espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 5332 - Pobre do pregador...
Artigo visto 3564




Visto: 3564
Postado em: 01/06/10 às 07:58:17 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=5332
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


"Pobre do pregador que acha que está certo em tudo. Pobre daquele que joga seus fiéis contra outro pregador, por achar que ele está errado".

Eu não quero ter todas as respostas, para todas as questões da alma, porque se as tivesse eu seria Deus, e não posso, não quero e nem conseguiria ser Deus. Deus, só existe um que eu creio que é Uno e Trino. Ele tem todas as respostas. Eu não as tenho e nunca as terei.

Sei que não mereço, mas tenho pedido a Deus a graça de ser mais sábio do que tenho sido, porque erraria muito menos e acertaria muito mais. E certamente teria respostas para alguns problemas que agora não tenho.

Sei dizer que Deus quis, mas não sei dizer por que Deus quis. Também sei dizer que Deus não quis, mas não sei por que Deus não quis. Sei que, em alguns casos, Deus não quis daquele jeito, mas aconteceu daquele jeito. Deus não queria aquele seqüestro, aquele assassinato e aquela violência. Alguém o desobedeceu e fez. Deus não quer muitíssimas coisas terríveis que acontecem por aqui, mas assim mesmo aquilo se faz. E há alguns que as fazem e dizem que Deus os mandou fazer.

Fico impressionado com a facilidade com que alguns pregadores atribuem tudo à vontade de Deus. Resolve o problema deles que pretendem ter respostas e conhecer a verdade, mas não o problema de quem procura a verdade como ela é.

Na maioria dos casos, quando o pregador não sabe a resposta diz que Deus quer, Deus mandou, Deus gostaria, Deus se alegra com isto ou aquilo. Às vezes o que ele diz não tem a menor sustentação bíblica nem lógica, nem moral, mas o fiel queria certeza e ele a deu. Era certeza do pregador e do fiel, mas não era a verdade. Alguém pode ter certeza e estar errado. Pode-se ter certeza de que uma estrada leva a ao mar e ela não leva.

Eu gostaria de ter respostas para a maioria das perguntas que as pessoas me fazem. Tenho-as para muitas, mas não para a maioria. E muitas respostas que penso que estão certas não estão. Li errado, entendi errado ou alguém me ensinou errado...

Pobre do pregador que acha que está certo em tudo. Pobre daquele que joga seus fiéis contra outro pregador, por achar que ele está errado. O tempo pode provar o contrário. Pregadores de certezas absolutas podem acertar em alguns fatos e errar em outros. Uma coisa é pregar certeza e outra é pregar a fé, outra ainda, pregar submissão ao pregador.

A Igreja da qual faço parte diz, no seu catecismo oficial, que não se pode impor a fé em ninguém, nem ameaçar alguém com castigos divinos e com inferno só porque duvida de algo sobre o qual temos certeza. Jesus diz que muita gente que se considera certíssima não entrará no céu (Mt 25,41-46) e que muitos que nem sabiam que estavam servindo a ele, entrarão porque, mesmo sem o saber, fizeram a coisa certa e do jeito certo. (Mt 25,31-40)

Aceite quem tem boas respostas e boas perguntas, mas admite não ter todas as respostas. Desconfie do pregador entusiasmado que tem todas as repostas na ponta da língua e para tudo diz que Deus lhe deu a solução. Jesus mandou desconfiar desse tipo de pregador (Mt 24, 23-28)

Ele sabe que não sabe, mas finge que sabe, porque senão os fieis deixariam de ouvi-lo. É por isso que é raro encontrar pegadores que dizem: “Isto eu não sei explicar!” Políticos pedindo votos e pregadores querendo adeptos costumam dizer que sabem, quando realmente não sabem. Na maioria dos casos, eles não pregam a verdade e, sim, a si mesmos e a sua sabedoria. Acentuam mais a sua fala do que a verdade que deveriam anunciar.

Preste atenção em alguns deles. São bons de marketing. Mas marketing e fé não são a mesma coisa! A fé, às vezes, enche templos, mas o marketing também. O que é preciso é saber a diferença. Quem a conhece não cai na conversa de pregador que sabe tudo! Fiquemos com Mateus 24,24...

Pe Zezinho, SCJ




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.057
Visitas Únicas Hoje: 1.381
Usuários Online: 471