espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 3917 - CAMINHANDO NA FÉ - Parte 2
Artigo visto 3601




Visto: 3601
Postado em: 27/12/09 às 07:09:44 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=3917
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Com a fé, com a ressonância do chamado “vem”, cada discípulo pode realizar o mesmo milagre de caminhar sobre as águas ao encontro de Jesus, e eu te pergunto qual é o mar que o Senhor te chama a caminhar para encontrar com Ele?

Na figura do nosso amado primeiro papa Pedro, vemos claramente que a fé, o crer em Jesus não é apenas uma aventura, mas crer é ousar, é lançar-se tendo como sustento o chamado do Senhor ‘vem’, não é mais viver em função do passado, dos traumas, do problema, mas é caminhar para frente, em função de um futuro, é também viver a conversão, ou seja viver o seguimento de Jesus no aqui e agora. De um certo modo a fé é obediência a sua palavra “vem”. Se Jesus nos chama para algo, embora nos sentimos limitados e fracos, é Ele que nos sustentará, à medida que caminharmos na fé, na obediência a sua palavra.

Para caminharmos sobre as águas como Cristo, necessitamos da firmeza da fé, crendo na sua palavra, na sua solicitação, no chamado que Ele fez e na demonstração do seu plano revelado no íntimo do nosso coração, de modo que o que nos impulsiona não sejam as coisas e as situações deste mundo, as nossas vontades, mas o projeto que Ele tem revelado no nosso interior, e assim viver com esperança, esperança que o Senhor pode realizar até o que pede o nosso coração, desde que estejamos já na vidas da graça.

Caso a nossa barca esteja agitada pelas ondas do mar, empurrada pelos ventos contrários e perdida na escuridão da noite, a qual nos traz muitos medos, sempre se aproxima de nós a alba do dia, que é Jesus caminhando ao nosso encontro gritando para nós “Coragem, não tenha medo, sou eu!”.

Jesus chama Pedro em meio às turbulências do vento e do mar, para que ele, Pedro, dê um novo passo no seu seguimento, para que confie e não temas e, imediatamente, Pedro responde ao chamado “Vem” e lança-se a caminhar no mar, e rapidamente se cumpre um milagre, Pedro caminha sobre as águas agitadas do mar da vida. Surgem as incertezas e Pedro se esquece rápido de que se colocou a caminho por obediência a palavra de Jesus, e afunda, mas de seu coração brota um grito “Senhor salva-me!”, e Jesus pega na mão de Pedro, não o deixar afundar, e lhe dá novamente a vida.

Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a afundar, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! Assim, entre a oscilação da fé e a dúvida, surge o grito que abre o caminho a para a salvação: “Senhor Salva-me!”. Grito de fé, de medo, de morte, raiz da fé.

É interessante contemplar esta passagem se colocando no lugar de Pedro que percebe que o milagre de caminhar sobre as águas, não serve para reforçar a fé, caminha, duvida e afunda, e mais tarde seguirá o Senhor, não mais atraído por caminhar sobre ás águas, por milagres, por sinais sobrenaturais, mas atraído em testemunhar a sua fé, em caminhar seguindo os passos do mestre para o Calvário, andando atrás de Jesus não porque Ele sabe suspender o vento e a fúria do mar, mas porque sabe amar, fazer-se próximo, amando.

Teologicamente o grito de Pedro, “Senhor Salva-me!”, é a tradução do nome de Jesus, Deus salva. È de um lado o grito do homem em busca de salvação, do socorro, da vida, e do outro o grito de Deus que chama o homem para salva-lo.

É belo ver como a voz de Jesus “Vem!”, ressoa ainda hoje em nossas vidas, como também é belo ver Jesus estendendo a mão para segura-lo, e segurando-o, disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

Imagino que, neste momento, Jesus estendeu a mão para Pedro que tremia de medo, tinha a sua face transfigurada, levantou-o e abraçou sorrindo, pronunciando: “Homem de pouca fé, porque duvidastes!”, Como se quisesse dizer, “Pedro, Pedro, ainda não percebeu que Sou Eu o Senhor da tua vida? Confie em mim!”.

Contudo, embora entusiasta era a fé de Pedro, ela era motivo de alegria para Jesus. Jesus sabia que ele era fraco como nós, que sempre duvidamos. Mas Jesus lhe estende a mão. Acredito que todas as vezes que também nós estendemos a nossa mão para o Senhor, lhe pedindo socorro, se cumpre a profecia de Isaias 59,1 : “A mão do Senhor não é curta para salvar e nem seus ouvidos incapazes de ouvir!”, pois como diz o Salmo 120,3-4 “O Senhor guardará os teus passos, não deixará que teu pé vacile!”. Deus não está longe da nossa tempestade, espera apenas que o invoquemos com o mesmo grito de Pedro “Senhor salva-me!”.

“Porque tivestes medo, homem de pouca fé?”. Na verdade o homem de pouca fé não era somente Pedro, mas todos os discípulos, Pedro foi apenas aquele que ousou imitar Jesus caminhando sobre as águas e porque ainda confiava muito em si mesmo afundou. O homem pode seguir Jesus, apenas obedecendo-o e aqui está a diferença entre haver fé, ou não ter fé.

“Homem de pouca fé, porque duvidastes?”. É certamente esta a palavra de Deus dirigida para o homem e o exemplo é Jesus, que se deixou encontrar por Pedro, que tinha pouca fé, cessando a tempestade. É uma linguagem que descreve os momentos que passamos tantas vezes...

Vivemos situações que pensamos não ser possível mais vivê-las, pois aquilo que acontece em nós e ao nosso lado, parece não oferecer mais saída. Situações que descrevem a fragilidade humana, ou se preferir, experiências de falimento dos nossos sonhos, acompanhadas por desconfianças.

É o momento em que não conseguimos mais ver o amanhã da esperança...como se não tivesse mais nada a ser feito, ou como se não tivesse mais ninguém a te estender a mão, como se Deus não existisse.

Pedro é o homem de pouca fé, não porque duvida, mas porque pede milagres. No entanto, porque é ainda fraco, Jesus lhe estende a mão e abraça a cruz, morre na cruz por ele, para cessar a incredulidade, a fraqueza e o medo que havia em seu coração, no nosso coração.

PERMANECEI NA PAZ E CAMINHAI SEMPRE NELA!
UM FRATERNO ABRAÇO!!!!!!
PANIE JEZU UFAM TOBIE!!!
 

 


Pe. Mateus Maria, FMDJ
www.mosteiroreginapacis.org.br
http://rainhadapaz.blog.terra.com.br/
paniejezuufamtobie@terra.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.873.547
Visitas Únicas Hoje: 1.285
Usuários Online: 331