espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 11462 - Por que dialogar com os "não crentes" é ”necessário e precioso”?
Artigo visto 2538




Visto: 2538
Postado em: 20/09/13 às 00:14:48 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=11462
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


O jornal italiano de esquerda La Repubblica publicou na última quarta-feira uma carta do Papa Francisco endereçada ao seu diretor e cofundador, Eugenio Scalfari, em resposta às perguntas feitas por esse intelectual, ateu declarado, em dois editoriais escritos depois da publicação encíclica Lumen Fidei. O papa lembra que o diálogo com os não crentes não é um “acessório secundário”, mas sim “necessário e precioso”.

O padre Laurent Mazas é diretor-executivo do Átrio dos gentios (Pontifício Conselho para a Cultura). “A fé é um dom de Deus e, quando um crente descobre uma verdade maior do que o seu coração, a pessoa de Cristo, ele deseja compreendê-la. Para aqueles que não têm a graça de ter fé, esta pode despertar curiosidade ou desejo. Há, portanto, matéria para um diálogo honesto, que pode levar o não crente a compreender o que fundamenta a vida de uma parte da humanidade e a possibilidade da presença de Deus”.
 
“Esse diálogo – continua Mazas – não é um fim em si mesmo. O seu objetivo é a busca da verdade. Entrar em um diálogo deixando-se interrogar é um enriquecimento para o crente, porque o obriga à coerência, a se ligar à realidade, a saber prestar contas, como diz São Pedro, da esperança que o habita. É uma longa prática do cristianismo. Santo Agostinho, em seu tempo, dialogava com os filósofos, e os teólogos se confrontaram com outros pensadores”.
 
Para Mazas, a carta do Papa Francisco, “que é uma carta pessoal e não uma tribuna de imprensa, não é surpreendente, já que, para quem o conhece, ela faz parte do seu estilo. Ela confirma o seu convite, dirigido à Igreja, depois da estreia do seu pontificado, de sair para ‘as periferias da existência humana’, isto é, não ficar entre paroquianos, mas sair para as praças, para ir ao encontro dos não crentes”.
 
Segundo Mazas, “o papa se inscreve na continuidade de Bento XVI e da experiência do Átrio dos Gentios. Depois de Paris, outros ‘Átrios’ estão previstos para os próximos meses em Varsóvia, Berlim, Praga e Washington”.
 
Como jesuíta, afirma Mazas, “o Papa Francisco é apaixonado por esse debate com o pensamento contemporâneo. Ele está acostumado com isso. Pensemos na sua conversa, há alguns anos, com Jorge Luis Borges [poeta argentino ateu]. O diálogo com Eugenio Scalfari continuará, no dia 25 de setembro, em Roma, com o cardeal Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.
 
 Sébastien Maillard, publicada no jornal La Croix


Fonte: http://blog.comshalom.org/carmadelio



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.431
Visitas Únicas Hoje: 1.755
Usuários Online: 452