Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 11381 - Igreja e cristãos do oriente são CONTRA intervenção militar na Síria.
Artigo visto 1486 vezes




Visto: 1486
Postado em: 02/09/13 às 06:13:02 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=11381
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

As Igrejas do Oriente Médio, alarmadas com a situação dos cristãos e excepcionalmente unidas, se associaram ao Papa Francisco para rejeitar qualquer intervenção militar na Síria, considerando que será ainda pior que a experiência calamitosa do Iraque há 10 anos.

No domingo passado, Francisco fez um apelo para “calar o ruído das armas” na Síria.
 
“Não é o confronto o que oferece perspectivas de esperança para resolver os problemas, e sim a capacidade de reunir-se e dialogar”, disse o pontífice.
 
Os patriarcas do Oriente consideram que separados não serão ouvidos de maneira suficiente. Eles esperam que Francisco volte a falar e que seja ouvido pelas capitais ocidentais.
 
O Vaticano, com o jornal Osservatore Romano e sua rádio, insiste em divulgar o medo dos cristãos do Oriente, que temem as consequências da violência do islamismo radical.
 
Na última edição do Osservatore Romano, o cardeal Leonardo Sandri, prefeito para as Igrejas Orientais, dirigiu uma súplica para que o “interesse superior da paz e da vida prevaleça acima de qualquer outro interesse”.
 
Desde a queda de Saddam Hussein, em 2003, centenas de milhares de cristãos foram obrigados a abandonar suas cidades.
 
No conflito sírio, maioria dos cristãos manifesta apoio a Bashar al-Assad por medo da alternativa islamita.
 
“O medo dos cristãos de um ataque militar se baseia na história dos últimos 10 anos”, afirma o vaticanista Marco Politi.
 
“A evolução do Iraque mostrou como pode desestruturar-se um país que tinha, certamente, um ditador, mas que era laico”, destaca Politi.
 
“A guerra de religião entre muçulmanos se agravou, o terrorismo se expadiu e a situação dos cristãos piorou”.
 
“O mesmo vai acontecer na Síria, pois a oposição mais eficaz é a dos jihadistas. Não se pode ser ingênuo e irresponsável, como alguns filósofos que falam do dever de atuar”, completa.
 
De Jerusalém a Aleppo, de Beirute a Bagdá, os patriarcas das igrejas implantadas desde o início do cristianismo denunciam a perspectiva de ataques ocidentais.
 
O mais enfático é Louis Raphael Sako, patriarca dos caldeus do Iraque, para quem um ataque americano “fará explodir um vulcão destinado a arrastar Iraque, Líbano e Palestina”.
 
O bispo da cidade síria de Aleppo, Antoine Audo, cita o risco de uma “guerra mundial” e o patriarca maronita Bechara Boutros Rai acusa alguns países, “sobretudo do Ocidente, mas também do Oriente”, de “fomentar todos os conflitos”.
 
“Estamos vendo a destruição total do que os cristãos conseguiram construir durante 1.400 anos de convivência com os muçulmanos”, disse Boutros Rai.
 
O patriarca sírio-católico Yousef III Yunan acusa as potências estrangeiras “armar os rebeldes, incitar a violência e envenenar as relações entre sunitas e xiitas”.
 
“O Ocidente pensa que com os sunitas no poder, a democracia vai substituir a ditadura, mas é uma grande ilusão”, afirmou.
 
Os patriarcas destacam que os ocidentais não parecem interessados em aguardar as conclusões da investigação da ONU e recordam que, há 10 anos, invadiram o Iraque alegando a existência de armas de destruição em massa, que nunca foram encontradas.
 
Mesmo os cristãos contrários a Assad criticam um ataque militar: o mosteiro do padre italiano Paolo Dall’Oglio, atualmente sequestrado no norte da Síria, defendeu a “recusa a qualquer tipo de violência”.


Fonte: http://blog.comshalom.org/

 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.005.402
Visitas Únicas Hoje: 6.080
Usuários Online: 1.784