espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 16454 - Covid-19: homem morre agarrado ao terço e deixa carta emocionante à família
Artigo visto 1029




Visto: 1029
Postado em: 03/12/21 às 08:31:08 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=16454
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


A luta deste homem contra a Covid e sua despedida foram comoventes

Em 26 de novembro de 2020, um homem de 54 anos perdeu a batalha contra o coronavírus. Ele estava internado no Pavilhão 5 da Contingência Covid-19 do Instituto Nacional de Doenças Respiratórias e Ambientais (Ineram), em Assunção, Paraguai. Mas ele não queria ir embora sem se despedir de seus entes queridos.

A história dele se soma à de milhares de pessoas que perderam a vida por causa dessa doença. Porém, seu testemunho de fé e sua vontade de viver deixaram marcas indeléveis nos médicos que cuidaram dele.

O pneumologista Carlos Morínigo, chefe do isolamento do Ineram, ficou emocionado com a morte do homem. Então, resolveu revelar detalhes da luta particular do paciente, que faleceu enquanto os médicos o intubavam.

“A gente estava intubando o paciente, e ele estava o tempo todo com o terço na mão. Não podíamos tirar o terço porque isso também lhe dava força. Era uma pessoa de grande fé, que se agarrou à vida e nos transmitiu muita paz ” , comentou Morínigo.

O médico lembrou que “com imenso sofrimento e com a sensação de uma provação” tiveram que retirar os aparelhos do paciente e recolher seus pertences.

“Uma das enfermeiras lembrou que o paciente havia deixado uma carta para a família e ela me entregou. Não consegui conter a emoção ao lê-la ”, explicou o médico.

A carta que emocionou o Paraguai

O médico disse que, a pedido de seus colegas, decidiu compartilhar o depoimento e a carta do paciente. “Já passamos por situações muito difíceis, mas a história desse homem nos tocou de forma diferente”, disse ele.

A carta escrita por esse paciente emocionou o Paraguai depois de ter sido compartilhada pelo médico em suas redes sociais. Foi, de fato, uma forma que ele encontrou de conscientizar a população sobre o coronavírus e a necessidade de se cuidar.

“Simplesmente digo aos meus compatriotas para amarem a vida. Apenas tome cuidado, cumpra as medidas sanitárias. Essa doença é imprevisível”, disse o médico ao compartilhar a carta."

“Te amarei para sempre”
Aqui está a transcrição da carta:

“Ao meu amor e aos meus filhos:

A decisão de intubação está tomada. Meu corpo não reage. Espero poder acordar novamente e amá-los novamente como antes. Para minha mãe, quero que saiba que é a pessoa mais importante da minha vida. Desculpe se eu não consigo resistir. Amo muito minhas irmãs e sempre as amarei por tudo que fizeram por mim. Obrigado a todas as pessoas que me amaram…

Se o pior acontecer, espero que você me perdoe e possa fazer o que for necessário para explicar aos nossos filhos. Te amarei para sempre”.

Os dados do paciente permanecem anônimos por decisão da família. A mensagem de despedida foi guardada por ele no livro abaixo, que ele tentava ler enquanto estava internado.

 


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.863.379
Visitas Únicas Hoje: 1.423
Usuários Online: 435