espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 3725 - Em 2010, nova fase da comissão entre anglicanos e católicos
Artigo visto 2668




Visto: 2668
Postado em: 02/12/09 às 06:26:32 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3725
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Decisão após o encontro entre o Papa e o arcebispo de Canterbury

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 29 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- Em 2010, começará a terceira fase da Comissão Internacional entre Anglicanos e Católicos (ARCIC, Anglican-Roman Catholic International Commission).

É o que assinala um comunicado de imprensa da Sala de Informação da Santa Sé publicado no sábado.

A decisão se tomou após o encontro celebrado no Vaticano, dia 21 de novembro, entre o Papa e o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams. 

Nesse documento, “reiterou-se o desejo de reforçar as relações ecumênicas entre anglicanos e católicos”, destaca o comunicado. 

O Comitê preparatório da terceira fase desta comissão internacional reuniu-se dia 23 de novembro.

O texto explica que “na terceira fase se tratarão questões fundamentais referentes à Igreja como comunhão local e universal, e como, em comunhão, a Igreja local e universal chega e discernir o justo ensinamento moral”.

“Nos próximos meses –conclui o comunicado– se nomearão os membros da Comissão e será anunciada a data de seu primeiro encontro”.

As duas estruturas eclesiais através das quais se leva adiante o diálogo teológico entre católicos e anglicanos são a ARCIC –instituída em 1970– e a IARCCUM (Comissão Internacional Anglicano-Católica para a Unidade e a Missão), criada em 2000.

A ARCIC concentra-se em temas que suscitam controvérsias teológicas entre católicos e anglicanos, enquanto que os fins da IARCCUM são reforçar os objetivos da ARCIC e encontrar métodos para plasmar em fatos concretos o grau de comunhão espiritual alcançado.

A primeira fase de trabalho de ARCIC (1970-1981) foi selada pelas declarações sobre a Eucaristia e sobre o ministério, e por duas declarações sobre a autoridade na Igreja.

A segunda fase (1983-2005) concluiu com a publicação de uma histórica declaração intitulada “Maria: Graça e Esperança em Cristo”.

Esse documento foi fruto de seis anos de trabalho por parte dos 18 membros da Comissão, e inclui as declarações sobre a salvação e sobre a justificação, sobre a natureza da Igreja e ulteriores estudos sobre a autoridade da Igreja.

Durante os últimos 20 anos, a ARCIC publicou quatro declarações conjuntas: “Salvação e Igreja” (1987), “A Igreja como comunhão” (1991), “A vida em Cristo” (1994) e “O dom da Autoridade” (1999).

Estes textos não constituem estritamente declarações autorizadas pela Igreja Católica e pela Comunhão Anglicana, mas são estudadas e avaliadas por ambas.


Fonte: zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.862.585
Visitas Únicas Hoje: 629
Usuários Online: 258