espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 11091 - “Casamento” gay. A verdade estaria vinculada ao tempo? ou seja, para “novos” tempos novas “verdades”?
Artigo visto 3131




Visto: 3131
Postado em: 21/06/13 às 09:47:33 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=11091
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Vatican Insider

O casamento entre pessoas do mesmo sexo já é legal em 14 países. Seguindo as reflexões do presidente da Conferência Episcopal da Itália (CEI), Angelo Bagnasco, o sociólogo Massimo Introvigne defende que “a família não pode ser humilhada e fragilizada por representações semelhantes que, suavemente, constituem um vulnus progressivo à sua identidade específica, e que não são necessárias para a tutela dos direitos individuais, já garantidos em grande medida pela lei”.

Professor, há três anos, como arcebispo de Buenos Aires, Bergoglio atribuiu a lei sobre o “casamento gay” à “inveja do demônio que confunde e engana os filhos de Deus”. Você considera “catolicamente aceitável” a admissão das uniões civis sem recorrer à palavra casamento?
 
(…)  As incertezas doutrinais não existem, mas o problema é que cederam ao mito iluminista do progresso e do caráter inelutável de certas “conquistas” modernas, um mito que vincula a verdade ao tempo e que é o pilar dessa “ditadura do relativismo” de que, na esteira de Bento XVI, falou Francisco.
 
Convenceram-se de que a história avança em linha reta, que a revolução contra a castidade pré-matrimonial, o aborto, o casamento homossexual, a eutanásia (amanhã vão chamá-la de “aborto pós-natal”) são o resultado de processos “irreversíveis”. O trem avança em linha reta e inexoravelmente.
 
No máximo (como aconteceu na Itália com o tema das uniões homossexuais), pode deter-se um pouco em uma estação, mas depois parte novamente. Os que pensam diferente são vítimas, usando as ideias de Francisco, dessa mundanidade espiritual que perdeu a confiança em Deus e segue as vias do consenso do mundo e desse desespero histórico que, nos explicou o Pontífice, provém efetivamente do diabo.
 
Diferentes pessoas da hierarquia eclesiástica expressaram-se a favor de uma solução que legitime uma visão civil para pessoas do mesmo sexo. Existe uma fração pró-casamento gay no episcopado?
 
Devemos distinguir entre as questões doutrinais e as de teoria da ação. A doutrina é aquela exposta pelo cardeal Angelo Bagnasco e que se encontra em numerosos documentos do Magistério. A teoria da ação leva um certo número de católicos, que do ponto de vista doutrinal deveriam estar (e muitas vezes estão) de acordo com o Magistério, inclusive alguns prelados, a se perguntar se, do ponto de vista estratégico, as uniões civis não poderiam ser um mal menor em relação ao mal maior que representaria o casamento e as adoções entre pessoas do mesmo sexo. Primeiro se aprova a lei sobre a união civil (talvez “vinda” como uma alternativa à lei sobre o casamento e as adoções) e depois de alguns anos a união civil se transforma em casamento. As diferentes soluções (PACS, DICO, uniões civis…) são essas representações semelhantes à família que o cardeal Bagnasco vigorosamente rechaça e que não são simplesmente reconhecimentos dos direitos individuais.
 
Existe uma “santa aliança” entre confissões cristãs e outros monoteísmos para defender o casamento e a família tradicionais?
 
Há, inclusive na Itália (por exemplo, algumas iniciativas na Sicília), colaboração fecunda entre cristãos e protestantes, sobretudo da chamada matriz “evangélica” e pentecostal, assim como nos países do Leste, com as Igrejas ortodoxas. Mas também há ambientes judaicos e inclusive muçulmanos.
 
O casamento homossexual é também uma arma ideológica da cultura laicista contra a fé?
 
Creio que as colaborações sobre este tema entre católicos e expoentes de outras comunidades cristãs e religiosas derivam justamente do fato de que a ideologia de gênero, como explicou Bento XVI em seu discurso à Cúria, de 21 de dezembro de 2012, implica a pretensão prometeica do homem que se faz a si mesmo, que nega a existência de uma natureza humana, e a afirmação de que podemos inventar para nós uma identidade e um modelo de família como melhor nos parecer.
 
Mas negar a natureza significa negar a existência de um Deus Criador. Por este motivo, a ideologia de gênero é um desafio mortal para as religiões. O cardeal Bergoglio, que é muito sensível ao tema da ação do demônio no mundo, atribuiu esta negação da natureza humana à “inveja do demônio”. E, na conversa com o rabino argentino Abraham Skorka falou sobre um “retrocesso antropológico”, determinado pela ideologia de gênero e pela intenção de assimilar as uniões homossexuais ao casamento, uma expressão muito forte, mas que concorda absolutamente com o discurso de 2012 de Bento XVI. O documento fundamental é constituído pelas Considerações sobre os Projetos de Reconhecimento Legal das Uniões entre Pessoas Homossexuais, um texto de 03 de junho de 2003 da Congregação para a Doutrina da Fé assinado pelo então prefeito da mesma congregação, o cardeal Ratzinger, mas que foi assinado e aprovado pelo Papa, o beato João Paulo II, fato que o torna, como sabemos, parte do Magistério Pontifício.


Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.824.510
Visitas Únicas Hoje: 411
Usuários Online: 187