espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10877 - Santo Sudário não é uma farsa, revela pesquisa
Artigo visto 3271




Visto: 3271
Postado em: 11/04/13 às 06:47:12 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10877
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Uma pesquisa realizada na Universidade de Pádua, na Itália, em colaboração com as universidades de Módena e Bolonha, revelou que a data do Santo Sudário remonta ao primeiro século depois de Cristo. Ou seja, o pano que católicos acreditam ser o que envolveu o corpo de Jesus após sua morte está cada vez mais distante dos rumores de que era apenas uma farsa medieval e mais próximo da crença cristã.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, os cientistas utilizaram um fragmento do tecido de linho com uma série de amostras de tecidos antigos. Descobriu-se, assim, a possibilidade de o material ter sido fabricado na época em que Jesus viveu.

Foram feitas três análises diferentes: uma mecânica e duas químicas. As análises envolveram exames com luz infravermelha, espectroscopia Raman – que mede a radiação – e testes com a tensão das fibras da mortalha. Ao final dos testes, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a possibilidade de o Santo Sudário ser do tempo de Jesus é de 95%.

 

Os resultados da pesquisa foram publicados no livro “Il Mistero della Sindone” (O mistério do Sudário, em português), de autoria do coordenador da pesquisa Giulio Fanti e do jornalista Saverio Gaeta, ambos católicos.

Os resultados rebatem outras pesquisas acerca do sudário – a última delas, realizada em 1988, havia registrado que o tecido teria sido fabricado na Idade Média e que, portanto, seria uma farsa.

 

Fanti afirma que os resultados da última pesquisa foram falsos por causa de uma contaminação do laboratório e que a atual investigação foi resultado de mais de quinze anos de pesquisa.

Os cientistas nunca foram capazes de explicar como a imagem do corpo de um homem pudesse ser transferida de maneira tão nítida para o tecido. Giulio Fanti afirma que essa “impressão” foi causada por uma “radiação excepcional”, embora ele não tenha descrito o fenômeno como um milagre.

 

O Vaticano nunca afirmou se acredita ou não na autenticidade do Sudário. Entretanto, o papa emérito Bento XVI afirmou que a imagem enigmática impressa no tecido de linho lembra o sofrimento de Jesus.

Cesare Nosiglia, arcebispo de Turim e “guardador oficial do sudário”, afirmou à rede de TV italiana Rai que um aplicativo foi desenvolvido e sancionado pela igreja Católica chamado “Shroud 2.0”, que permite ao usuário ver imagem em alta definição e outros detalhes do sudário invisíveis a olho nu.

 

“Pela primeira vez na história, a imagem mais detalhada do sudário já alcançada está disponível para todo o mundo, graças a um sistema de streaming que permite dar close no pano. Cada detalhe do tecido pode ser ampliado e visualizado de um jeito que, se fosse diferente, não seria possível”, contaram os criadores do app.

O Santo Sudário foi exposto na catedral de Turim no feriado da Semana Santa envolto por uma placa de vidro blindado. A última vez que havia aparecido em público foi em 2010.

 

“Esta imagem, impressa no tecido, fala aos nossos corações e nos leva a subir até o Calvário, a olhar para a cruz de madeira e a mergulhar no eloquente silêncio do amor”, disse o papa Francisco no sábado.

“Este rosto desfigurado lembra os rostos de todos os homens e mulheres marcados por uma vida que não respeita sua dignidade, pela guerra e pela violência que afligem os mais fracos”, continuou o papa. “Ao mesmo tempo, a face estampada no Sudário transmite grandiosa paz. Este corpo torturado transmite uma majestade soberana”.


Fonte: http://www.portaluniversogospel.com.br/santo-sudario-nao-e-uma-farsa-revela-pesquisa/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.863.761
Visitas Únicas Hoje: 1.805
Usuários Online: 413