Espacojames


Página Inicial
Listar Resposta Católica


Como Baixar o vídeo para seu computador? Copie o link deste vídeo [ https://www.youtube.com/watch?v=WP0TIGlG9dM ] depois, entre neste site: [ http://pt.savefrom.net ] cole o link no campo indicado e clique na seta > para baixar. Não precisa instalar nada, todo o processo é online.


Artigo N.º 11399 - 125 – A Resposta Católica: É imoral realizar o exame de espermograma?
Artigo visto 1706 vezes




Visto: 1706
Postado em: 04/09/13 às 21:28:02 por: James
Categoria: Resposta Católica
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=197&id=11399
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Resposta Católica

Dependendo de sua finalidade o exame de espermograma pode ser moral ou imoral. Quando ele é solicitado para preparar uma fertilização in vitro é imoral, pois sua finalidade também o é. Para que haja um espermograma moralmente aceitável é preciso que a finalidade seja moralmente aceitável. Este exame, quando solicitado para detectar doenças ou resolver problemas de infertilidade pode ser aceitável.

Porém, é preciso analisar também o método pelo qual o espermograma pode ser realizado. Existem métodos lícitos e ilícitos para a colheita do material e estes devem ser levados em conta também. No dia 02 de agosto de 1929, o Santo Ofício publicou o seguinte decreto que diz respeito a utilização da masturbação direta como método para a colheita do esperma. Eis:
 
"Pergunta: É lícita a masturbação diretamente procurada para obter esperma com que se pode descobrir e logo curar, na medida do possível, a doença contagiosa da 'blenorragia'?"
 
Resposta: (confirmada pelo Sumo Pontífice em 26 de jun.): Não." (DH 2684)
Assim, está descartada a masturbação como método para obter o esperma a ser examinado. Esse posicionamento não é novo, pelo contrário, é a posição constante da tradição da Igreja. O próprio Catecismo da Igreja Católica, no número 2352 diz que:
 
"Por masturbação se deve entender a excitação voluntária dos órgãos genitais, a fim de conseguir um prazer venéreo. Na linha da tradição constante, tanto o magistério da Igreja como o senso moral dos fiéis afirmaram sem hesitação que a masturbação é um ato intrínseca e gravemente desordenado. Qualquer que seja o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade. (...)" (CIC 2352)
 
Assim, se o ato por si mesmo é desordenado, as circunstâncias não mudam a sua imoralidade e, portanto, a masturbação para obter esperma não é aceitável pela Igreja. A solução é buscar método alternativos para a colheita do material.
 
O primeiro método lícito é a punção, ou seja, uma pequena intervenção cirúrgica por meio da qual se colhe o esperma. O segundo é por meio da relação sexual matrimonial, no qual o esperma retido ou no fundo da vagina da esposa ou no canal da uretra do esposo é colhido. O terceiro - e controverso - método é o do ato sexual matrimonial realizado com um preservativo perfurado, no qual parte do esperma ejaculado fica retido na camisinha. Sobre este método paira dúvida sobre sua moralidade.
 
A conclusão, portanto, é que a colheita do material a ser examinado deve ser feita por meio de técnicas vinculadas à intervenção cirúrgica ou pelo ato sexual matrimonial. A masturbação, em qualquer circunstância, é ilícita e imoral, e, deste modo, descartada.


Fonte: http://www.padrepauloricardo.org



LEIA TAMBÉM
124 – A Resposta Católica: Qual a diferença entre a beatificação e a canonização?
123 – A Resposta Católica: É possível que no futuro a Igreja permita a ordenação sacerdotal de mulheres? - Parte 2
122 – A Resposta Católica: É possível que no futuro a Igreja permita a ordenação sacerdotal de mulheres?
121 – A Resposta Católica: Ressurreição dos mortos ou ressurreição da carne?
120 – A Resposta Católica: Como posso regularizar minha situação com a Igreja se meu companheiro não deseja o matrimônio?
119 – A Resposta Católica: Desde quando a Igreja começou a usar o nome de Católica?
118 – A Resposta Católica: É necessário fazer um curso de catequese na Igreja para receber a Primeira Comunhão?
117 – A Resposta Católica: Qual é o ensinamento da Igreja em relação a jejuar e abster-se de carne?
116 – A Resposta Católica: Um católico pode ser maçom?



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.267.244
Visitas Únicas Hoje: 768
Usuários Online: 248