroação de Maria como Rainha do céu. (Ap 12, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
 

TÉRMINO DO TERÇO – AGRADECIMENTO


Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de Vosso Poderoso Amparo e, para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha:

SALVE RAINHA,/ Mãe de misericórdia,/ vida, doçura, esperança nossa,/ salve!/ A Vós bradamos,/ os degredados filhos de Eva;/ a Vós suspiramos/ gemendo e chorando neste vale de lágrimas./ Eia, pois,/ Advogada nossa/ esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei,/ e depois deste desterro/ mostrai-nos Jesus,/ bendito fruto do Vosso ventre,/ ó clemente,/ ó piedosa,/ ó doce sempre Virgem Maria.


D: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
T: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém.

 




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.826.776
Visitas Únicas Hoje: 1.165
Usuários Online: 229