Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 7111 - Vaticano cria estrutura católica para ex-anglicanos e a confia ao Beato Cardeal Newman
Artigo visto 1660 vezes




Visto: 1660
Postado em: 15/01/11 às 22:40:25 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=7111
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

VATICANO, 15 Jan. 11 / 08:35 pm (ACI).- O Vaticano anunciou hoje o estabelecimento do Ordinariato Pessoal, uma estrutura da Igreja Católica na Inglaterra para acolher aos ex-anglicanos conversos, confiando-o ao cuidado do Cardeal John Henry Newman, também converso do anglicanismo beatificado pelo Papa Bento XVI em setembro do ano passado.


O Escritório de Imprensa da Santa Sé assinala neste comunicado 15 de janeiro que a Congregação para a Doutrina da Fé tomou a decisão de criar esta estrutura, de acordo ao que havia sido previsto pela constituição apostólica Anglicanorum coetibus do Papa
Bento XVI, logo depois de atentas consultas com a Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales.

Esta estrutura levará o nome de Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham e estará sob o amparo do Beato John Henry Newman, elevado aos altares pelo Papa Bento XVI no dia 19 de setembro de 2010 em sua visita oficial ao Reino Unido.

Naquela oportunidade o Santo Padre assinalou que o lema do Cardeal Newman "cor ad cor loquitur" (o coração fala com coração), "nos dá a perspectiva de sua compreensão da 
vida cristã como uma chamada à santidade, experimentada como o desejo profundo do coração humano de entrar em comunhão íntima com o Coração de Deus".

O comunicado de hoje explica que o Ordinariato Pessoal, onde os novos católicos poderão seguir o exemplo do Cardeal Newman em seu caminho para a santidade, "é uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos possam ingressar na plena comunhão com a
Igreja Católica preservando elementos de seu patrimônio anglicano".

O texto indica mais adiante que o Santo Padre designou como primeiro Ordinário Pessoal a cargo desta estrutura para ex-anglicanos, o reverendo Keith Newton, ex-bispo anglicano e um dos três que foi ordenado hoje sacerdote católico em Londres.

Seguidamente o comunicado precisa que "por razões doutrinais a Igreja não permite, sob nenhuma circunstância, a ordenação de homens casados como
Bispos. Entretanto a constituição apostólica indica, sob certas premissas, que possam ser ordenados como sacerdotes católicos ex-membros do clero casado anglicano".

Dom Vincent Nichols, Arcebispo de Westminster, também ordenou sacerdotes católicos na Catedral de Londres outros dois ex-bispos anglicanos: o reverendo Andrew Burnham e o reverendo John Broadhurst.

O comunicado assinala ademais que o novo Ordinário Pessoal Keith Newton contará com a ajuda destes dois agora sacerdotes católicos para supervisionar a preparação catequética dos primeiros grupos de anglicanos na Inglaterra e Gales que serão recebidos na Igreja Católica, junto a seus pastores na 
Páscoa, e acompanharão aos clérigos em sua preparação para sua ordenação como presbíteros na solenidade de Pentecostes.

O texto precisa que a criação do Ordinariato Pessoal "é coerente com o empenho pelo diálogo ecumênico, que continua a ser uma prioridade para a Igreja Católica”. 

“A iniciativa que levou à publicação da Constituição Apostólica e à ereção deste Ordinariato Pessoal partiu de diversos grupos de Anglicanos que declararam compartilhar da comum fé católica assim como expressa no
Catecismo da Igreja Católica (CIC) e reconhecer o ministério petrino como desejado por Cristo mesmo para a Igreja. Para esses, chegou o momento de expressar tal unidade implícita na forma visível da plena comunhão", conclui o comunicado.

A comunhão anglicana sofreu uma importante ruptura interna depois de que algumas de suas comunidades aprovassem a ordenação de bispos homossexuais e mulheres "bispos". Em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, em que estabelece o modo em que os anglicanos que assim o desejem possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica.


Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=20967



LEIA TAMBÉM
O MILAGRE QUE PERMITIRÁ A BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II
PAPA APROVA SETE BEATIFICAÇÕES, ALÉM DE WOJTYLA
CORPO DE JOÃO PAULO II SERÁ TRASLADADO
SOS Rio: Saiba como ajudar as vítimas das chuvas
João Paulo II será beatificado em 1º de maio
Ataque a aldeias cristãs na Nigéria deixa treze mortos
Bispo na Terra Santa adverte que os cristãos estão em perigo de extinção
Pe. Lodi denuncia estratégia de desconstrução da heteronormatividade por parte do governo brasileiro
Entrevista com Postulador Canonização João Paulo II



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.260.416
Visitas Únicas Hoje: 892
Usuários Online: 262