espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 4768 - Santa Rita de Cássia: A “Madrinha dos Sertões”
Artigo visto 5069




Visto: 5069
Postado em: 31/03/10 às 12:37:01 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=4768
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Santa Rita de Cássia é conhecida como a santa das causas impossíveis. Segundo a crença dos católicos, para ela nada é impossível e, por sua bondade, nada é negado.


Em poucos meses, a santa italiana terá mais uma tarefa para resolver: transformar a cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, em centro de peregrinação no Nordeste. Para isso, um convênio entre a Prefeitura de Santa Cruz, o Governo Federal e o Governo do Estado está finalizando a construção de uma estátua de Santa Rita de 42 metros de altura, que custou mais de R$ 5 milhões e será a maior estátua católica do mundo.

Com expectativa de ser inaugurada até o meio do ano, a estátua de Santa Rita de Cássia já atua como um imã para o olhar dos visitantes. Encravado no alto do Monte Carmelo, antigo ponto de peregrinação da cidade, mas na intenção de Nossa Senhora do Carmo, o monumento consegue atrair visitantes antes mesmo de ser aberto ao público. “Temos romarias, principalmente aos domingos”, diz o padre responsável pelo Alto de Santa Rita, Pe. Aerton Sales.

O motivo para tamanha devoção, de acordo com o padre, remonta aos fundadores das cidades da região do Trairi, que levaram a fé na santa como trunfo para prosperar na região.

Enquanto o Padre Cícero e o Frei Damião representam fenômenos religiosos nascidos no próprio Nordeste, dentro das crenças populares e tradicionais do sertanejo, Santa Rita de Cássia representa uma fé diferente, mais europeia, importada. Mesmo assim, o prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha, não duvida da capacidade de atrair fiéis para Santa Cruz por conta deste “detalhe”. “Santa Rita de Cássia é a quinta santa em devoção em todo o Brasil. Famosos como Roberto Carlos e Jô Soares são devotos dela. É uma Santa com muitos fiéis em toda a região”, afirma.

O Pe. Aerton Sales também acredita que, apesar da gênese europeia de Santa Rita de Cássia, a fé na Santa já é algo genuíno no coração dos nordestinos, destacadamente nos moradores da região do Trairi. “O sertão já tem o seu “padrinho”, que é o Padre Cícero, e já tem a sua mãe, que é a “Mãe do sertanejo”. Ora, todo padrinho precisa de uma madrinha e Santa Rita de Cássia vem para ser a “madrinha do sertão”. Esse é o título que estamos dando a ela no Alto de Santa Rita”, acrescenta o padre Aerton Sales.


Fotos enviada por João através do orkut


Estas 3 primeiras fotos são do interior da Igreja de Santa Rita de Cassia, em Santa Cruz, RN, e a ultima é maquete do alto de Santa Rita Madrinha dos Sertões, onde foi edificada a maior estatua religiosa das américas, 42 mts de altura. abraços!

 




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.847.311
Visitas Únicas Hoje: 587
Usuários Online: 191