espacojames



Página Inicial
Listar Destaque





Artigo N.º 16616 - Por que Nossa Senhora de Czestochowa tem cicatrizes no rosto?
Artigo visto 443




Visto: 443
Postado em: 29/08/23 às 08:12:44 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=16616
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Uma incrível história por trás da imagem: artistas tentaram remover as cicatrizes, mas não conseguiram

Você já viu a imagem negra de Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia?
 
Ela pode ser vista no mosteiro de Jasna Gora, e, quando o Papa João Paulo II o visitou em 1979, disse na sua homilia: “Sou um homem de grande confiança. Aprendi a ser assim aqui. Amém”.
 
A característica mais marcante dessa imagem muito venerada pelo povo polonês são duas cicatrizes na face da Santíssima Virgem Maria, além de uma terceira cicatriz na sua garganta.
 
 
O que é fascinante é como essas cicatrizes surgiram e por que nunca foram removidas.
 
A pintura, que a tradição diz ter sido originalmente pintada pelo evangelista São Lucas, acabou se tornando propriedade do duque Ladislau de Opole no século XIV. Sua fortaleza em Belz foi atacada pelos tártaros e, durante a batalha, uma flecha perdida atingiu a imagem da Santíssima Virgem na garganta. Temendo que os invasores pegassem a imagem e a profanassem, Ladislau fugiu levando-a consigo e chegou à cidade de Czestochowa.
 
Ele então convidou monges de São Paulo Eremita (paulitas), da Hungria, para construírem ali um mosteiro e confiou-lhes a imagem.
 
Em 1430, um exército hussita invadiu o mosteiro e roubou a imagem. Eles a puseram numa carroça e iam saindo do mosteiro quando a carroça travou e os cavalos se recusaram a prosseguir. Os hussitas jogaram a imagem no chão e um dos soldados bateu duas vezes na pintura com a espada, deixando as duas cicatrizes na face de Nossa Senhora. A tradição popular relata que, antes que pudesse desferir um terceiro golpe, o soldado caiu morto no próprio local.
 
A imagem foi recuperada dos saqueadores e colocada de volta na igreja do mosteiro. Ao longo dos anos, vários artistas tentaram restaurá-la, mas todas as tentativas falharam. As cicatrizes reaparecem milagrosamente todas as vezes. Desistiu-se, assim, de tentar reparar a imagem, em reconhecimento de que a Santíssima Virgem Maria quer que as cicatrizes fiquem ali.
 
Alguns acreditam que ela pretende, com isto, alertar a todos os que queiram roubar a imagem. Outros enxergam nas cicatrizes um sinal que evoca as suas muitas tristezas na terra. Semelhantes às chagas no corpo ressuscitado de Jesus, elas permanecem como uma lembrança do sofrimento suportado antes de se alcançar a recompensa celestial.


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.868.702
Visitas Únicas Hoje: 1.449
Usuários Online: 476