espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 14281 - A Cidade do Vaticano por dentro
Artigo visto 3583




Visto: 3583
Postado em: 06/05/16 às 09:17:02 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=14281
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Curiosidades sobre o menor Estado independente do mundo

A Cidade do Vaticano é o menor Estado independente do mundo, com somente 44 hectares de extensão territorial. É cercada pelos muros que a delimitam desde a Praça de São Pedro, ainda que sua jurisdição se estenda a algumas regiões de Roma e proximidades. É também o Estado soberano menos povoado do mundo, com certa de 900 habitantes.


O Vaticano é tão pequeno, que a Basílica de São Pedro representa 7% do total de sua extensão, e se acrescentamos a Praça de São Pedro, já abrangemos 20% de seu território.

Sua língua oficial é o latim (único país do mundo com este idioma). Além disso, seus cidadãos têm uma taxa de alfabetização de 100%.

Sua forma de governo é a monarquia absoluta, sendo o chefe de Estado o próprio Sumo Pontífice, com pleno poder legislativo, executivo e judicial. Quando a sede está vacante, estes poderes são assumidos pelo Colégio Cardinalício.


A economia do Vaticano se baseia no investimento imobiliário, nos ativos existentes, nas entradas, nas remessas de dioceses do mundo inteiro, nas entradas procedentes do IOR (Instituto para as Obras de Religião), nas doações dos fiéis e no óbolo de São Pedro. Desde 1998, o Vaticano tem autorização da União Européia para emitir 670 mil euros por ano.


Quem cuida da segurança do Papa e do Estado é o corpo da Guarda Suíça, que assumiu a defesa do Papa oficialmente em 1506. Segundo a tradição sua vestimenta tão colorida e particular foi desenhada pelo próprio Michelangelo.

 


Em 1984, a Cidade do Vaticano foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É o lar de edifícios, obras de arte e volumes antigos que representam o ponto mais alto do poder cultural do papado e dados obras mais sublimes da criatividade humana, como a maravilhosa Capela Sistina.

Nesse minúsculo Estado, também podemos encontrar o que geralmente vemos em qualquer outro: além de alguns edifícios habitados geralmente por pessoas que trabalham lá, existe a Casa de Governo, a estação de trem, um pequeno centro comercial, a farmácia, colégios de estudos, biblioteca, livraria, editora, jornal, museus, centro televisivo, rádio, serviço telefônico, hospital, heliporto e um lindo jardim, que reúne inúmeras histórias dos papas.

 

 

 


Leia mais: 


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.769
Visitas Únicas Hoje: 1.093
Usuários Online: 321