espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 4009 - Cristãos no Iraque: quando a vida se torna impossível, a única opção é emigrar
Artigo visto 2658




Visto: 2658
Postado em: 07/01/10 às 23:32:27 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=4009
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Cristãos tentam se refugiar no norte curdo, mas condições são precárias


ROMA, quinta-feira, 7 de janeiro, 2010 (ZENIT.org) .- No Iraque, os cristãos que vivem no sul estão buscando refúgio no norte curdo, na esperança de encontrar uma vida melhor. Mas, ao se confrontarem com enormes dificuldades, estão sendo cada vez mais forçados a deixar o país.

Conforme afirmou Dom Louis Sako, arcebispo de Kirkuk, as condições precárias de vida na região, com falta de água potável e eletricidade, escolas e assistência médica, têm estimulado a emigração definitiva do Iraque.

No último censo realizado em 1987, a população cristã era de 1,4 milhão; hoje, não chegam aos 300.000. A situação se deteriorou ainda mais com a recente onda de ataques perpetrados contra cristãos e igrejas cristãs, registrada no período do Natal.

Dom Sako se diz confuso em relação às causas das recentes hostilidades em Mosul, onde três cristãos foram assassinados e um terceiro sequestrado. “Não sabemos que está por trás destes ataques”, disse.

Segundo o prelado, as autoridades do norte do país deveriam se concentrar em enfrentar a grave crise humanitária na região, colocando questões políticas e eleitorais em segundo plano.

“O governo central deve empenhar-se em proteger os cidadãos” – declarou – acrescentando que a proximidade das eleições desencadeou “uma verdadeira luta por poder”.

Na cidade predominantemente cristã de Bartilla, a cerca de 30 quilômetros de Mosul, foi detonado um carro-bomba próximo a um mercado na semana passada, deixando dezenas de feridos. Para o religioso, o ataque teve motivações políticas e teve a intenção de influenciar as eleições que se aproximam.


Fonte: zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.825.899
Visitas Únicas Hoje: 288
Usuários Online: 268