espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 1518 - O que é HOMILIA?
Artigo visto 5615




Visto: 5615
Postado em: 26/04/09 às 21:34:12 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=1518
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


HOMILIA É CONVERSA DE FAMÍLIA

A palavra homilia é de origem grega e significa “conversa familiar”. Esta conversa é caracterizada por aqueles momentos prazerosos em que os filhos se reúnem ao redor do pai da família para ouvir e aprender os casos e fatos de sua vasta e sábia experiência, fazendo saltar aos olhos de todos os valores que conduzem ao sublime sentido da vida: o amor.

 
 


Sabemos que no mundo existem mais ou menos 48.000 sacerdotes e aproximadamente 900 bispos. Sabemos também que a cada semana, dois ou três públicos, mais ou menos fixos freqüentam nossos templos. Estes fiéis, sedentos de Deus, para a Igreja se dirigem em busca de algo consistente para suas vidas, desejando alimentarem-se de algo sólido. Cabe, pois, a este artigo, a tarefa de refletir sobre esta disponibilidade do povo de Deus, como também sobre a riqueza que é a Palavra de Deus partilhada, familiarmente, na homilia.

Vemos que a maioria de nossas homilias já não convence, não são preparadas, são mal feitas, expostas de forma incompreensível, dando descrédito ao Evangelho, itinerário da salvação. Elas não mais despertam o desejo de conversão e, não são capazes de criar uma realidade nova nas pessoas e na sociedade. O que acontece com a comunicação em nossas celebrações? O que falta? Zelo? Cuidado? Orientação?

O Departamento de Liturgia do Celam – o DELC – oferece um vasto instrumental de reflexão sobre a homilia, a fim de que por meio do Anúncio da Palavra haja santificação.
Queira Deus, o Absoluto dos nossos dias, que nos abramos ao Espírito de Amor que vem para suprir nossa pobreza.

A homilia
A palavra homilia é de origem grega e significa “conversa familiar”. Esta conversa é caracterizada por aqueles momentos prazerosos em que os filhos se reúnem ao redor do pai da família para ouvir e aprender os casos e fatos de sua vasta e sábia experiência, fazendo saltar aos olhos de todos os valores que conduzem ao sublime sentido da vida: o amor.

A homilia ultrapassa o que entendemos por discursos solenes, explanações moralistas, “elucubrações mentais”, aula de catequese, ou até mesmo exposições científicas, teológicas e filosóficas. Ela faz referência, pura e simplesmente, ao amor existente entre pai e filhos, à intimidade do lar. Ela não deve jamais afastar as pessoas, mas sim, atraí-las, aproximá-las da realidade celebrativa em que Deus fala aos corações, uma vez que, só os filhos possuem os corações escancarados para o Pai que lhes fala. Na homilia o sacerdote ou ministro da Palavra, deve ser íntimo da comunidade, porém, deve antes manter uma intimidade com o mistério de Deus. Tal intimidade é alcançada de modo perfeito pela oração. O pregador que gasta tempo conversando com Deus, com toda certeza, terá muito a partilhar com aqueles que o escutam.

A essência da homilia está na instrução, edificação e santificação dos fiéis a propósito dos mistérios da fé. Tecnicamente, na homilia, encontram-se duas funções litúrgicas importantes: função aplicativa, que é a de ser uma aplicação da mensagem bíblica ao hoje e aqui de nossas vidas; função viária, que é a de ser ponte entre a liturgia da Palavra e a liturgia sacramental. Ambas as funções são sublinhadas pela Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium (cf: 35 e 7), que nos mostra que a homilia não é um ato isolado, ou algo que separe a Liturgia Verbi (liturgia da Palavra) da Liturgia Sacramenti (liturgia sacramental), mas constitui o que se denomina “passagem para o rito”. É na homilia que o pregador busca na Palavra, proclamada e ouvida, uma atualização verificada na ação sacramental. Portanto, estas funções que a homilia executa coincidem numa conexão perfeita da Palavra de Deus ao hoje e aqui de nossa celebração ou de nossa vida.

Assim, a homilia é bem diferente de outros gêneros de “oratória sagrada”. Ela é parte fundamental do quesito Família Eclesial. A homilia é via para se aproximar das pessoas como um pai que fala de Deus aos corações de seus filhos.


Pesquisa no google



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.742
Visitas Únicas Hoje: 1.066
Usuários Online: 321