espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15863 - Oração de S. João Paulo II a Maria, mãe da “Igreja doméstica”
Artigo visto 1191




Visto: 1191
Postado em: 09/05/20 às 22:37:13 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15863
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


João Paulo II confiou a Maria todas as famílias, e entendeu que o lar é o lugar mais importante para a evangelização

Entre todos os lugares da Igreja para transmitir a mensagem do Evangelho, São João Paulo II acreditava que o lar era o mais importante.

Ele explica isso em sua exortação apostólica, Familiaris consortio, citando São Paulo VI e enfatizando a necessidade dos pais assumirem a responsabilidade na evangelização doméstica:

“A família, como a Igreja, deve ser um lugar onde o Evangelho seja transmitido e de onde ele irradia. Em uma família que tem consciência dessa missão, todos os membros evangelizam e são evangelizados. Os pais não apenas comunicam o Evangelho aos filhos, mas das crianças também podem receber o mesmo Evangelho vivenciado tão  profundamente por elas. E essa família se torna evangelizadora de muitas outras famílias e da vizinhança da qual faz parte.”

João Paulo II reforçou essa ideia, escrevendo: “O futuro da evangelização depende em grande parte da Igreja doméstica”.

Essa evangelização inclui os princípios básicos da fé, mas também a oração:

“Por causa de sua dignidade e missão, os pais cristãos têm a responsabilidade específica de educar seus filhos em oração, apresentando-os à descoberta gradual do mistério de Deus e ao diálogo pessoal com ele.”

Trata-se de uma tarefa difícil, que João Paulo II confiou a Maria, Mãe da “Igreja doméstica”. Ele o fez com a seguinte oração, uma oração que continua a ter relevância, especialmente quando o lar se torna cada vez mais um local de catequese durante os períodos de provação:

“Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, seja também a Mãe da «Igreja doméstica» e, graças ao seu auxílio materno, cada família cristã possa tornar-se verdadeiramente uma «pequena Igreja», na qual se manifeste e reviva o mistério da Igreja de Cristo. Seja Ela, a Escrava do Senhor, o exemplo de acolhimento humilde e generoso da vontade de Deus; seja Ela, Mãe das Dores aos pés da Cruz, a confortar e a enxugar as lágrimas dos que sofrem pelas dificuldades das suas famílias.

E Cristo Senhor, Rei do Universo, Rei das famílias, como em Caná, esteja presente em cada lar cristão a conceder-lhe luz, felicidade, serenidade, fortaleza…

A Ele, a Maria e a José confio cada família. Nas suas mãos e no seu coração ponho esta Exortação: sejam Eles a transmiti-la a vós, veneráveis Irmãos e dilectos filhos, e a abrir os vossos corações à luz que o Evangelho irradia sobre cada família.”


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.257
Visitas Únicas Hoje: 581
Usuários Online: 301