Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 7124 - MEDITAÇÃO: 1º DIA DA SEMANA PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS
Artigo visto 1659 vezes




Visto: 1659
Postado em: 18/01/11 às 00:29:12 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=7124
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

A Igreja de Jerusalém

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) – Apresentamos o comentário aos textos bíblicos e de oração escolhidos para o primeiro dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, 18 de janeiro.

Este texto faz parte dos materiais distribuídos pela Comissão Fé e Constituição, do Conselho Ecumênico das Igrejas e pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos. A base do texto foi redigida por uma equipe de representantes ecumênicos de Jerusalém.

* * *

Dia 1: A Igreja em Jerusalém

Joel 2, 21-22.28-29: Derramarei meu Espírito sobre toda a carne.

Salmo 46: Deus está no meio da cidade

Atos 2, 1-12: Quando chegou a dia de Pentecostes

João 14, 15-21: É ele o Espírito da verdade

Comentário

A caminhada desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começa em Jerusalém no dia de Pentecostes, no início da própria caminhada da Igreja.

O tema desta Semana diz: “eles eram assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações”. “Eles” são a primitiva Igreja de Jerusalém, nascida no dia de Pentecostes quando o Defensor (Paráclito), o Espírito de verdade, desceu sobre os primeiros fiéis, como tinha sido prometido por Deus através do profeta Joel, e pelo Senhor Jesus na noite anterior ao seu sofrimento e sua morte. Todos os que vivem em continuidade com o dia de Pentecostes vivem em continuidade com a primitiva Igreja de Jerusalém, com seu líder São Tiago. Essa Igreja é a Igreja mãe de todos nós. Ela nos proporciona a imagem ou ícone da unidade cristã pela qual oramos nesta Semana.

De acordo com uma antiga tradição oriental, a sucessão na Igreja vem através da continuidade em relação à primeira comunidade de Jerusalém. A Igreja de Jerusalém nos tempos apostólicos é ligada à Igreja celeste de Jerusalém, que por sua vez se torna o ícone de todas as Igrejas cristãs. O sinal de continuidade com a Igreja de Jerusalém para todas as Igrejas é a manutenção das “marcas” da primeira comunidade cristã através do nosso empenho em estar “assíduos aos ensinamentos e à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações”.

A atual Igreja de Jerusalém vive em continuidade com a Igreja apostólica de Jerusalém, particularmente por seu penoso testemunho da verdade. Seu testemunho do Evangelho e sua luta contra a desigualdade e a injustiça nos lembram que a oração pela unidade dos cristãos é inseparável da oração pela paz e pela justiça.

Oração

Todo poderoso e Misericordioso Deus, com grande poder reuniste os primeiros cristãos na cidade de Jerusalém, pelo dom do Espírito Santo, desafiando o poder terreno do Império Romano. Concede-nos que, como essa primeira Igreja de Jerusalém, possamos nos unir corajosamente na pregação e na vivência das boas novas da reconciliação e da paz, onde houver desigualdade e injustiça. Oramos em nome de Jesus, que nos liberta da servidão do pecado e da morte. Amém.


Fonte: http://www.zenit.org/article-26999?l=portuguese



LEIA TAMBÉM
COMO FOI O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II
BENTO XVI FELIZ PELA BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II
A EXPLOSÃO DO CRISTIANISMO NA ÁFRICA
Beatificação de João Paulo II responde ao clamor "Santo subito!", diz ex-secretário pessoal
Vaticano cria estrutura católica para ex-anglicanos e a confia ao Beato Cardeal Newman
O MILAGRE QUE PERMITIRÁ A BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II
PAPA APROVA SETE BEATIFICAÇÕES, ALÉM DE WOJTYLA
CORPO DE JOÃO PAULO II SERÁ TRASLADADO
SOS Rio: Saiba como ajudar as vítimas das chuvas



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.274.350
Visitas Únicas Hoje: 260
Usuários Online: 210