espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 3834 - Pesquisa confirma atuação do Papa Pio XII em favor dos judeus
Artigo visto 3157




Visto: 3157
Postado em: 14/12/09 às 06:12:10 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3834
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Apresentada na Pave the Way Foundation de Nova York

ROMA, sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 (ZENIT.org).- A apresentação de um novo estudo, nesta última quinta-feira, na Universidade de Yeshiva, em Nova York, acrescentou novos elementos que podem esclarecem o verdadeiro comportamento do Papa Pio XII durante a Segunda Guerra Mundial, contradizendo rumores de que teria se omitido em face à barbárie nazista.

A pesquisa conduzida pela Fundação "Pave the Way" (PTWF), que se propõe a eliminar os obstáculos entre as religiões, evidencia os esforços de Pio XII para salvar as vidas de judeus alemães perseguidos pelo regime da época.

O trabalho foi apresentado em uma conferência na Universidadede Yeshiva, que envolveu um grupo de cerca de 70 estudantes, além dos fundadores da PTWF, Gary e Meredith Krupp, e o autor da pesquisa, William Doino Jr., especialista em temas relacionados a Pio XII. No evento foram apresentados e discutidos alguns documentos históricos inéditos.

A figura de Pio XII, segundo a PTWF, é alvo de grande controvérsia. De fato, Pio XII é considerado por alguns um herói, que teria salvado milhares de vidas durante a Segunda Guerra; mas para outros, seria o oposto, sendo mesmo acusado de ter colaborado com Hitler, a ponto de alguns o chamarem de “o Papa de Hitler”.

As pesquisas conduzidas pela PTWF puderam verificar que a reputação do pontífice teria sido comprometida a partir da divulgação da peça “O Vigário” (The Deputy), de Rolf Hochhuth, encenada pela primeira vez 1963 em Berlim, na qual Pio XII é apresentado como omisso frente às ações nazistas.

Os estudantes presentes na conferência mostraram-se atônitos ao constatar como uma peça de teatro foi capaz de inverter a realidade dos fatos, amplamente documentados, para criar uma imagem negativa, baseada em boatos e especulações, da atuação de Pio XII durante a Segunda Guerra. “A meticulosa documentação elaborada por Gary Krupp me convenceu não apenas de que Pio XII era inocente das acusações, mas de que ele foi um exemplo luminoso de humanidade, fé e coragem durante o holocausto”, disse o estudante judeu Noah Greenfield.

O projeto recuperou e restaurou quase 7000 páginas de textos e documentos diversos, provenientes do mundo todo, alguns dos quais aparentemente nunca antes analisados.

Alguns documentos evidenciam, por exemplo, ordens do Papa para emitir falsos certificados de batismo para refugiados, aos quais se referia como “judeus-católicos não-arianos”, visando facilitar sua emigração para países como o Brasil, os Estados Unidos e o Canadá.

“Sua contribuição foi dada de forma anônima”, disse Krupp, ressaltando que, pela tradição judaica, a ajuda anônima representa a forma mais nobre de caridade.

Por esse motivo, a PTWF está recolhendo cartas pessoais de testemunhas para propor ao Yad Vashem, o Memorial do Holocausto de Jerusalém, que Eugenio Pacelli, o Papa Pio XII, seja declarado “Justo entre as Nações”.


Fonte: www.zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.861.172
Visitas Únicas Hoje: 1.309
Usuários Online: 280