espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 14058 - Coreia do Norte anuncia primeiro teste com bomba de hidrogênio
Artigo visto 2270




Visto: 2270
Postado em: 06/01/16 às 12:25:39 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=14058
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Muitos especialistas consideravam que Pyongyang precisava de muitos anos para desenvolver uma bomba termonuclear, mas se mostravam divididos

A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira ter realizado com sucesso o primeiro teste com uma bomba de hidrogênio, muito mais potente que a atômica, uma demonstração de que o regime prossegue com o programa nuclear apesar da proibição da comunidade internacional.

O anúncio foi recebido com grande ceticismo por especialistas, ao mesmo tempo em que provocou várias condenações imediatas ao redor do mundo.

O Conselho de Segurança da ONU anunciou que realizará uma reunião de emergência nesta quarta-feira em Nova York.

Países vizinhos, como Coreia do Sul e Japão, assim como França e Reino Unido condenaram o teste. A Casa Branca prometeu uma reação apropriada às “provocações” norte-coreanas. A China, principal aliada da Coreia do Norte, também expressou “firme oposição” ao teste.

Nas regiões chinesas mais próximas ao centro de testes nucleares da Coreia do Norte, vários edifícios foram evacuados depois que os moradores “sentiram claramente os abalos”, informou a imprensa estatal.

O anúncio do teste de uma bomba H foi uma surpresa. Pyongyang afirmou que ele foi ordenado pessoalmente pelo dirigente norte-coreano Kim Jong-un dois dias antes de seu aniversário.

O primeiro teste com bomba de hidrogênio da República foi realizado com sucesso às 10H00 (23H30 Brasília)”, anunciou a TV estatal norte-coreana.

Após o pleno sucesso da nossa bomba H histórica, nos juntamos ao grupo dos Estados nucleares avançados”, disse o apresentador da TV estatal, antes de explicar que o teste envolveu um dispositivo em “miniatura”.

Uma bomba de hidrogênio, ou termonuclear, utiliza a técnica da fusão nuclear e produz uma explosão muito mais potente que uma deflagração por fissão, gerada apenas por urânio ou plutônio.

Pyongyang testou em três oportunidades a bomba atômica A, que utiliza a fissão nuclear, em 2006, 2009 e 2013. Os testes resultaram em várias sanções internacionais.

Kim Jong-Un deu a entender no mês passado que seu país havia concluído a montagem de uma bomba de hidrogênio, uma declaração que provocou muitas dúvidas entre os especialistas internacionais.

--

Espacojames: Leia o Artigo N.º 13320 - A bomba do Juizo final: Tsar Bomba, a mais poderosa arma já criada pelo homem - Três mil vezes mais forte do que a bomba de Hiroshima!

 

--


Ceticismo dos especialistas: O ceticismo não foi menor nesta quarta-feira.

Os dados sismológicos sugerem que a explosão foi consideravelmente menos forte do que se esperaria de um teste de bomba H”, afirmou o especialista australiano em política nuclear Crispin Rovere.

À primeira vista, parece que executaram um teste nuclear com êxito, mas não conseguiram realizar a segunda etapa, a da explosão de hidrogênio”, completou.

Se realmente fosse uma bomba H, os níveis na escala Richter (do tremor) teriam sido várias vezes mais potentes, até chegar a sete ou mais”, disse Bruce Bennett, analista e especialista em defesa da Rand Corporation, que no entanto advertiu para o perigo de radiação na área próxima às instalações nucleares.

As primeiras suspeitas sobre um novo teste norte-coreano foram formuladas por sismólogos que detectaram um tremor de 5,1 graus de magnitude perto da principal zona de testes nucleares da Coreia do Norte, no nordeste do país.

A organização responsável pela aplicação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, com sede em Viena, afirmou ter detectado uma atividade sísmica “incomum” na Coreia do Norte.

Muitos especialistas consideravam que Pyongyang precisava de muitos anos para desenvolver uma bomba termonuclear, mas se mostravam divididos sobre as capacidades do país de miniaturizar a arma atômica, etapa decisiva na produção de ogivas nucleares.

Uma bomba H ou não, o quarto teste nuclear norte-coreano constitui uma afronta flagrante aos inimigos e aliados do regime norte-coreano, que haviam advertido o país sobre a continuidade do programa nuclear.

O fato das sanções internacionais não terem sido suficientes para impedir a Coreia do Norte de seguir adiante e executar um novo teste deve provocar pedidos por reações mais duras.

O presidente americano Barack Obama classificou em 2014 a Coreia do Norte de “Estado pária” e prometeu sanções mais duras em caso de novo teste.

Pequim deseja a retomada das negociações entre seis partes (Coreia do Norte, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Rússia e Japão) sobre o programa nuclear norte-coreano, paralisadas desde 2008.

Os analistas consideram que Pyongyang tem atualmente plutônio suficiente para fabricar até seis bombas. A comunidade internacional não sabe se o regime norte-coreano utilizou urânio ou plutônio no teste de 2013.

 

Críticas da comunidade internacional: As condenações nesta quarta-feira foram imediatas.

A Coreia do Sul condenou o teste e prometeu “adotar todas as medidas necessárias” para que Pyongyang “pague”.

Condenamos com força o quarto teste nuclear norte-coreano, que é uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, apesar de repetidas advertências por nossa parte e da comunidade internacional”, afirma Seul em uma nota oficial.

Tomaremos todas as medidas necessárias, incluindo sanções adicionais do Conselho de Segurança da ONU para que o Norte pague por este teste nuclear”, completou o governo sul-coreano.

Washington, que destacou não ter condições de confirmar até o momento o teste com uma bomba de hidrogênio pela Coreia do Norte, prometeu uma resposta apropriada a qualquer “provocação” de Pyongyang.

“Sabemos da atividade sísmica na península coreana nas proximidades de uma conhecida instalação de testes nucleares da Coreia do Norte e ouvimos as afirmações de um teste nuclear”, disse o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, Ned Price.

“Estamos monitorando e continuamos avaliando a situação em estreita coordenação com nossos sócios regionais”, completou.

“Enquanto não podemos confirmar no momento as afirmações, condenamos qualquer violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e pedimos à Coreia do Norte que respeite suas obrigações e compromissos internacionais”, disse Price.

A China, principal aliado da Coreia do Norte, condenou o teste nuclear, realizado “apesar da oposição da comunidade internacional”.

Pequim apelou a Pyongyang para que “cumpra o seu compromisso de desnuclearização e a abster-se de qualquer ação que agrave a situação”, em uma declaração da porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying.

Hua informou que Pequim convocará o embaixador norte-coreano para apresentar um “protesto solene”.

Também afirmou que o governo chinês não estava a par de que Pyongyang procederia um novo teste nesta quarta-feira.

A porta-voz completou que o país avaliará se o teste envolveu uma bomba de hidrogênio, como alega Pyongyang, ante o ceticismo dos especialistas.

Vários edifícios de uma área da China próxima da fronteira com a Coreia do Norte foram evacuados após o teste nuclear de Pyongyang, segundo a imprensa oficial.

“Os moradores sentiram claramente os abalos”, anunciou o canal público CCTV.

As zonas afetadas incluem Yanji, Hunchun e Shangbai, na província de Julin, as mais próximas ao centro de testes nucleares norte-coreano.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, chamou o teste norte-coreano de “grave desafio” aos esforços mundiais de não proliferação nuclear e “séria ameaça” ao Japão.

“Condeno com veemência o teste. O teste nuclear é uma séria ameaça contra a segurança de nosso país e não podemos tolerá-lo em absoluto”, completou.

O governo da França também condenou o teste, que considerou uma “violação inaceitável das resoluções do Conselho de Segurança da ONU” , e pediu uma reação forte da comunidade internacional.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond, chamou de provocação e violação grave das resoluções da ONU o anúncio norte-coreano.

Caso as informações sobre um teste de bomba H norte-coreana estejam corretas, se trata de uma violação grave das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e uma provocação que condeno sem reservas”.

(AFP)


Fonte: www.acidigital.com



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.826.189
Visitas Únicas Hoje: 578
Usuários Online: 482