espacojames



Página Inicial
Listar José Francisco de Almeida




Artigo N.º 15956 - O Batismo é o sucessor da circuncisão? (COLOSSENSES 2,11-12)
Artigo visto 1760




Visto: 1760
Postado em: 07/08/20 às 00:24:56 por: James
Categoria: José Francisco de Almeida
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=243&id=15956
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: José Francisco de Almeida


Artigo enviado por Jose Francisco de Almeida


Existe relação da circuncisão com o batismo?
-Sim. O Batismo realiza na alma o que a circuncisão realizava no corpo.

-A circuncisão anunciava a Cristo. Ela (circuncisão) seria feita no coração. Dt10,16: Circuncidai, pois, os vossos corações ... Jr4,4: Circuncidai-vos para o SENHOR, retirai o prepúcio do coração...

Mas mesmo assim tem grupos que não aceitam, eis um:

...Isso porque Colossenses 2.11,12 fala claramente da circuncisão do coração e do batismo do crente na morte de Cristo, ou seja, trata de realidades espirituais e não de ritos externos.

...Paulo trata nessa passagem de duas realidades ligadas, porém ligeiramente distintas: a participação do crente na morte de Cristo (o que é chamado de batismo) e o amortecimento de sua natureza pecaminosa (a circuncisão do coração) decorrente da participação na morte do Senhor. Esse e somente esse é o ensino claro da passagem, estando mui longe de servir de base para a noção de que o batismo é a versão cristã da circuncisão judaica.(igrejaredencao) (1)

O nosso opositor acerta quando diz que se trata de “duas realidades ligadas e distintas”, mas     erra na conclusão.

-Observe que com as mesmas funções, o batismo foi introduzido no lugar da circuncisão. O batismo está para os cristãos como a circuncisão está para os judeus.

-A circuncisão é o símbolo de purificação da velha aliança. O batismo da nova aliança.

-A circuncisão era a primeira imposição da lei no Velho Testamento. O batismo é o primeiro sacramento da Nova Aliança.

- O circunciso não assumindo a fé judaica é o mesmo que o batizado não assumido. Rm2,25: ...circuncisão é útil, se cumpres a Lei,...não passas de um incircunciso.

-Para a circuncisão de adulto era necessário a fé em Deus; para criança não era necessária. Adesão ao judaísmo da criança vai depender de sua Educação... Para o batismo de adulto é necessário a fé em Jesus; para criança (pequena) não é necessária. Adesão ao cristianismo da criança vai depender de sua Educação e...

“...

-No Antigo Testamento, se alguém quisesse se tornar judeu, deveria crer no Deus de Israel, e ser circuncidado.

No Novo Testamento, se alguém quiser se tornar cristão, deverá crer em Deus e em Seu Filho  Jesus, e ser batizado.

-Os filhos dos judeus poderiam ser circuncidados em antecipação a fé judaica na qual iriam crescer e praticar... 

Os filhos dos cristãos que ainda não possui faculdades para proclamar a fé, a ele será conferido o rito para aceitação entre os membros sabendo que será nesta fé que irá crescer.” (iparoquia) (2)

Os judeus eram circuncidados e admitidos como membros do povo de Israel aos oito dias de vida, e ninguém perguntava se eles queriam ou não. Seus pais, por crerem em Deus e amar seus filhos, davam-lhes o maior presente que podiam: a fé! Exatamente o mesmo se dá no Batismo.(ofielcatolico)(3)

-Paulo faz conexão entre o batismo e a circuncisão (Colossenses 2,11-12).

Cl 2,11: Nele também fostes circuncidados, não por mãos humanas...
Cl 2,12: No batismo, fostes sepultados com ele, com ele também fostes ressuscitados...
2Cor5,17: Portanto, se alguém está em Cristo, é criatura nova. O que era antigo passou...

-Considerando que tudo que a circuncisão admite o batismo também admite, é lícito concluir que o batismo é a versão cristã da circuncisão judaica.

Como ficam as mulheres?
Nos textos sobre “família ou sua casa” a mulher está inclusa. Por ora basta Isaías 43,19: Eis que estou fazendo coisas novas,...

-Outro intrigante argumento em prol do batismo infantil é baseado em Romanos 4.11. Esse argumento é construído assim: Em Romanos 4.11, Paulo define a circuncisão como “selo da justiça da fé”. Ora, no Velho Testamento, Deus ordenou que esse “selo da justiça da fé” fosse aplicado a bebês que não tinham fé (Lv 12.3). Logo, não é errado gravar com um selo de fé as crianças que ainda não creem....considerando que o batismo também é um selo de fé, nada há de errado em aplicá-lo ao bebê que ainda não crê.

Quanto ao argumento construído sobre Romanos 4.11, onde a circuncisão é chamada de “selo da justiça da fé”, este também é facilmente desfeito...

... Paulo se refere à circuncisão específica de Abraão. Tanto isso é verdade que, se o texto em análise for lido com atenção, fatalmente saltará aos olhos que a circuncisão ali mencionada é vista como um selo da justiça procedente da fé que Abraão tevequando ainda incircunciso.

A circuncisão isoladamente considerada, portanto, não era um selo de fé, mas apenas uma marca distintiva no corpo dos que participavam da Antiga Aliança. Para receber um selo de fé, é preciso ter fé.

Foi por isso que quando o eunuco etíope perguntou a Filipe se podia ser batizado, o evangelista respondeu: “É lícito, se crês de todo o coração” (At 8.37). (igrejaredencao)(1)

Conforme exposição do opositor a circuncisão (selo) de Abraão foi somente porque Abraão teve “fé” quando ainda era incircunciso.

Dá a entender que a expressão “A circuncisão isoladamente considerada” quando ela (circuncisão) não vem acompanhada de fé não é “selo de fé”. É apenas uma marca distintiva.

Não existem dois tipos de circuncisão; ou seja, não existe a circuncisão de Abraão e a “convencional”. Está errado quem pensa assim.

Em Levítico 12,3 o sinal de pertença (circuncisão) não é um selo de Deus?
Lv 12,3: No oitavo dia o menino será circuncidado.
2Cor 1,21.22 não é selo de Deus?

Sobre o eunuco
O texto usado quando o eunuco etíope perguntou a Felipe (At 8,37) não aparece em todos os manuscritos.

Os textos entre colchetes aparecem em alguns manuscritos gregos, mas não se encontram nos melhores e mais antigos manuscritos gregos existentes.( sbb.)(4)

CNBB – At8,37: Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. Que impede que eu seja batizado?”
Ave Maria – At8,37: [Filipe respondeu: Se crês de todo o coração, podes sê-lo. Eu creio, disse ele, que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] TEB- At 8, 37 – [ ] Não tem essa citação.

Eu prefiro a tradução da TEB que a usada pelo opositor: At 8, [37]. -Alguém disse “para o bom entendedor meia palavra basta”.

Sobre a fé

...No entanto, convém esclarecer, para que não caiamos no erro dos protestantes, que FÉ não se confunde com a MERA NOÇÃO INTELECTUAL da Verdade Revelada. 

Fé é um DOM, provém de Deus e é infusa no ser para que progrida. Esse Dom Ele distribuiu aos adultos, tanto quanto as crianças, pois está Escrito:
“é o mesmo DEUS que OPERA TUDO EM TODOS, (1 Cor 12, 6) de acordo com o GRAU DE FÉ que Deus lhes DISTRIBUIU. (Rom 12, 3)”
Fé é sobrenatural, e “não provém de vossos méritos, mas É PURO DOM DE DEUS. (Ef 2, 8)”6
Jamais haveríamos de crer por nossos próprios meios.7
Como Dom Espiritual, é a capacidade extranatural que todo ser humano recebe, e que lhe permitirá crer em DEUS.
Fé não pode ser confundida com a razão ou vontade humana.
A simples noção intelectual sobre Deus e as Verdades Divinas não é Fé, pois se fosse, os demônios se salvariam...(afecatolicanasescrituras)(5)

1Cor 12,6: ... mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.
Rm 12,3: ... conforme a medida da fé que Deus deu a cada um.
Ef 2,8: ... mediante a fé. E isso não vem de vós: é dom de Deus!


A fé é Dom de Deus e como tal é comunitária.
Veja por exemplo, um cônjuge é santificado pelo outro cônjuge, em razão disso, os filhos também são santificados.

1Cor 7,14: Pois o marido não-cristão fica santificado por sua mulher cristã, e a mulher não-cristã fica santificada por seu marido cristão. Caso contrário, vossos filhos seriam impuros; no entanto, agora, são santos.

O Batismo é o começo da Santidade.1Cor 12,6
Mesmo sem discernimento a criancinha já tem a fé.1 Cor 7,14; Rm 12,3
A Igreja batiza uma criança que ainda não crê, na fé dos pais e dos padrinhos.Ef 2,8

...
Mesmo nos livros do Novo Testamento escritos mais tardiamente no primeiro século, nós nunca – nem mesmo uma vez – vemos uma criança crescida em lar cristão sendo batizada apenas após fazer a tal “decisão” por Cristo.
Se o batismo infantil fosse contrário às práticas religiosas dos primeiros cristãos, porque não possuímos nenhum documento, nenhum, de escritores cristãos que reprovem esta prática?
(presbiteros)(6)

Aqueles que adiam o batizado para 7 anos (ou...) pode ficar numa situação embaraçosa se a criança morrer antes do batismo, mas, já sabendo o que pode ou não. Essa saída de fase e entrada da outra é muito tênue.Se a criança antes de pedir o batismo, mas já na fase da razão,morrer com “pecadinho” cometido está salva ou condenada?

O MOTIVO DA CIRCUNCISÃO
“...Isso porque o bebê israelita não era circuncidado porque seus pais eram israelitas. Ele era circuncidado porque, sendo filho de judeus, ele próprio era israelita. A causa direta da circuncisão do bebê judeu não estava nos pais, mas no próprio bebê, no fato de ele mesmo ser um judeu. Ora, não é esse o caso dos filhos dos crentes. Estes não nascem crentes,inexistindo neles próprios qualquer razão para que recebam o batismo.”(igrejaredencao) (1)

Essa exposição dá a entender que todos os circuncidados eram Israelitas. Não é isso que consta nas Escrituras. Um adulto gentio podia se converter ao judaísmo. Seus filhos, apesar não serem Israelitas, seriam circuncidados normalmente.
Ex 12,48: Se um estrangeiro, habitando em tua casa, quiser celebrar a Páscoa em honra do Senhor, que primeiro seja circuncidado todo varão de sua casa e somente depois poderá fazê-lo e será tratado com a mesma igualdade que o natural do país, mas nenhum incircunciso comerá a Páscoa.
Neste caso, a circuncisão estava primeiramente ligadaa fé pelo pai e não a do menino.
É fácil entender isso. No caso do menino judeu de nascença, sempre será judeu sem importar a fé que no futuro abraçar, no caso do menino gentio, se não houver a conversão do pai, ele não será judeu.
De outra forma, quem nasce brasileiro em qualquer circunstância será sempre brasileiro.
Diz o proponente quanto aos filhos dos cristãos: “inexiste neles próprios qualquer razão para que recebam o batismo”. Jesus não pensa dessa forma. Jesus chega a dizer que o Reino de Deus é daquelesque separecem com eles.
Qualquer habitante da terra, em qualquer lugar, existe nele próprio razão para receber o batismo. O Cristianismo é universal.

Lc18,16: Jesus, porém, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas.


SUA CASA
Nos textos bíblicos em que é batizada toda a família está incluindo mulheres e crianças?


...
Em At 16,15 Paulo batiza TODA A FAMÍLIA DE LÍDIA (Lídia At 16,14).
Em At 16,33 Paulo batiza TODOS OS FAMILIARES DO CARCEIREIRO.
Em 1Co 1,16 Paulo batiza A FAMÍLIA DE ESTÉFANAS.

O fato da criança não ter pecado cometido, não significa que ela não pode ser batizada, pois Jesus também não tinha pecado e foi batizado aos 30 anos.

A igreja primitiva tem vários escritos sobre batismo: Orígenes (185 – 255 d.C.) escreveu: “A Igreja recebeu dos apóstolos a tradição de dar batismo aos RECÉM-NASCIDOS” (epíst. Ad rom. Livro 5,9)... (igrejamae)(7)

...Sobre At.16:15 - a casa de Lídia - a versão Bíblia Siríaca “Pashito Siríaca” (traduzida por volta do ano 150) entendendo também que casa se refere à crianças assim traduziu o versículo 15: “Depois de terem sido batizados ela e suas crianças, fez-nos este pedido...”. (berakash) (8)

Notar que Orígenes, não muito distante dos Apóstolos, afirmou que essa tradição de batizar recém-nascido veio dos Apóstolos.
O Concílio de Cartago, em 253, condenou a doutrina de que o batismo das crianças deveria ser adiado até os oito anos de idade.

Resta perguntar aos opositores, quais escritos vocês têm dizendo que isso é inovação?
Resposta: Nenhum escrito. Provem o contrário com escritos confiáveis.

(Cristo chama todos ao batismo)

...(Lc 18,15) Trouxeram-lhe também criancinhas (do grego proseferon de auto kaitabrephe). A palavra grega brephe significa “bebês, crianças nos primeiros anos de vida” .
...
Mas notem que Jesus diz por que o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas [referindo-se justamente a estas crianças ...]
...
Os fundamentalistas, então, concluem que a passagem se aplica somente às crianças que são capazes...de cometer pecados.
Mas o texto de Lc 18,15 diz Trouxeram-lhe também criancinhas (do gregoproseferon de auto kaitabrephe).
A palavra grega brephesignifica “bebês, crianças nos primeiros anos de vida” (presbiteros)(6 )

(Este ensinamento é ecoado pelo apóstolo Pedro em Atos 2:39)

Além disso, em Atos 16:15, lemos que Lidia e “sua casa ou lar” foram batizados. A palavra para ” casa ou lar” éoikos, e sua definição incluía lactentes e crianças. (Por que batizar crianças e bebês?)
Veja também 1 Coríntios 1:16, Atos 16:33, 10:47 48 outros exemplos onde “oikos” é usado.

Mas o texto de Lc18,15 ...proseferon de auto kaitabrephe. A palavra grega brephe significa “bebês, crianças nos primeiros anos de vida”...

Se São Paulo quisesse excluir as crianças, não teria escolhido a circuncisão como paralelo do batismo.

Mais evidências de que o batismo de crianças era uma prática aceita desde o início da Igreja é o fato de que se o batismo infantil fosse contrário às práticas religiosas, porque não existe nenhum documento, nenhum dos escritores católicos que reprova a prática?(iparoquia)(9)

At16,14: Uma delas chamava-se Lídia;...
At16,15: Após ter sido batizada, assim como toda a sua casa,...

(São Lucas detalha mais esta passagem)

...Então concluem que a passagem se aplica somente às crianças que são capazes de andar, e, presumivelmente, capazes de cometer pecados.

Mas o texto de Lc 18,15 diz E traziam lhe também meninos (do grego proseferon de auto kaitabrephe). A palavra grega brephe significa “bebês, crianças nos primeiros anos de vida” crianças completamente incapazes de chegar até Cristo por si mesmas e que não possuíam a capacidade de tomar uma decisão consciente de “aceitar Jesus como seu Senhor e salvador”.(iparoquia)(9)

SOMENTE BEBÊS MASCULINO?

“se Circuncisão fosse correlato com o batismo, apenas bebês masculino deveriam ser batizado, negando assim o batismo às mulheres.

... a prática da circuncisão não era para os gentios; era somente para a nação Israelita.”(heresiascatolicas) (10)

Nesse caso, o termo “correlato” (literalmente) não está devidamente aplicado.
A real situação é que tudo que circuncisão admitia o batismo também admite; daí se concluiu que o batismo é a versão cristã da circuncisão judaica.

Negar o batismo às mulheres?
É bom ver o batizado de Lídia. At16,14: Uma delas chamava-se Lídia;...At16,15: Após ter sido batizada, assim como toda a sua casa,...

Por que será que nos três batizados de família, apenas um cônjuge é mencionado?
Resposta – Em “sua casa ou família/familiares” está incluído pai, mãe, filho (pequeno e grande), filha e mais parente que morar na casa.

Diz ele que “... a prática da circuncisão não era para os gentios;”, masvocê está enganado. Se um gentio aceitasse a mensagem judia, seria circuncidado sim. Ex12,48: Se um estrangeiro, habitando em tua casa, quiser celebrar a Páscoa em honra do Senhor, que primeiro seja circuncidado todo varão de sua casa e somente depois poderá fazê-lo e será tratado com a mesma igualdade que o natural do país, mas nenhum incircunciso comerá a Páscoa.

BATISMO SOMENTE NA IDADE DA RAZÃO?

Já a ministração do batismo é apenas às pessoas que tenham condições de atender o significado desse rito baseia-se
(1) no fato de Cristo ter dado o exemplo, batizando-se como adulto (Lucas 3:21-23);
(4) no fato de não encontrarmos qualquer texto nas Escrituras que fale a respeito do batismo de crianças.
(Igrejabatistanet)(11)

(1) Se for seguir e exemplo de Cristo, deve seguir o batismo de João.
Jesus foi batizado com 30 anos porque não existia o batismo cristão.

Entre os judeus, aos 30 anos um homem era considerado “maior de idade” e podia ser mestre. Se tivesse começado a vida pública antes dos 30 anos, por ser jovem, não seria tão respeitado.

No Brasil, 18 anos é a idade mínima para que pessoas possam se candidatar a cargos de Vereador. 21 anos para os cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz. 30 anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal e 35 anos para Presidente e Vice-Presidente da República.[5] Um adolescente que está legalmente emancipado por um tribunal de uma jurisdição competente automaticamente atinge a sua maturidade após a assinatura da ordem judicial. Apenas a emancipação confere o estatuto da maioridade antes de uma pessoa realmente alcançar a maioridade. (wikipedia) (12)

Veja por exemplo, Jeremias ao ser chamado (Jr 1,4-6), objetoupor ser muito jovem, portanto, não tinha idade exigida.
Jeremias considerava-se jovem/criança apesar de ter mais ou menos 20 anos – (627, décimo terceiro ano de Josias – Bíblia Sagrada A.M. – Edição para Estudos – Introdução ao profeta Jeremias – pág.1204)

(4) Um padre batizava fora da igreja. Um pastor passava por ali e disse a um menino: Fala ao padre que se encontrar na Bíblia onde está escrito batizar crianças, dou-lhe um milhão. O padre mandou de volta o menino: Se o pastor dizer onde encontrar na Bíblia que não batiza dou-lhe 10  milhões.

É BÍBLICO O BATISMO DE CRIANCINHAS?

O BATISMO DE CRIANCINHAS É BÍBLICO?
...ENTENDENOS NÃO SER BÍBLICO! Porque é necessário crer, arrepender-se dos seus pecados e decidir-se por Cristo Jesus, MATEUS 28:19,  (vozdotrono) (13)

Já foi esclarecido, procure rever neste artigo o que quer dizer “brephe-(grego)” usado em de Lc 18,15, ou mais aprofundado, nos sites:

-  https://www.presbiteros.org.br/a-doutrina-catolica-do-batismo-infantil/
-  http://www.iparoquia.com/paroquia/inc.download/index.php?id=4EjM&cod===wMyITM
- http://www.comunidadesiao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=965:porque-a-igreja-catolica-batiza-criancas-uma-resposta-biblicamente-irrefutavel&catid=13:doutrina-da-igreja&Itemid=85
- http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/patristica/estudos-patristicos/570-os-pais-da-igreja-e-o-batismo-das-criancas
Seguindo qualquer uma dessas premissas, as crianças que ainda não crê serão condenadas?
Mc 16,16: ... Quem não crerserá condenado.

CONSULTADOS:

(1) http://igrejaredencao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=356:o-batismo-infantil-parte-1&catid=25:artigos&Itemid=123(acesso 100519)
(2)http://www.iparoquia.com/paroquia/inc.download/index.php?id=4EjM&cod===wMyITMacesso 130519
(3)https://www.ofielcatolico.com.br/search?q=batismo acesso 060519
(4)http://www.sbb.org.br/a-biblia-sagrada/perguntas-mais-frequentes/ acesso 26/04/19
(5)https://afecatolicanasescrituras.blogspot.com/2016/11/o-batismo-de-criancas-e-fe-infantil-por.html?q=batismo+infantilacesso 110519
(6)https://www.presbiteros.org.br/a-doutrina-catolica-do-batismo-infantil/acesso 090519
(7)http://www.igrejamae.com.br/texto.php?id=133&ss=25acesso 030519
(8)http://berakash.blogspot.com/2009/12/por-que-batizar-as-criancas.htmlacesso 020519
(9)http://www.iparoquia.com/paroquia/inc.download/index.php?id=4EjM&cod===wMyITMacesso 030519
(10)http://heresiascatolicas.blogspot.com/2013/08/o-batismo-e-circuncisao.htmlacesso 26/04/19
(11)http://igrejabatistanet.com.br/novo/2017/03/19/o-batismo-de-criancas/     acesso em 010519
(12)https://pt.wikipedia.org/wiki/Maioridadeacesso 100519
(13)https://www.vozdotrono.com.br/curiosidade/batismo.htmlacesso 010519

Autor: José Francisco de Almeida




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.864.058
Visitas Únicas Hoje: 2.102
Usuários Online: 488