espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15641 - A importância da oração da madrinha
Artigo visto 1523




Visto: 1523
Postado em: 07/01/20 às 02:02:55 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15641
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


A madrinha tem autoridade espiritual sobre seu afilhado

É muito gratificante receber um convite para ser madrinha de uma criança, é um sinal da confiança dos pais. Por isso, precisamos entender a responsabilidade quando dizemos ‘sim’ a esse convite.

A madrinha se torna uma mãe espiritual da criança nesse exercício de amor, e assume um compromisso perante Deus. Devemos transmitir a eles o sentido da fé à medida que vão crescendo. O batismo é apenas o início de uma vida cristã e plena. Segundo o Concílio Vaticano II, “o batismo, porém, de per si é só o início e o exórdio que tende à consecução da plenitude de vida em Cristo, por isso o batismo se ordena à completa profissão de fé, à íntegra incorporação no instituto da salvação tal como o próprio Cristo o quis e à total inserção na comunhão eucarística”.

A missão da madrinha é colocar o afilhado nas mãos de Deus. Com toda certeza, Ele lhe dará todas as graças necessárias para acompanhar seu afilhado no caminho da fé que o próprio Senhor o convidou a trilhar. Representamos a família do afilhado em caso de falta física ou de fé. Também representamos a comunidade, a diocese e a igreja universal que acolhe, representa e dinamiza as ações pastorais, que acolhe o novo membro na fé, e forma o Corpo místico de Cristo.

Leia também: Ser madrinha é…

Com esse Serviço das Dindas (Serviço das Dindas que Oram pelos Afilhados, um serviço do Movimento Mães que Oram pelos Filhos), desejamos reacender nas madrinhas o compromisso, assumido no altar, de orar, direcionar e cuidar de seus afilhados, não apenas na falta dos pais ou com apoio material, mas cuidar, acima de tudo, com apoio espiritual

Qual o papel da madrinha?

Por mais gostoso que seja presentear um afilhado com aquele brinquedo que ele tanto quer, o melhor presente que podemos dar a ele é um acompanhamento sincero da sua vida espiritual e da sua relação com Jesus. Temos o papel de ensinar e acompanhar nossos afilhados a trilhar os passos da fé cristã no catecismo, e o nosso testemunho de vida é fundamental para iluminar a vida do afilhado em seu caminho cristão.

A madrinha tem autoridade espiritual sobre seu afilhado. Apesar de, muitas vezes, a autoridade ser vista como algo que impõe ou pressiona, ela é, na verdade, uma maneira de dizer que há respeito, sabedoria e propriedade no que fala. Por isso, a autoridade espiritual deve ser entendida como a atuação da madrinha frente à vida espiritual do seu afilhado, que, muitas vezes, está fraca ou se perdeu em outras crenças. Ensinar um afilhado a rezar, a falar com Deus e a ser bem próximo de Jesus é a maior herança que podemos deixar.

Para cumprir sua missão com maestria, é importante a madrinha criar laços de amor fraterno com o afilhado, mas também com seus pais e irmãos. É preciso terem tempo juntos. Somente assim será possível acompanhar seu desenvolvimento como ser humano e cristão. Por tudo isso que falamos até agora, a madrinha tem por obrigação rezar pelo afilhado e apoiar a família para que a criança tenha uma formação religiosa com base sólida segundo as Leis do Senhor. Peça a Deus que o afilhado seja uma pessoa de fé, de bem e de caráter, e que, quando adulta, possa servir de exemplo para outras pessoas. Peça ao Espírito Santo força na caminhada do afilhado, para que seus pés não vacilem. Peça à Virgem Maria que interceda por ele, e aos anjos, que o protejam todos os dias.

Para as madrinhas que querem rezar mais por seus afilhados, mas não sabem por onde começar, indicamos  a Oração da Madrinha e o Terço pelos Afilhados. Logo que iniciamos o Serviço das Dindas Que Oram pelos Afilhados, pensamos em uma oração das madrinhas e um terço pelos afilhados. Sentimos essa necessidade e não conhecíamos nada já pronto. Por isso, temos divulgado-os ao máximo.

Por Ângela Abdo, via Canção Nova


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/oracao/importancia-da-oracao-da-madrinha/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.369
Visitas Únicas Hoje: 1.693
Usuários Online: 532