espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 12292 - Propaganda antirreligiosa do comunismo no Vietnã não impede que a Igreja católica cresça no país.
Artigo visto 2632




Visto: 2632
Postado em: 13/05/14 às 19:56:09 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=12292
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Vietnã é um dos países com maior crescimento da Igreja, apesar de ter tido que sobreviver décadas de intensa perseguição por parte do regime comunista, que ainda impõem restrições à liberdade religiosa sobretudo em certas regiões rurais. Uma prova desta vitalidade foi destacada pelo informativo Religião em Liberdade, que reporta 6.736 adultos em 2012 somente em uma cidade: Ho Chi Minh, a maior do país.

Os batismos de adultos, fenômeno no qual se centra o artigo, representam 25% do total de batismos e uma parte destas conversões (851 em 2012) se produzem por ocasião do matrimônio com uma pessoa crente. Se bem que esta realidade faz parte da vida da Igreja em muitos países da Ásia, a Diocese de Ho Chi Minh aplica uma política particular a este respeito, e normalmente não concede a permissão para matrimônios mistos.Segundo esse veículo, a cifra é muito alta se comparada com os mais de 3.700 batismos de adultos por ano em toda França aos cerca de 1.600 em grandes Dioceses nos Estados Unidos. E a cifra de batismos não é a única que desperta admiração. Na cidade de nove milhões de habitantes trabalham 670 sacerdotes, 5 mil religiosos e religiosas e mais de 7 mil catequistas. Isto apesar de que a Igreja Católica é ainda minoritária e só tem no total por volta de 680 mil crentes na cidade.

Se bem que isto representa riscos de que algumas pessoas não sejam completamente conscientes de sua decisão de ser admitidos na Igreja Católica, a Igreja confia no exemplo e guia do cônjuge na prática da Fé e os casais adquirem a obrigação, como em todo matrimônio católico (misto ou não), de respeitar a união permanente, em fidelidade, aberto à procriação e comprometido na educação cristã dos filhos.

O fato de que a quantidade de batismos de adultos seja minoritariamente motivada pelo matrimônio dá uma ideia, segundo o informativo, do atrativo da Fé católica diante do desgaste da propaganda antirreligiosa do comunismo e as propostas religiosas da veneração dos antepassados e o budismo. (GPE/EPC)

 


Fonte: Gaudium Press



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.793
Visitas Únicas Hoje: 1.249
Usuários Online: 386