Espacojames


Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 13143 - As 3 atividades de que uma família precisa para conservar sua fé
Artigo visto 1515 vezes




Visto: 1515
Postado em: 31/03/15 às 12:48:57 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=13143
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos

Diversos estudos realizados em dioceses do mundo inteiro coincidem em que há 3 elementos indispensáveis para os membros de toda família católica

Nesta época em que há tantos ataques à família, e na qual a mídia nos apresenta como ideais ou normais situações que atentam contra a unidade e integridade física e moral dos membros da família, podemos nos perguntar: de que uma família católica precisa para manter-se unida, conservar sua fé e dar testemunho cristão aos outros?

Diversos estudos realizados em dioceses do mundo inteiro coincidem em que há 3 atividades indispensáveis para os membros de toda família católica:

1. Orar juntos

Dizem que "a família que reza unida permanece unida". É vital achar tempo para que a família se reúna para rezar. Pode ser o terço, relacionando cada mistério com as intenções de cada um; podem ler, meditar e comentar algum texto bíblico (por exemplo, os textos da liturgia do dia); podem fazer oração de louvor, gratidão, petição.

Quando alguém faz um pedido na oração, os outros acolhem e oram por esta petição. Por exemplo, quando uma filha pede a Deus para se sair bem em uma prova, seu pai pode pedir ao Espírito Santo que a ilumine; sua mãe, que a mantenha tranquila; seu irmão, que ela tire um dez. Assim, quem pede algo, sente-se sustentado não só por Deus, mas também pela sua família.

Hoje em dia, muita gente, quando tem um problema, se embriaga, usa drogas ou tenta evadir-se. No entanto, quem pertence a uma família que reza diariamente, enfrenta a vida de outra maneira, com a certeza de que está nas mãos amorosas de Deus e de que conta com a valiosa intercessão da sua família.

2. Ir juntos à igreja

É ideal poder ir juntos à missa dominical, mas, se for possível, a família pode ir junta à missa em algum outro dia também, no meio da semana, antes ou depois da escola ou do trabalho.

Também é importante dedicar um tempo a visitar Jesus na Eucaristia.

Igualmente, é importante participar juntos dos eventos que a igreja organiza: cursos, retiros, palestras, e também festas, quermesses e atividades que permitam conhecer outras famílias, com as quais possam fazer amizade, compartilhar a fé, apoiar-se mutuamente com oração.

3. Realizar juntos obras de misericórdia

O Papa Francisco incentiva a Igreja, a família, os fiéis a não se fecharem em si mesmos, mas ir ao encontro dos outros para ajudar. Assim, é fundamental exercer, como família, a verdadeira caridade.

Isso não se faz apenas uma ou duas vezes ao ano, ao participar da campanha do agasalho, mas sim comprometendo-se em algum apostolado, serviço, missão, que possa ser realizado por todos os membros da família.

Cada um ajuda no que pode e todos se apoiam. Isso permite que a família valorize mais o que tem e dá a cada um dos seus membros um coração sensível, capaz de compadecer-se diante das necessidades alheias e fazer o que puder para remediá-las.

A família que reza unida, vai à igreja e faz obras de misericórdia enfrentará, como todas, problemas e dificuldades, mas não lidará com eles como as outras, na evasão, com brigas ou desintegração, mas com a serenidade de saber-se unida e sempre sustentada pela graça e pelo amor do Senhor.


Fonte: http://www.aleteia.org/



LEIA TAMBÉM
Uma família que foi guardada por Deus
São Patrício: um pouco mais do que cerveja verde
A melhor vitamina
Semana Santa: um guia para vivermos a última semana de Jesus dia por dia
O demônio diante da Eucaristia
Religiosos membros da maçonaria: denúncia do santo Padre Pio de Pietrelcina.
SÃO JOSÉ Na Vida de Cristo e da Igreja
A Salvação é o Negócio mais IMPORTANTE e o mais Descuidado
A reencarnação – absolutamente rejeitada pela fé cristã - analisada à luz da razão natural e da filosofia.



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.328.219
Visitas Únicas Hoje: 1.124
Usuários Online: 414