espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10872 - Papa Francisco: Deixemo-nos envolver pela misericórdia de Deus
Artigo visto 2747




Visto: 2747
Postado em: 09/04/13 às 23:17:58 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10872
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Vaticano, 08 Abr. 13 / 04:00 pm (ACI/EWTN Noticias).- Durante a Missa de tomada de posse da Basílica de São João de Latrão ontem, com ocasião do Domingo da Divina Misericórdia, o Papa Francisco exortou os fiéis a deixar-se "envolver pela misericórdia de Deus".

"Amados irmãos e irmãs, deixemo-nos envolver pela misericórdia de Deus; confiemos na sua paciência, que sempre nos dá tempo; tenhamos a coragem de voltar para sua casa, habitar nas feridas do seu amor deixando-nos amar por Ele, encontrar a sua misericórdia nos Sacramentos".

Aí, indicou o Santo Padre, "sentiremos a sua ternura maravilhosa, sentiremos o seu abraço, e ficaremos nós também mais capazes de misericórdia, paciência, perdão e amor".

 

Francisco também expressou sua alegria por celebrar "pela primeira vez a Eucaristia nesta Basílica Lateranense, catedral do Bispo de Roma".

Logo se referiu à celebração do Segundo Domingo de Páscoa, chamado "da Divina Misericórdia".

 

"A?misericórdia?de Deus: como é bela esta realidade da fé para a nossa vida! Como é grande e profundo o amor de Deus por nós! É um amor que não falha, que sempre agarra a nossa mão, nos sustenta, levanta e guia".

O Papa assinalou que no Evangelho do dia, "o apóstolo Tomé experimenta precisamente a misericórdia de Deus, que tem um rosto concreto: o de Jesus, de Jesus Ressuscitado".

 

"Tomé não se fia nos demais Apóstolos, quando lhe dizem: «Vimos o Senhor»; para ele, não é suficiente a promessa de Jesus que preanunciara: ao terceiro dia ressuscitarei. Tomé quer ver, quer meter a sua mão no sinal dos cravos e no peito".

"E qual é a reação de Jesus? A?paciência: Jesus não abandona Tomé relutante na sua incredulidade; dá-lhe uma semana de tempo, não fecha a porta, espera".

 

O Santo Padre assinalou que "Tomé acaba por reconhecer a sua própria pobreza, a sua pouca fé. «Meu Senhor e meu Deus»: com esta invocação simples mas cheia de fé, responde à paciência de Jesus. Deixa-se envolver pela misericórdia divina, vê-a à sua frente, nas feridas das mãos e dos pés, no peito aberto, e readquire a confiança: é um homem novo, já não incrédulo mas crente".

O Papa também pôs como exemplo a Pedro, que "por três vezes renega Jesus, precisamente quando Lhe devia estar mais unido; e, quando toca o fundo, encontra o olhar de Jesus que, com paciência e sem palavras, lhe diz: «Pedro, não tenhas medo da tua fraqueza, confia em Mim». E Pedro compreende, sente o olhar amoroso de Jesus e chora".

 

"Como é belo este olhar de Jesus! Quanta ternura! Irmãos e irmãs, não percamos jamais a confiança na paciente misericórdia de Deus!".

O estilo de Deus, disse o Papa "não é impaciente como nós, que muitas vezes queremos tudo e imediatamente, mesmo quando se trata de pessoas. Deus é paciente conosco, porque nos ama; e quem ama compreende, espera, dá confiança, não abandona, não corta as pontes, sabe perdoar".

 

"Deus sempre espera por nós, mesmo quando nos afastamos! Ele nunca está longe e, se voltarmos para Ele, está pronto a abraçar-nos".

Francisco recordou, ademais "a parábola do Pai misericordioso", a qual, assegurou, "impressiona-me pela grande esperança que sempre me dá".

 

"Pensai naquele filho mais novo, que estava na casa do Pai, era amado; e todavia pretende a sua parte de herança; abandona a casa, gasta tudo, chega ao nível mais baixo, mais distante do Pai; e, quando tocou o fundo, sente saudades do calor da casa paterna e regressa. E o Pai? Teria ele esquecido o filho? Não, nunca!?".

O pai, recordou o Papa, "está lá, avista-o ao longe, tinha esperado por ele todos os dias, todos os momentos: sempre esteve no seu coração como filho, apesar de o ter deixado e malbaratado todo o património, isto é, a sua liberdade".

 

"O Pai com paciência e amor, com esperança e misericórdia não tinha cessado um instante sequer de pensar nele, e logo que o vê, ainda longe, corre ao seu encontro e abraça-o com ternura – a ternura de Deus –, sem uma palavra de censura: voltou! Isto é a alegria do pai; naquele abraço ao filho, está toda esta alegria: voltou! Deus sempre espera por nós, não se cansa".

Entretanto, o Santo Padre sublinhou que "a paciência de Deus deve encontrar em nós?a coragem de regressar a Ele, qualquer que seja o erro, qualquer que seja o pecado na nossa vida".

 

"Jesus convida Tomé a meter a mão nas suas chagas das mãos e dos pés e na ferida do peito. Também nós podemos entrar nas chagas de Jesus, podemos tocá-Lo realmente; isto acontece todas as vezes que recebemos, com fé, os Sacramentos".

O Papa remarcou que "é precisamente nas chagas de Jesus que vivemos seguros, nelas se manifesta o amor imenso do seu coração".

 

"Talvez algum de nós possa pensar: o meu pecado é tão grande, o meu afastamento de Deus é como o do filho mais novo da parábola, a minha incredulidade é como a de Tomé; não tenho coragem para voltar, para pensar que Deus me possa acolher e esteja à espera precisamente de mim. Mas é precisamente por ti que Deus espera! Só te pede a coragem de ires ter com Ele".

O Santo Padre recordou que em muitas ocasiões durante "meu ministério pastoral me repetiram: ‘Padre, tenho muitos pecados’; e o convite que sempre fazia era este: ‘Não temas, vai ter com Ele, que está a tua espera; Ele resolverá tudo’".

 

"Ouvimos tantas propostas do mundo ao nosso redor; mas deixemo-nos conquistar pela proposta de Deus: a proposta d’Ele é uma carícia de amor. Para Deus, não somos números; somos importantes, antes, somos o que Ele tem de mais importante; apesar de pecadores, somos aquilo que Lhe está mais a peito".

O Papa assinalou que Jesus "tomou sobre Si a vergonha de Adão, da nudez do seu pecado, para lavar o nosso pecado: pelas suas chagas, fomos curados".

 

"Recordai-vos do que diz São Paulo: De que poderei eu gloriar-me senão da minha fraqueza, da minha pobreza? É precisamente sentindo o meu pecado, olhando o meu pecado que posso ver e encontrar a misericórdia de Deus, o seu amor, e ir até Ele para receber o seu perdão".

Francisco assinalou que durante sua vida "vi muitas vezes o rosto misericordioso de Deus, a sua paciência; vi também em muitas pessoas a coragem de entrar nas chagas de Jesus, dizendo-Lhe: Senhor, aqui estou, aceita a minha pobreza, esconde nas tuas chagas o meu pecado, lava-o com o teu sangue".

 

"E sempre vi que Deus o fez: Deus acolheu, consolou, lavou e amou".


Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25226



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.863.197
Visitas Únicas Hoje: 1.241
Usuários Online: 435