espacojames



Página Inicial
Listar Destaque





Artigo N.º 16592 - Por que a vigilância e o combate espiritual fazem parte da vida cristã?
Artigo visto 432




Visto: 432
Postado em: 13/06/23 às 08:11:30 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=16592
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Refletindo sobre a vida religiosa, ouvindo o Evangelho de Marcos, o padre François-Marie Humann, abade dos Premonstratenses de Mondaye (Calvados), revela o vínculo inseparável entre o caminho escolhido pelos religiosos e a vocação de todos os batizados.

Em seu novo livro, ele mostra que um cristão no mundo também precisa viver seu batismo em pobreza, castidade e obediência a Cristo
 
O compromisso com a vida religiosa é uma loucura para o mundo. Sejam eles “consagrados” ou “religiosos”, no sentido estrito do termo, aqueles que escolhem viver os “conselhos evangélicos” de maneira radical não são, de modo algum, cristãos atípicos ou separados. Para o padre François-Marie Humann, a dinâmica da conversão cristã é a mesma para todos, religiosos ou leigos. Ao explicar o significado da consagração a Deus, o premonstratense nos convida a descobrir que “toda pessoa batizada é chamada a seguir o Cristo pobre, casto e obediente”. Meditar sobre a escolha de vida do religioso ilumina e estimula a vida cristã de todos os batizados.
 
Pergunta: Como os “conselhos evangélicos” de pobreza, castidade e obediência se aplicam a todos os batizados, mesmo que nem todos sejam chamados a vivê-los de maneira radical?
 
Pe. François-Marie Humann: A profissão religiosa não é considerada na Igreja como um novo sacramento, ao contrário do matrimônio ou da ordenação. É um chamado particular do Senhor, mas que está enraizado na vida batismal. Portanto, ela lança luz sobre a vocação de todos os batizados. Além disso, os conselhos evangélicos são uma forma de combater a tentação da idolatria, que diz respeito a todos, não apenas aos religiosos. O voto de pobreza adverte contra a idolatria da acumulação de riquezas, que nos ameaça a todos em nossa sociedade de consumo excessivo. O voto de castidade adverte contra a idolatria do prazer, que também é uma forte tentação em uma sociedade que parece esquecer o valor da renúncia, do sacrifício e do compartilhamento justo dos bens. O voto de obediência adverte contra a idolatria da onipotência, que é desenfreada em um mundo onde a lei do mais forte permanece tão tenaz, seja no mundo político e econômico ou na ética, como vemos, por exemplo, com a tentação de assumir o controle da origem e do fim da vida humana.
 
Precisamos estar cientes de que a vigilância e o combate espiritual fazem parte da vida cristã. O martírio não é apenas uma coisa do passado; muitos cristãos no mundo de hoje são perseguidos por sua fé.
 
Pergunta: Para viver a pequenez e a humildade necessárias para entrar no reino de Deus, o senhor traça um paralelo entre o casamento e o celibato consagrado: como esses dois caminhos se comparam?
 
Enfatizo a ligação entre o matrimônio e o celibato consagrado precisamente nesse ponto de pequenez e humildade, o caminho da infância espiritual desenvolvido por Santa Teresa de Lisieux. Para levar uma vida conjugal de acordo com o coração de Deus, devemos aprender a deixar para trás uma lógica de dominação e sedução e entrar no caminho da confiança e do amor mútuos. Para fazer isso, precisamos reconhecer que somos pequenos diante de Deus e um do outro no casamento.
 
Ninguém pode escapar da batalha espiritual, que também nos permite nos abrir mais a Cristo para que ele possa vencer o mal em nós.
 
O celibato consagrado também implica aceitar uma forma de humildade e rebaixamento, a de não ter filhos, de não poder se estender às gerações seguintes. Em uma época em que o status social dos sacerdotes e religiosos é muito desvalorizado, o celibato consagrado representa uma vulnerabilidade real com a qual devemos concordar. Esse estado de vida implica uma grande confiança em Deus, uma atitude de humildade ao acreditar que Deus é grande o suficiente para dar à vida humana sua fecundidade e felicidade. No final, como muitas vezes experimentamos, os religiosos (ou sacerdotes) e os casais podem se apoiar mutuamente na fidelidade ao seu compromisso.
 
Pergunta: A vida de um cristão está exposta a ameaças e desvios dos quais somente a oração vigilante e a obediência a Cristo podem nos proteger: por quê?
 
As gerações mais jovens de cristãos estão experimentando isso por si mesmas: o mundo em que vivemos não as apoia em sua fé ou em sua vida moral. Pelo contrário, levar uma vida autenticamente cristã hoje em dia muitas vezes significa aceitar ir contra a maré da sociedade. Portanto, precisamos estar cientes de que a vigilância e o combate espiritual fazem parte da vida cristã. O martírio não é coisa do passado; muitos cristãos no mundo de hoje são perseguidos por sua fé.
 
Se quisermos ser testemunhas, devemos aceitar o fato de que sempre seremos surpreendidos pelo mistério que proclamamos.
 
Mais fundamentalmente ainda, a vida cristã está exposta à tentação e ao erro, assim como toda vida humana, por causa da ferida que atravessa toda existência e que chamamos de pecado original. Não nos voltamos espontaneamente para o bem; somos tentados pelo mal, que muitas vezes assume a aparência de bem. A fronteira entre o bem e o mal está em nosso próprio coração. Portanto, precisamos da salvação de Cristo, que nos oferece o perdão de nossos pecados, mas também a graça de combater o mal e de receber sua própria vida e santidade em nós. O Diabo luta contra todo ser humano que tende para o bem e procura derrubá-lo. Em resumo, ninguém pode escapar da guerra espiritual, que também nos permite estar mais abertos a Cristo para que ele possa vencer o mal em nós.
 
Um cristão que não está em missão não é cristão: de que forma a missão e a pobreza evangélica são duas realidades inseparáveis?
 
Ao meditar sobre o envio dos discípulos dois a dois por Jesus, nos escritos de São Marcos, fiquei mais consciente de até que ponto a pobreza à qual Cristo nos chama está realmente ligada à proclamação do Evangelho e ao testemunho que devemos dar de Cristo. Para sermos testemunhas, temos de aceitar que estamos sempre sobrecarregados pelo mistério que estamos proclamando. Mas se tivermos muito, corremos o risco de nos apoiarmos em nós mesmos, de pregarmos para nós mesmos, por assim dizer. Na vida religiosa, a vida comunitária é, por si só, evangelizadora, porque dá testemunho do Senhor que nos chamou, que nos mantém unidos uns aos outros, apesar das grandes diferenças entre nós. Os apóstolos, enviados dois a dois, sem nada para o caminho, experimentaram a Providência. Sua confiança em Deus não foi frustrada. A vida religiosa quer dar testemunho, no mundo de hoje e no coração da Igreja, dessa Esperança que não decepciona. A vida religiosa leva a sério a pergunta de Jesus: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
 
Entrevista de Philippe de Saint-Germain


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.868.786
Visitas Únicas Hoje: 1.533
Usuários Online: 490