Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 11366 - 40 Peregrinos que vieram para a Jornada Mundial da Juventude pedem refúgio ao Brasil.
Artigo visto 1736 vezes




Visto: 1736
Postado em: 24/08/13 às 07:50:43 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=11366
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Na esperança de conseguir refúgio no Brasil, esse grupo de peregrinos de Serra Leoa e do Paquistão se esforça para aprender a falar português

São 40 pessoas que alegam que querem ficar no país para fugir de conflitos armados e perseguição religiosa
 
Três paquistaneses e dois cidadãos de Serra Leoa assistiam a uma aula de português em uma casa da Caritas, no Rio de Janeiro, na terça-feira passada. Os estrangeiros vieram ao Brasil como peregrinos da Jornada Mundial da Juventude e não querem mais voltar a seus países, onde se dizem perseguidos por serem católicos. Mais 35 pessoas, incluindo homens e mulheres da República Democrática do Congo, que também vieram ao país para ver o papa Francisco, tomaram a mesma decisão de buscar refúgio. Nesse caso, o problema relatado não é a perseguição religiosa, mas o longo conflito armado que desestruturou o país — que não deve ser confundido com a vizinha República do Congo.
 
Os 40 peregrinos estrangeiros deram entrada no pedido de entrevista na Polícia Federal (PF) com a auxílio da Caritas, uma ONG internacional ligada à Igreja Católica que se dedica a ajudar refugiados independentemente de crenças ou religiões. Graças a essa política de universalidade, a instituição é parceira do Acnur em todo o mundo.
 
Parte do grupo recebe abrigo da própria Caritas. Outra parte continua nas casas de voluntários que se ofereceram para hospedá-los durante a Jornada. Após serem entrevistadas pela PF, essas pessoas poderão ser consideradas oficialmente requerentes de refúgio. Os casos devem ser analisados pelo Comitê Nacional de Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério da Justiça, que costuma dar uma resposta aos pedidos em um prazo que varia de seis a oito meses.


Fonte;
http://www.comshalom.org/blog/carma
delio

 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 6.933.915
Visitas Únicas Hoje: 485
Usuários Online: 320