espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10820 - Conheça a “Clericus Cup”, Campeonato de futebol dos Institutos Pontifícios Romanos.
Artigo visto 3171




Visto: 3171
Postado em: 29/03/13 às 09:21:13 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10820
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Zenit

Uma verdadeira manifestação multicultural: 335 jogadores formando 16 times. É a “Clericus Cup” que chega a sua sétima edição. Um verdadeiro campeonato de futebol disputado por sacerdotes e seminaristas dos Institutos Pontifícios de Roma. Os participantes agrupados em 4 dias, muito determinados, superaram a primeira fase. Agora, os jogadores aguardam as quartas de final do torneio que acontecerão dia 13 de abril.

O “campeonato mundial pontifício”, como definido por vários, é organizado pela ‘Centro Sportivo Italiano’ (CSI) e patrocinado pelo Departamento de Esportes da CEI ( Conferencia Episcopal Italiana), pelo Pontifício Conselho para os Leigos e pelo Pontifício Conselho para Cultura. 56 nações estão presentes no torneio, o maior número é representado pelos mexicanos, somam 46; seguido pela Itália e Estados Unidos com 29 jogadores; os brasileiros são 23 e os espanhóis 21.

 

As regras têm algumas diferenças em relação às tradicionais do futebol: a duração total foi reduzida para 60 minutos, e além do cartão amarelo e vermelho, há também o azul o que impõe a expulsão temporária por 5 minutos. O torneio é semelhante ao da Liga dos Campeões: quatro grupos constituídos por quatro equipes se enfrentam em partidas eliminatórias. Os dois primeiros vão para a próxima etapa, enquanto o restante é eliminado. Logo depois da Páscoa, no dia 13 de abril, acontecerão as quartas de final, dia 11 de maio as semi finais e sete dias depois, será a final que vai decidir o vencedor do torneio.

O evento vem sendo liderado pelo Redemptoris Mater, com três vitórias (2007, 2009 e 2010), seguido da Mater Ecclesiae, Gregoriana e North American Martyrs. Todos três com uma vitória (respectivamente em 2008, 2011 e 2012).

 

A edição de 2013 tem várias novidades, incluindo a faixa no braço de cada capitão, com a frase: “Succede a chi crede” (Acontece para aqueles que acreditam), trazendo à mente as maravilhas que a fé pode realizar: capaz de surpresas, de reunir, e ir além das diversidades humanas. E este ano, os Cardeais que chegaram a Roma para o Conclave, tiveram a oportunidade de ver de perto esta festa jovem. Muitos deles já moraram nestas faculdades romanas. Ao longo dos anos, muitos cardeais expressaram sua simpatia com relação ao evento, a partir do Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, de quem nasceu a idéia do torneio de futebol, ou o Português José Saraiva Martins, grande fã de futebol.

A última disputa dos grupos realizada alguns dias após a eleição de Bergoglio foi uma oportunidade para a faculdade argentina “Verbo Encarnado” de saudar o colega mais conhecido: Papa Francisco.

 

O sucesso da Clericus Cup aumenta a cada ano e atrai cada vez mais pessoas, adeptos e fãs de futebol que chegam nos campos do Oratório Pontifício de São Pedro seja para torcer para os sacerdotes amigos ou para contemplar o espetáculo da Cúpula que se avista do campo de futebol . Uma combinação ideal de esporte e sacro, anos-luz de distância dos episódios que estamos acostumados a ver no domingo, nos estádios italianos, porque muitas vezes nos esquecemos de que o futebol é, sobretudo, divertimento.


Fonte: http://zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.938
Visitas Únicas Hoje: 1.262
Usuários Online: 381