Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 14054 - Papa Francisco poderia convocar um consistório em 2016?
Artigo visto 1080 vezes




Visto: 1080
Postado em: 06/01/16 às 12:10:57 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=14054
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Vaticano, 06 Jan. 16 / 10:00 am (ACI).

Fazer previsões com o Papa Francisco é difícil, na verdade, é quase impossível. Mas, como todo ano, tornam a falar insistentemente do consistório para a criação de novos cardeais. Atualmente, o Colégio Cardinalício está formado por 216 cardeais: 117 eleitores – com menos de 80 anos de idade – e 99 que já passaram desta idade e, portanto, excluídos de um futuro conclave.

O Papa Francisco presidiu seus dois consistórios sempre no mês de fevereiro, fazendo o anúncio durante a primeira semana de janeiro. Desta vez também poderia ser assim.

Prever a data do anúncio é impossível, assim como o número e os nomes dos futuros cardeais também, porque o Papa habituou a grandes surpresas nas eleições dos barretes vermelhos. Não obstante, pode sugerir uma proposta.

No final de 2016, dez cardeais completarão os 80 anos e, portanto, perderão o direito de ingressar no conclave: o Arcebispo Emérito de Los Angeles (Estados Unidos), Roger Mahony; o Prefeito Emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias; o Bispo de Mainz (Alemanha), Cardeal Karl Lehmann; o Prefeito Emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Levada; o Arcebispo Emérito de Lagos (Nigéria), Cardeal Anthony Okogie; o Arcebispo Emérito de Madri (Espanha), Cardeal Antonio Maria Rouco Varela; o Arcebispo de Havana (Cuba), Cardeal Jaime Ortega; o Arcebispo de Santo Domingo (República Dominicana), Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez; o Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli; e o Arcebispo de Dakar (Senegal), Cardeal Theodore Sarr.

Neste ano, para manter o número estabelecido por Paulo VI de 120 cardeais eleitores, o Papa Francisco poderia nomear pelo menos 13 cardeais no próximo consistório.

Entre os nomes que circulam em vista do próximo consistório estão o Substituto da Secretaria de Estado, Dom Angelo Becciu; o organizador do Jubileu da Misericórdia, Dom Rino Fisichella; e os arcebispos de Bologna e Palermo, Dom Matteo Maria Zuppi e Dom Corrado Lorefice. Entretanto, ambos têm predecessores cardeais: o Cardeal Carlo Caffara, o Cardeal Salvatore De Giorgi e o Cardeal Pablo Romeo. Os cardeais Caffara e Romeo ainda são eleitores.

O Papa poderia surpreender novamente e deixar de fora as dioceses historicamente cardinalícias como Veneza e Turim, para premiar uma da fronteira, de repente do sul. Depois de ter promovido a dignidade cardinalícia os arcebispos de Perugia-Città della Pieve, Ancona-Osimo e Agrigento, de repente desta vez o Pontífice não escolha, por exemplo, o Arcebispo de Taranto ou do Campobasso-Boiano.

Na Europa, a púrpura poderia ir às sedes de Madri e Bruxelas, enquanto nos Estados Unidos poderiam ser Los Angeles ou Filadélfia. Na Ásia, está o Japão, que espera há muito tempo a inclusão de um de seus bispos no Colégio Cardinalício. A maior surpresa poderia chegar da África. O Papa poderia pôr o barrete vermelho no Arcebispo de Bangui (República Centro-Africana), Dom Dieudonnè Nzapalainga.

 


Fonte: www.acidigital.com



LEIA TAMBÉM
Ex-violenta feminista e co-fundadora do Femen Brasil pede desculpas aos cristãos
Após os atentados de janeiro em Paris, que deixaram 17 mortos, a França mobilizou militares para reforçar a polícia e garantir a segurança de edifícios oficiais e religiosos
Entra em vigor o primeiro acordo entre Vaticano e Palestina
Menino de dois anos é 1º migrante morto afogado no mar Egeu em 2016
Estado Islâmico difunde vídeo com novas execuções e ameaça o Reino Unido
Charlie Hebdo: 12 mortes e 12 meses depois, eles ainda afirmam que Deus é o culpado
A incômoda e perturbadora saudação de Natal de um realista bispo italiano
Forças iraquianas têm importante vitória sobre Estado Islâmico em Ramadi
Fim oficial da política do filho único na China



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.173.852
Visitas Únicas Hoje: 1.221
Usuários Online: 268