espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15134 - A última frase da Santa Madre Teresa de Calcutá antes de partir desta vida
Artigo visto 2950




Visto: 2950
Postado em: 13/12/18 às 23:30:18 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15134
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


A Missionária da Caridade se despediu deste mundo explicitando o seu verdadeiro amor - e não se queixando, como alguns meios noticiaram

Dezenas – ou centenas – de frases são falsamente atribuídas à Santa Madre Teresa de Calcutá.

Atribuições indevidas

Algumas são até verossímeis, mas nunca foram documentadas como sendo mesmo dela, como “Viva simplesmente, para que outras pessoas possam simplesmente viver“.

Outras têm autoria comprovadamente diversa, como “Eu descobri o paradoxo de que se você ama até doer, não pode haver mais dor, só mais amor”, dita na verdade por Daphne Rae.

Há inclusive frases que a missionária da caridade não disse, mas que foram falsamente atribuídas a ela com o aparente intuito de induzir a interpretações tendenciosas e polêmicas, tais como “Acho muito bom quando as pessoas sofrem, porque, para mim, isso é como o beijo de Jesus“.

Existe até um site, em inglês, que reúne frases que a Madre Teresa nunca disse e que, no entanto, foram atribuídas indevidamente a ela.

Frases verdadeiras

Outras frases, é claro, foram mesmo ditas por ela – e algumas podem ser lidas logo abaixo:

"Quando um pobre morre de fome, não é porque Deus não cuidou dele. É porque nem você nem eu quisemos dar a ele o que ele precisava"

"Há muitas pessoas no mundo que estão morrendo por falta de um pedaço de pão, mas há muito mais gente morrendo por falta de um pouco de amor"

"A maior doença do Ocidente hoje não é a lepra nem a tuberculose; é ser indesejado, não ser amado e ser abandonado"

"A pobreza no Ocidente é um tipo diferente de pobreza – não é só uma pobreza de solidão, mas também de espiritualidade. Há uma fome de amor e uma fome de Deus"

"Nós podemos curar as doenças físicas com a medicina, mas a única cura para a solidão, para o desespero e para a desesperança é o amor"

"Se você julga as pessoas, você não tem tempo para amá-las"

"Qual é o meu pensamento? Eu vejo Jesus em cada ser humano. Eu digo para mim mesma: este é Jesus com fome, eu tenho que alimentá-lo. Este é Jesus doente. Este tem lepra ou gangrena; eu tenho que lavá-lo e cuidar dele. Eu sirvo porque eu amo Jesus"

"Sejam gentis uns com os outros na sua casa. Sejam gentis com as pessoas. Eu acho que é melhor você errar na bondade do que fazer milagres com falta de bondade"

"Buscar a face de Deus em tudo, em todos, o tempo todo, e a mão dele em tudo o que acontece; é isso o que significa ser contemplativo no coração do mundo. Ver e adorar a presença de Jesus, especialmente na aparência humilde do pão e no angustiante disfarce de pobre"

"É melhor você errar na bondade do que fazer milagres com falta de bondade. Muitas vezes, uma só palavra, um olhar, um gesto rápido, e as trevas enchem o coração da pessoa que amamos"

"Eu rezo para vocês entenderem as palavras de Jesus: “Amai-vos como Eu vos amei”. Perguntem a si mesmos: “Como foi que Ele me amou? Será que eu realmente amo os outros da mesma forma?”. Sem esse amor, nós podemos nos matar de trabalhar, mas isso vai ser só trabalho, não amor. Trabalho sem amor é escravidão"

"Nós temos que transformar o nosso amor a Deus em ação viva"

"O fruto do silêncio é a oração, o fruto da oração é a fé, o fruto da fé é o amor, o fruto do amor é o serviço, o fruto do serviço é a paz"

"Um sacrifício, para ser real, tem que custar, tem que doer, tem que nos esvaziar"

"O que você está fazendo eu não posso fazer, o que eu estou fazendo você não pode fazer, mas, juntos, nós estamos fazendo uma coisa bonita para Deus, e esta é a grandeza do amor de Deus por nós – nos dar a oportunidade de ser santos pelas obras de amor que fazemos, porque a santidade não é um luxo de poucos. É um dever muito simples para você, para mim – você na sua posição, no seu trabalho, e eu e os outros, cada um de nós, no trabalho, na vida em que demos a nossa palavra de honra para Deus"

"Jesus quer que eu diga de novo a vocês qual é o tamanho do amor dele por cada um de vocês – um amor que vai além de tudo o que vocês puderem imaginar. Ele não só ama você; é mais ainda: Ele anseia por você. Ele sente falta de você quando você não chega perto. Ele tem sede de você. Ele ama você sempre, mesmo quando você não se sente digno"

A última frase

Assim como as frases indevidamente atribuídas à Madre Teresa abundaram ao longo da sua vida, não foi diferente sequer no seu leito de morte.

Veículos de imprensa de alcance mundial, como The Washington Post, chegaram a divulgar que a última frase da religiosa, em 5 de setembro de 1997, teria sido um inquietante “Não consigo respirar“.

No entanto, outros veículos globalmente influentes, como The New York Times, noticiaram um cenário mais afim ao contexto de vida de uma religiosa como a Madre Teresa. Ela tinha de fato demonstrado dificuldades para respirar em suas últimas horas, já que vinha perdendo as forças físicas ao longo dos dias que antecederam o seu falecimento. Mas uma freira da congregação fundada por ela, a irmã Brunet, presente no convento no momento da sua partida deste mundo, testemunhou quais foram as palavras derradeiras da mulher que dedicou a vida aos mais pobres dentre os pobres porque via neles o próprio Jesus:

Jesus, te amo. Jesus, te amo“.

É verdade que não há registros gravados desse momento de despedida para comprovar tal frase: o que há é somente o testemunho de quem estava lá.

Mas tão verdadeiro quanto isso é o fato de que o testemunho da irmã Brunet é perfeitamente plausível. Não surpreende que, nas suas últimas palavras, a Santa Madre Teresa de Calcutá tenha mesmo exaltado a verdadeira causa do seu amor pelos pobres mais pobres deste mundo; uma causa capaz de sustentá-la numa missão tão extraordinária que não poderia ter sido realizada sem que fosse puramente por amor sobrenatural.

Esse amor tinha um nome: Jesus.


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.851.206
Visitas Únicas Hoje: 1.499
Usuários Online: 304