Parábola do juiz e da viúva
 
 
Recorde de acesso em:
23/03/2016
é de 7.940
Total Visitas Únicas: 6.137.946
Visitas Únicas Hoje: 1.419
Usuários Online: 257
Sistema de Busca

 

Parábolas e Histórias




Salvar no Instagram

Salvar em PDF






Visto: 2572 - Impresso: 133 - Enviado: 30 - Salvo em Word: 50
Postado em: 08/04/08 às 16:06:11 por: James
Categoria: Parábolas e Histórias
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=5&id=19
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Parábolas e Histórias

Parábola do juiz e da viúva

Depois, disse-lhes uma parábola sobre a obrigação de orar sempre, sem desfalecer: «Em certa cidade, havia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Naquela cidade vivia também uma viúva que ia ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário.’ Durante muito tempo, o juiz recusou-se a atendê-la; mas, um dia, disse consigo: ‘Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, contudo, já que esta viúva me incomoda, vou fazer-lhe justiça, para que me deixe de vez e não volte a importunar-me.’» E o Senhor continuou: «Reparai no que diz este juiz iníquo. E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que a Ele clamam dia e noite, e há-de fazê-los esperar? Eu vos digo que lhes vai fazer justiça prontamente. Mas, quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?»

Comentário do Evangelho

Jesus fala em parábolas

Lucas, ao longo de seu evangelho, dá destaque especial a três temas: a revelação da misericórdia de Deus, a denúncia do escândalo da divisão da sociedade em ricos e pobres, e a importância da oração. Em relação a este último tema, várias vezes ele narra momentos de oração de Jesus, bem como o incitamento aos discípulos para orarem, e apresenta duas singelas parábolas que revelam a importância da oração (cf. 29 jul.). Nesta parábola de hoje, os personagens são uma viúva e um juiz iníquo.
A viúva, que é a expressão da categoria dos excluídos da sociedade, representa o povo oprimido. O juiz é a expressão da classe dirigente, elitista e opressora. A insistência e a perseverança da viúva vencem a indiferença e a omissão do juiz iníquo. Se o pedido insistente da viúva demoveu o juiz iníquo de sua posição omissa, com maior razão Deus fará justiça aos seus, que a ele clamam dia e noite. É o clamor do seu povo, oprimido por um poder injusto, violento e idólatra do dinheiro. Esse poder acumula as riquezas que deveriam ser destinadas à promoção da vida no mundo e as aplica nas fabulosas e sofisticadas armas de destruição.
É o clamor que também exprime o desejo de uma nova sociedade, fundada nos valores humanos de dignidade, fraternidade e partilha, com o desabrochar da vida plena para todos. Os discípulos de Jesus, reunidos em comunidades, hoje, são chamados a viver a fé e a proclamação da Palavra com perseverança e na justiça (segunda leitura), rompendo com os falsos valores da sociedade injusta, submissa à ideologia do poder do dinheiro.
Na primeira leitura, do Primeiro Testamento, temos a contraditória e pouco edificante mistura de fé e violência, onde a oração de Moisés leva à vitória de Josué, que passa ao fio da espada os vizinhos amalecitas, cujo território foi parcialmente ocupado pelos hebreus.

Oração

Pai, faze-me pobre e simples diante de ti, de modo que minhas súplicas sejam atendidas, pois jamais deixas de atender a quem se volta para ti na humildade de coração.



Bíblia Sagrada
Lc 18, 1-8





Postado por: James - www.espacojames.com.br em: 08/04/08 às 16:06:11 h.


Saiba como contribuir com nosso site:

1) O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!   [ Leia + ]

2) - Receba diariamente os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui! é grátis!
 
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por aqui!

4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações clique no botão abaixo.


Visite o espacojames nas redes sociais:



LEIA TAMBÉM





Copyright 2006 - 2015 - www.espacojames.com.br - Todos os Direitos Reservados - Santarém - Pará - Brasil
Desenvolvido por: ESPACOJAMES