LISTAR ARTIGOS DESTA CATEGORIA
LISTAR MENUS

Destaque



Artigo visto 1750 vezes




Visto: 1750 - Impresso: 85 - Enviado: 20 - Salvo em Word: 51
Postado em: 22/11/09 às 22:56:31 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3663
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

22/11/09 às 10h30min

Mais de 250 mil fiéis acompanham a procissão

Santarém - Suor, lágrimas e emoção marcam o evento que reúne devotos de todas as regiões do país.

Neste domingo (22) Santarém se mobiliza para o Círio 2009 - romaria que reúne mais de 250 mil fiéis e leva às ruas exemplos de devoção, amor e união.

Milhares de católicos lotam as Avenidas do percurso da caminhada e imediações, sete quilômetros coloridos em azul e branco recordam o céu, pés descalços, cansaço e sacrifício misturam-se à emoção das demonstrações de fé.

Momento para comunhão e reverência, alguns pagam promessas, outros agradecem por graças obtidas, há também os que rogam por bênçãos.

São várias homenagens que se estendem por todo o trajeto, ao todo serão 16, com cinco minutos de duração cada uma.

As ruas foram adornadas nas cores tradicionais do Círio: Azul e Branco. Bandeirolas, faixas e balões aguardam a passagem da Santa. Moradores se organizam para oferecer água aos romeiros, uma forma de prestar a homenagens a padroeira do Município.

Além dos romeiros, muitas pessoas aglomeram-se nas calçadas para ver a berlinda passar, junto com a multidão que segue Nossa Senhora da Conceição um coro de vozes entoa cânticos em louvor.

Percurso

O Círio Saiu da Praça São Sebastião por volta das 7h30 e passará pelas Avenidas: São Sebastião, Cuiabá e Tapajós até chegar à Igreja Matriz.

Símbolos do Círio

A corda

A corda, de fibra natural mede 220 metros com duas polegadas de diâmetro e pesa cerca de 380 kg, é um dos símbolos mais representativos do Círio. No início era instrumento de proteção da berlinda, mas com o passar dos anos transformou-se num ícone da caminhada.

A corda é dedicada aos pagadores de promessas. Neste Círio mais de 500 promesseiros iniciam a caminhada na corda, outros tentam chegar até ela no decorrer do percurso.

A Berlinda

A berlinda que leva a imagem foi trocada. Outra, construída em Alter do Chão, foi adaptada para que os arranjos não fossem danificados. Agora a imagem permanece na berlinda mesmo após a caminhada.

Após a chegada, estimada para as 12h00, uma missa campal é realizada.


Suzy Loyola
Fonte: www.notapajos.com

 
Total Visitas Únicas: 6.489.568
Visitas Únicas Hoje: 1.287
Usuários Online: 233