Espacojames


Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 12955 - Vai casar? dicas para não ter nenhum problema na organização do casamento religioso.
Artigo visto 1540 vezes




Visto: 1540
Postado em: 25/01/15 às 22:56:14 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=12955
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais

Se você é daqueles que gosta de planejar bem para não ter problemas na hora do casamento e não acabar tendo gastos fora do orçamento previsto, vai gostar de saber o que pode fazer com antecedência para evitar dor de cabeça.

Uma dica essencial para quem quer casar na Igreja, é que os noivos procurem o local que pretendem se casar com um ano de antecedência para acertar detalhes como disponibilidade de data e horário. A partir de seis meses de antecedência, os noivos devem providencir os documentos exigidos pela Igreja.

Confira as outras dicas:

1. Batistério: Entrar com a requisição do Batistério nas Igrejas em que a noiva e o noivo foram batizados. O Batistério é o documento que certifica que a pessoa foi batizada para fins de casamento. Este documento só tem validade por seis meses.

2. Documentação: Para dar entrada ao processo matrimonial são necessários os seguintes documentos: Batistério do noivo e da noiva; Certificado do Curso de Noivos, Certidão de Habilitação, Casamento Civil, Cópia da Carteira de Identidade dos noivos, Comprovante de residência dos noivos.

3. Entrada no processo matrimonial: Independente da Igreja escolhida para a celebração do matrimônio os noivos devem procurar a secretaria da paróquia da região onde um dos dois reside para dar entrada ao processo matrimonial. Isso deve ser feito com antecedência mínima de 90 dias. Esse tempo é necessário para que todas as providências sejam tomadas, como transferências, entrevistas e publicação dos proclamas.
Proclamas: Publicação da cerimônia religiosa de casamento que é fixada no quadro de avisos ou murais da Igreja.

4. Solicitação de dispensa (religião dos noivos): Informar com antecedência a Secretaria Paroquial caso um dos noivos seja cristão não católico (protestante, evangélico, pentecostal), de outra religião (budista, islâmico, judeu) ou ateu. A Igreja Católica respeita as crenças, porém, nesses casos, a paróquia fará um documento de “Solicitação de dispensa” ao Arcebispo, sem o qual não se pode realizar a celebração do matrimônio.

5. Data e horário: Após 15 dias, os noivos devem verificar se o processo chegou à Igreja solicitada e, então, confirmar na Secretaria o horário da celebração e o nome do celebrante.

6. Entrevista com o padre: Tendo acertado a data e o horário, é necessário marcar a entrevista com o padre responsável pela Igreja. Nessa entrevista, o sacerdote irá tratar de assuntos de ordem prática da cerimônia, esclarecendo dúvidas dos noivos e se certificando de seus firmes propósitos de se unirem em matrimônio.

7. Músicos: Os noivos devem escolher os músicos (de acordo com a regra da Igreja) e comunicar ao responsável pela Igreja.

8. Ornamentação: Cada Igreja tem suas próprias regras sobre horários para ornamentação, sobre o que pode ser feito em relação à iluminação, etc. Procure com antecedência o responsável por esse setor na Igreja escolhida para esclarecer quaisquer dúvidas.

Dicas do site da Arquidiocese de Salvador


Fonte: http://blog.comshalom.org/carmadelio/





LEIA TAMBÉM
Qual é o papel da mulher na Igreja?
Por que os padres não se casam?
Quem é o Papa? Quais são as suas competências?
Um padre permanece sacerdote “para sempre”?
Quem pode abrir ou fechar o sacrário?
Os demônios podem se arrepender e se salvar?
Se Lúcifer estava tão perto de Deus, por que se rebelou?
O que um sacerdote sente ao ouvir nossa confissão?
É correto rezar o Pai-Nosso com as mãos levantadas?



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.572.618
Visitas Únicas Hoje: 2.006
Usuários Online: 415