Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10988 - Satanás é um mal pagador e sempre nos engana, ensina o Papa Francisco
Artigo visto 1985 vezes




Visto: 1985
Postado em: 17/05/13 às 08:58:52 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10988
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

VATICANO, 14 Mai. 13 / 03:36 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco disse hoje, em sua habitual homilia da Missa que preside na Casa Santa Marta no Vaticano, que Satanás é um mal pagador e sempre nos engana; e ante essa realidade temos que rezar pedindo ao Espírito Santo um coração capaz de amar como Jesus, porque o que ama nunca está sozinho e não "perde" sua vida mas sim a encontra.

 

Na Eucaristia concelebrada pelo Arcebispo de Medellín (Colômbia), Dom Ricardo Antonio Tobón Restrepo, e na qual participaram alguns empregados dos Museus Vaticanos, assim como alguns alunos do Pontifício Colégio Português, o Santo Padre disse que se de verdade queremos seguir Jesus, devemos "viver a vida como um dom" para doá-la aos outros, "não como um tesouro que devemos conservar".
 
O Santo Padre refletiu sobre a oposição entre o caminho do amor e o do egoísmo. Evocando a palavra forte que Jesus nos diz: "Ninguém tem amor maior que este: dar sua vida.", o Pontífice destacou que a liturgia de hoje mostra também a Judas, que tinha precisamente a atitude contrária: "e isso porque Judas nunca compreendeu o que é um dom".
 
"Pensemos naquele momento, quando Madalena lava os pés de Jesus com o nardo, tão caro: é um momento religioso, um momento de gratidão, um momento de amor. E ele (Judas) se afasta e critica amargamente: ‘Mas … isso poderia ser usado para os pobres!’. Esta é a primeira referência que eu encontrei no Evangelho da pobreza como ideologia. O ideólogo não sabe o que é o amor, porque não sabe doar-se".
 
Judas estava "isolado em sua solidão", e esta sua atitude de egoísmo foi crescendo "até trair Jesus.", acrescentou o Papa Francisco, ressaltando logo que o que ama "dá sua vida como dom"; enquanto que o egoísta "cuida da sua vida, cresce neste egoísmo e se torna um traidor, mas sempre sozinho".
 
Entretanto, quem "dá a sua vida por amor, nunca está sozinho: está sempre em comunidade, em família." Além disso, quem "isola a sua consciência no egoísmo," acaba "perdendo-a", reiterou o Papa, ressaltando que foi isso o que aconteceu com Judas, que "era um idólatra, apegado ao dinheiro":
 
"E João o diz: ‘era um ladrão’. E esta idolatria o levou a isolar-se da comunidade: este é o drama da consciência isolada. Quando um cristão começa a isolar-se, também isola a sua consciência do sentido comunitário, do sentido da Igreja, daquele amor que Jesus nos dá. Ao invés disso, o cristão que doa a sua vida, que a perde, como diz Jesus, a encontra, em sua plenitude. E o que, como Judas, quer conservá-la para si mesmo, ao final a perde. João nos diz que ‘nesse momento, Satanás entrou no coração de Judas’. E, devemos dizê-lo: Satanás é um mal pagador. Sempre nos engana, sempre!"
 
"Mas Jesus ama sempre e sempre se doa. E este seu dom de amor nos leva a amar para dar fruto. E o fruto permanece", disse o Papa Francisco.
 
Para concluir o Santo Padre alentou que nestes dias à espera da Festa do Espírito Santo, Pentecostes "peçamos: Vem, Espírito Santo, vem e dê-me um coração aberto, um coração que seja capaz de amar com humildade e com mansidão, mas sempre um coração aberto que seja capaz de amar. Peçamos esta graça ao Espírito Santo. E que nos libere sempre do outro caminho, do caminho do egoísmo, que termina sempre mal. Peçamos esta graça!".


Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25404



LEIA TAMBÉM
Não se pode entender a vida cristã sem o Espírito Santo, diz o Papa
O Papa Francisco alenta o processo de paz na Colômbia
Papa Francisco está "muito feliz" pela canonização das duas santas latino-americanas
Perito assegura que Bento XVI precisa de um novo escudo
Espanha: Socialistas usam imagem de "mulher crucificada" para promover o aborto
Cardeal Patriarca de Lisboa consagra o Pontificado do Papa Francisco à Virgem de Fátima
“Ajuda à Igreja que sofre” doa mais 1 milhão de YouCats aos jovens do Brasil.
A Eutanásia e os termos relativos ao fim da existência humana.
A Eutanásia e os termos relativos ao fim da existência humana.



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.253.963
Visitas Únicas Hoje: 185
Usuários Online: 329