Espacojames



Página Inicial
Listar José Francisco de Almeida




Artigo N.º 15956 - O Batismo é o sucessor da circuncisão? (COLOSSENSES 2,11-12)
Artigo visto 422




Visto: 422
Postado em: 07/08/20 às 00:24:56 por: James
Categoria: José Francisco de Almeida
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=243&id=15956
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: José Francisco de Almeida


Artigo enviado por Jose Francisco de Almeida


Existe relação da circuncisão com o batismo?
-Sim. O Batismo realiza na alma o que a circuncisão realizava no corpo.

-A circuncisão anunciava a Cristo. Ela (circuncisão) seria feita no coração. Dt10,16: Circuncidai, pois, os vossos corações ... Jr4,4: Circuncidai-vos para o SENHOR, retirai o prepúcio do coração...

Mas mesmo assim tem grupos que não aceitam, eis um:

...Isso porque Colossenses 2.11,12 fala claramente da circuncisão do coração e do batismo do crente na morte de Cristo, ou seja, trata de realidades espirituais e não de ritos externos.

...Paulo trata nessa passagem de duas realidades ligadas, porém ligeiramente distintas: a participação do crente na morte de Cristo (o que é chamado de batismo) e o amortecimento de sua natureza pecaminosa (a circuncisão do coração) decorrente da participação na morte do Senhor. Esse e somente esse é o ensino claro da passagem, estando mui longe de servir de base para a noção de que o batismo é a versão cristã da circuncisão judaica.(igrejaredencao) (1)

O nosso opositor acerta quando diz que se trata de “duas realidades ligadas e distintas”, mas     erra na conclusão.

-Observe que com as mesmas funções, o batismo foi introduzido no lugar da circuncisão. O batismo está para os cristãos como a circuncisão está para os judeus.

-A circuncisão é o símbolo de purificação da velha aliança. O batismo da nova aliança.

-A circuncisão era a primeira imposição da lei no Velho Testamento. O batismo é o primeiro sacramento da Nova Aliança.

- O circunciso não assumindo a fé judaica é o mesmo que o batizado não assumido. Rm2,25: ...circuncisão é útil, se cumpres a Lei,...não passas de um incircunciso.

-Para a circuncisão de adulto era necessário a fé em Deus; para criança não era necessária. Adesão ao judaísmo da criança vai depender de sua Educação... Para o batismo de adulto é necessário a fé em Jesus; para criança (pequena) não é necessária. Adesão ao cristianismo da criança vai depender de sua Educação e...

“...

-No Antigo Testamento, se alguém quisesse se tornar judeu, deveria crer no Deus de Israel, e ser circuncidado.

No Novo Testamento, se alguém quiser se tornar cristão, deverá crer em Deus e em Seu Filho  Jesus, e ser batizado.

-Os filhos dos judeus poderiam ser circuncidados em antecipação a fé judaica na qual iriam crescer e praticar... 

Os filhos dos cristãos que ainda não possui faculdades para proclamar a fé, a ele será conferido o rito para aceitação entre os membros sabendo que será nesta fé que irá crescer.” (iparoquia) (2)

Os judeus eram circuncidados e admitidos como membros do povo de Israel aos oito dias de vida, e ninguém perguntava se eles queriam ou não. Seus pais, por crerem em Deus e amar seus filhos, davam-lhes o maior presente que podiam: a fé! Exatamente o mesmo se dá no Batismo.(ofielcatolico)(3)

-Paulo faz conexão entre o batismo e a circuncisão (Colossenses 2,11-12).

Cl 2,11: Nele também fostes circuncidados, não por mãos humanas...
Cl 2,12: No batismo, fostes sepultados com ele, com ele também fostes ressuscitados...
2Cor5,17: Portanto, se alguém está em Cristo, é criatura nova. O que era antigo passou...

-Considerando que tudo que a circuncisão admite o batismo também admite, é lícito concluir que o batismo é a versão cristã da circuncisão judaica.

Como ficam as mulheres?
Nos textos sobre “família ou sua casa” a mulher está inclusa. Por ora basta Isaías 43,19: Eis que estou fazendo coisas novas,...

-Outro intrigante argumento em prol do batismo infantil é baseado em Romanos 4.11. Esse argumento é construído assim: Em Romanos 4.11, Paulo define a circuncisão como “selo da justiça da fé”. Ora, no Velho Testamento, Deus ordenou que esse “selo da justiça da fé” fosse aplicado a bebês que não tinham fé (Lv 12.3). Logo, não é errado gravar com um selo de fé as crianças que ainda não creem....considerando que o batismo também é um selo de fé, nada há de errado em aplicá-lo ao bebê que ainda não crê.

Quanto ao argumento construído sobre Romanos 4.11, onde a circuncisão é chamada de “selo da justiça da fé”, este também é facilmente desfeito...

... Paulo se refere à circuncisão específica de Abraão. Tanto isso é verdade que, se o texto em análise for lido com atenção, fatalmente saltará aos olhos que a circuncisão ali mencionada é vista como um selo da justiça procedente da fé que Abraão tevequando ainda incircunciso.

A circuncisão isoladamente considerada, portanto, não era um selo de fé, mas apenas uma marca distintiva no corpo dos que participavam da Antiga Aliança. Para receber um selo de fé, é preciso ter fé.

Foi por isso que quando o eunuco etíope perguntou a Filipe se podia ser batizado, o evangelista respondeu: “É lícito, se crês de todo o coração” (At 8.37). (igrejaredencao)(1)

Conforme exposição do opositor a circuncisão (selo) de Abraão foi somente porque Abraão teve “fé” quando ainda era incircunciso.

Dá a entender que a expressão “A circuncisão isoladamente considerada” quando ela (circuncisão) não vem acompanhada de fé não é “selo de fé”. É apenas uma marca distintiva.

Não existem dois tipos de circuncisão; ou seja, não existe a circuncisão de Abraão e a “convencional”. Está errado quem pensa assim.

Em Levítico 12,3 o sinal de pertença (circuncisão) não é um selo de Deus?
Lv 12,3: No oitavo dia o menino será circuncidado.
2Cor 1,21.22 não é selo de Deus?

Sobre o eunuco
O texto usado quando o eunuco etíope perguntou a Felipe (At 8,37) não aparece em todos os manuscritos.

Os textos entre colchetes aparecem em alguns manuscritos gregos, mas não se encontram nos melhores e mais antigos manuscritos gregos existentes.( sbb.)(4)

CNBB – At8,37: Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. Que impede que eu seja batizado?”
Ave Maria – At8,37: [Filipe respondeu: Se crês de todo o coração, podes sê-lo. Eu creio, disse ele, que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] TEB- At 8, 37 – [ ] Não tem essa citação.

Eu prefiro a tradução da TEB que a usada pelo opositor: At 8, [37]. -Alguém disse “para o bom entendedor meia palavra basta”.

Sobre a fé

...No entanto, convém esclarecer, para que não caiamos no erro dos protestantes, que FÉ não se confunde com a MERA NOÇÃO INTELECTUAL da Verdade Revelada. 

Fé é um DOM, provém de Deus e é infusa no ser para que progrida. Esse Dom Ele distribuiu aos adultos, tanto quanto as crianças, pois está Escrito:
“é o mesmo DEUS que OPERA TUDO EM TODOS, (1 Cor 12, 6) de acordo com o GRAU DE FÉ que Deus lhes DISTRIBUIU. (Rom 12, 3)”
Fé é sobrenatural, e “não provém de vossos méritos, mas É PURO DOM DE DEUS. (Ef 2, 8)”6
Jamais haveríamos de crer por nossos próprios meios.7
Como Dom Espiritual, é a capacidade extranatural que todo ser humano recebe, e que lhe permitirá crer em DEUS.
Fé não pode ser confundida com a razão ou vontade humana.
A simples noção intelectual sobre Deus e as Verdades Divinas não é Fé, pois se fosse, os demônios se salvariam...(afecatolicanasescrituras)(5)

1Cor 12,6: ... mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.
Rm 12,3: ... conforme a medida da fé que Deus deu a cada um.
Ef 2,8: ... mediante a fé. E isso não vem de vós: é dom de Deus!


A fé é Dom de Deus e como tal é comunitária.
Veja por exemplo, um cônjuge é santificado pelo outro cônjuge, em razão disso, os filhos também são santificados.

1Cor 7,14: Pois o marido não-cristão fica santificado por sua mulher cristã, e a mulher não-cristã fica santificada por seu marido cristão. Caso contrário, vossos filhos seriam impuros; no entanto, agora, são santos.

O Batismo é o começo da Santidade.1Cor 12,6
Mesmo sem discernimento a criancinha já tem a fé.1 Cor 7,14; Rm 12,3
A Igreja batiza uma criança que ainda não crê, na fé dos pais e dos padrinhos.Ef 2,8

...
Mesmo nos livros do Novo Testamento escritos mais tardiamente no primeiro século, nós nunca – nem mesmo uma vez – vemos uma criança crescida em lar cristão sendo batizada apenas após fazer a tal “decisão” por Cristo.
Se o batismo infantil fosse contrário às práticas religiosas dos primeiros cristãos, porque não possuímos nenhum documento, nenhum, de escritores cristãos que reprovem esta prática?
(presbiteros)(6)

Aqueles que adiam o batizado para 7 anos (ou...) pode ficar numa situação embaraçosa se a criança morrer antes do batismo, mas, já sabendo o que pode ou não. Essa saída de fase e entrada da outra é muito tênue.Se a criança antes de pedir o batismo, mas já na fase da razão,morrer com “pecadinho” cometido está salva ou condenada?

O MOTIVO DA CIRCUNCISÃO
“...Isso porque o bebê israelita não era circuncidado porque seus pais eram israelitas. Ele era circuncidado porque, sendo filho de judeus, ele próprio era israelita. A causa direta da circuncisão do bebê judeu não estava nos pais, mas no próprio bebê, no fato de ele mesmo ser um judeu. Ora, não é esse o caso dos filhos dos crentes. Estes não nascem crentes,inexistindo neles próprios qualquer razão para que recebam o batismo.”(igrejaredencao) (1)

Essa exposição dá a entender que todos os circuncidados eram Israelitas. Não é isso que consta nas Escrituras. Um adulto gentio podia se converter ao judaísmo. Seus filhos, apesar não serem Israelitas, seriam circuncidados normalmente.
Ex 12,48: Se um estrangeiro, habitando em tua casa, quiser celebrar a Páscoa em honra do Senhor, que primeiro seja circuncidado todo varão de sua casa e somente depois poderá fazê-lo e será tratado com a mesma igualdade que o natural do país, mas nenhum incircunciso comerá a Páscoa.
Neste caso, a circuncisão estava primeiramente ligadaa fé pelo pai e não a do menino.
É fácil entender isso. No caso do menino judeu de nascença, sempre será judeu sem importar a fé que no futuro abraçar, no caso do menino gentio, se não houver a conversão do pai, ele não será judeu.
De outra forma, quem nasce brasileiro em qualquer circunstância será sempre brasileiro.
Diz o proponente quanto aos filhos dos cristãos: “inexiste neles próprios qualquer razão para que recebam o batismo”. Jesus não pensa dessa forma. Jesus chega a dizer que o Reino de Deus é daquelesque separecem com eles.
Qualquer habitante da terra, em qualquer lugar, existe nele próprio razão para receber o batismo. O Cristianismo é universal.

Lc18,16: Jesus, porém, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas.


SUA CASA
Nos textos bíblicos em que é batizada toda a família está incluindo mulheres e crianças?


...
Em At 16,15 Paulo batiza TODA A FAMÍLIA DE LÍDIA (Lídia At 16,14).
Em At 16,33 Paulo batiza TODOS OS FAMILIARES DO CARCEIREIRO.
Em 1Co 1,16 Paulo batiza A FAMÍLIA DE ESTÉFANAS.

O fato da criança não ter pecado cometido, não significa que ela não pode ser batizada, pois Jesus também não tinha pecado e foi batizado aos 30 anos.

A igreja primitiva tem vários escritos sobre batismo: Orígenes (185 – 255 d.C.) escreveu: “A Igreja recebeu dos apóstolos a tradição de dar batismo aos RECÉM-NASCIDOS” (epíst. Ad rom. Livro 5,9)... (igrejamae)(7)

...Sobre At.16:15 - a casa de Lídia - a versão Bíblia Siríaca “Pashito Siríaca” (traduzida por volta do ano 150) entendendo também que casa se refere à crianças assim traduziu o versículo 15: “Depois de terem sido batizados ela e suas crianças, fez-nos este pedido...”. (berakash) (8)

Notar que Orígenes, não muito distante dos Apóstolos, afirmou que essa tradição de batizar recém-nascido veio dos Apóstolos.
O Concílio de Cartago, em 253, condenou a doutrina de que o batismo das crianças deveria ser adiado até os oito anos de idade.

Resta perguntar aos opositores, quais escritos vocês têm dizendo que isso é inovação?
Resposta: Nenhum escrito. Provem o contrário com escritos confiáveis.

(Cristo chama todos ao batismo)

...(Lc 18,15) Trouxeram-lhe também criancinhas (do grego proseferon de auto kaitabrephe). A palavra grega brephe significa “bebês, crianças nos primeiros anos de vida” .
...
Mas notem que Jesus diz por que o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas [referindo-se justamente a estas crianças ...]
...
Os fundamentalistas, então, concluem que a passagem se aplica somente às crianças que são capazes...de cometer pecados.
Mas o texto de Lc 18,15 diz Trouxeram-lhe também criancinhas (do gregoproseferon de auto kaitabrephe).
A palavra grega brephesignifica “bebês, crianças nos primeiros anos de vida” (presbiteros)(6 )

(Este ensinamento é ecoado pelo apóstolo Pedro em Atos 2:39)

Além disso, em Atos 16:15, lemos que Lidia e “sua casa ou lar” foram batizados. A palavra para ” casa ou lar” éoikos, e sua definição incluía lactentes e crianças. (Por que batizar crianças e bebês?)
Veja também 1 Coríntios 1:16, Atos 16:33, 10:47 48 outros exemplos onde “oikos” é usado.

Mas o texto de Lc18,15 ...proseferon de auto kaitabrephe. A palavra grega brephe significa “bebês, crianças nos primeiros anos de vida”...

Se São Paulo quisesse excluir as crianças, não teria escolhido a circuncisão como paralelo do batismo.

Mais evidências de que o batismo de crianças era uma prática aceita desde o início da Igreja é o fato de que se o batismo infantil fosse contrário às práticas religiosas, porque não existe nenhum documento, nenhum dos escritores católicos que reprova a prática?(iparoquia)(9)

At16,14: Uma delas chamava-se Lídia;...
At16,15: Após ter sido batizada, assim como toda a sua casa,...

(São Lucas detalha mais esta passagem)

...Então concluem que a passagem se aplica somente às crianças que são capazes de andar, e, presumivelmente, capazes de cometer pecados.

Mas o texto de Lc 18,15 diz E traziam lhe também meninos (do grego proseferon de auto kaitabrephe). A palavra grega brephe significa “bebês, crianças nos primeiros anos de vida” crianças completamente incapazes de chegar até Cristo por si mesmas e que não possuíam a capacidade de tomar uma decisão consciente de “aceitar Jesus como seu Senhor e salvador”.(iparoquia)(9)

SOMENTE BEBÊS MASCULINO?

“se Circuncisão fosse correlato com o batismo, apenas bebês masculino deveriam ser batizado, negando assim o batismo às mulheres.

... a prática da circuncisão não era para os gentios; era somente para a nação Israelita.”(heresiascatolicas) (10)

Nesse caso, o termo “correlato” (literalmente) não está devidamente aplicado.
A real situação é que tudo que circuncisão admitia o batismo também admite; daí se concluiu que o batismo é a versão cristã da circuncisão judaica.

Negar o batismo às mulheres?
É bom ver o batizado de Lídia. At16,14: Uma delas chamava-se Lídia;...At16,15: Após ter sido batizada, assim como toda a sua casa,...

Por que será que nos três batizados de família, apenas um cônjuge é mencionado?
Resposta – Em “sua casa ou família/familiares” está incluído pai, mãe, filho (pequeno e grande), filha e mais parente que morar na casa.

Diz ele que “... a prática da circuncisão não era para os gentios;”, masvocê está enganado. Se um gentio aceitasse a mensagem judia, seria circuncidado sim. Ex12,48: Se um estrangeiro, habitando em tua casa, quiser celebrar a Páscoa em honra do Senhor, que primeiro seja circuncidado todo varão de sua casa e somente depois poderá fazê-lo e será tratado com a mesma igualdade que o natural do país, mas nenhum incircunciso comerá a Páscoa.

BATISMO SOMENTE NA IDADE DA RAZÃO?

Já a ministração do batismo é apenas às pessoas que tenham condições de atender o significado desse rito baseia-se
(1) no fato de Cristo ter dado o exemplo, batizando-se como adulto (Lucas 3:21-23);
(4) no fato de não encontrarmos qualquer texto nas Escrituras que fale a respeito do batismo de crianças.
(Igrejabatistanet)(11)

(1) Se for seguir e exemplo de Cristo, deve seguir o batismo de João.
Jesus foi batizado com 30 anos porque não existia o batismo cristão.

Entre os judeus, aos 30 anos um homem era considerado “maior de idade” e podia ser mestre. Se tivesse começado a vida pública antes dos 30 anos, por ser jovem, não seria tão respeitado.

No Brasil, 18 anos é a idade mínima para que pessoas possam se candidatar a cargos de Vereador. 21 anos para os cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz. 30 anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal e 35 anos para Presidente e Vice-Presidente da República.[5] Um adolescente que está legalmente emancipado por um tribunal de uma jurisdição competente automaticamente atinge a sua maturidade após a assinatura da ordem judicial. Apenas a emancipação confere o estatuto da maioridade antes de uma pessoa realmente alcançar a maioridade. (wikipedia) (12)

Veja por exemplo, Jeremias ao ser chamado (Jr 1,4-6), objetoupor ser muito jovem, portanto, não tinha idade exigida.
Jeremias considerava-se jovem/criança apesar de ter mais ou menos 20 anos – (627, décimo terceiro ano de Josias – Bíblia Sagrada A.M. – Edição para Estudos – Introdução ao profeta Jeremias – pág.1204)

(4) Um padre batizava fora da igreja. Um pastor passava por ali e disse a um menino: Fala ao padre que se encontrar na Bíblia onde está escrito batizar crianças, dou-lhe um milhão. O padre mandou de volta o menino: Se o pastor dizer onde encontrar na Bíblia que não batiza dou-lhe 10  milhões.

É BÍBLICO O BATISMO DE CRIANCINHAS?

O BATISMO DE CRIANCINHAS É BÍBLICO?
...ENTENDENOS NÃO SER BÍBLICO! Porque é necessário crer, arrepender-se dos seus pecados e decidir-se por Cristo Jesus, MATEUS 28:19,  (vozdotrono) (13)

Já foi esclarecido, procure rever neste artigo o que quer dizer “brephe-(grego)” usado em de Lc 18,15, ou mais aprofundado, nos sites:

-  https://www.presbiteros.org.br/a-doutrina-catolica-do-batismo-infantil/
-  http://www.iparoquia.com/paroquia/inc.download/index.php?id=4EjM&cod===wMyITM
- http://www.comunidadesiao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=965:porque-a-igreja-catolica-batiza-criancas-uma-resposta-biblicamente-irrefutavel&catid=13:doutrina-da-igreja&Itemid=85
- http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/patristica/estudos-patristicos/570-os-pais-da-igreja-e-o-batismo-das-criancas
Seguindo qualquer uma dessas premissas, as crianças que ainda não crê serão condenadas?
Mc 16,16: ... Quem não crerserá condenado.

CONSULTADOS:

(1) http://igrejaredencao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=356:o-batismo-infantil-parte-1&catid=25:artigos&Itemid=123(acesso 100519)
(2)http://www.iparoquia.com/paroquia/inc.download/index.php?id=4EjM&cod===wMyITMacesso 130519
(3)https://www.ofielcatolico.com.br/search?q=batismo acesso 060519
(4)http://www.sbb.org.br/a-biblia-sagrada/perguntas-mais-frequentes/ acesso 26/04/19
(5)https://afecatolicanasescrituras.blogspot.com/2016/11/o-batismo-de-criancas-e-fe-infantil-por.html?q=batismo+infantilacesso 110519
(6)https://www.presbiteros.org.br/a-doutrina-catolica-do-batismo-infantil/acesso 090519
(7)http://www.igrejamae.com.br/texto.php?id=133&ss=25acesso 030519
(8)http://berakash.blogspot.com/2009/12/por-que-batizar-as-criancas.htmlacesso 020519
(9)http://www.iparoquia.com/paroquia/inc.download/index.php?id=4EjM&cod===wMyITMacesso 030519
(10)http://heresiascatolicas.blogspot.com/2013/08/o-batismo-e-circuncisao.htmlacesso 26/04/19
(11)http://igrejabatistanet.com.br/novo/2017/03/19/o-batismo-de-criancas/     acesso em 010519
(12)https://pt.wikipedia.org/wiki/Maioridadeacesso 100519
(13)https://www.vozdotrono.com.br/curiosidade/batismo.htmlacesso 010519

Autor: José Francisco de Almeida




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.691.408
Visitas Únicas Hoje: 32
Usuários Online: 200