"NÃO FARÁS PARA TI ESCULTURA" - EX 20 3-6
 
 
 
Recorde de acesso em:
23/03/2016
é de 7.940
Total Visitas Únicas: 5.781.658
Visitas Únicas Hoje: 640
Usuários Online: 238
Sistema de Busca



Qual a aparição de Nossa Senhora mais importante na História?

Medjugorje

Fátima














Newsletter Espacojames
Receba nossas atualizações diretamente no seu Email - Grátis!
 

Artigos
Artigos sobre diversos temas, todos relacionados a igreja e o nossa vida cristã.




Salvar no Instagram

Salvar em PDF






Visto: 2780 - Impresso: 95 - Enviado: 22 - Salvo em Word: 127
Postado em: 03/08/12 às 06:30:18 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=10001
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos

No evangelho lemos:

"Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de minha face. 4 Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 5 Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, 6 mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos." EX 20 3-6

ALGUNS USAM ESSA PASSAGEM E OUTRAS SEMELHANTES PARA DIZER QUE NÓS CATÓLICOS ADORAMOS OS SANTOS E MARIA OU IMAGENS, MAS DO QUE NA VERDADE SE FALA AÍ É SOBRE OS DEUSES, OS ÍDOLOS.

EM OUTRAS POSTAGENS, JÁ COMENTEI SOBRE AS PASSAGENS DA BÍBLIA QUE FALAM QUE PODEMOS FAZER IMAGENS DE SANTOS E ANJOS SIM.

FAZER IMAGENS NÃO É CONTRA A BÍBLIA E CULTUÁ-LAS TAMBÉM NÃO, POIS NÃO EXISTE SÓ UMA FORMA DE CULTO.

EXISTE O CULTO DE ADORAÇÃO QUE SÓ PRESTAMOS A DEUS, A TRINDADE SANTA. E EXISTE O CULTO DE VENERAÇÃO.


VENERAR É RESPEITAR. ASSIM, DEVEMOS VENERAR NOSSOS PAIS, AVÓS, PESSOAS RESPEITOSAS E HONROSAS, TODOS QUE FAZEM OU FIZERAM O BEM DE FORMA RELEVANTE, ASSIM COMO OS SANTOS, OS ANJOS E ACIMA DELES, MARIA, A ÚNICA ESCOLHIDA PARA COLABORAR MAIS INTIMAMENTE DO PLANO DE DEUS.


IMAGINE O QUE SERIA DO MUNDO DAS ARTES SE SEGUISSIMOS AO PÉ DA LETRA ESSE VERSÍCULO:

"4 Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. "

NA PASSAGEM ABAIXO , RETIRADA DO LIVRO DO NÚMEROS, PODEMOS CONFIRMAR QUE DEUS NÃO PROÍBE IMAGENS:

"E O SENHOR DISSE A MOISÉS: "FAZE PARA TI UMA SERPENTE DE BRONZE E METE-A SOBRE UM POSTE. TODO O QUE FOR MORDIDO, OLHANDO PARA ELA SERÁ SALVO. MOISÉS FEZ, POIS, UMA SERPENTE DE BRONZE E FIXOU-A SOBRE UM POSTE. SE ALGUÉM ERA MORDIDO POR UMA SERPENTE E OLHAVA PARA A SERPENTE DE BRONZE, CONSERVAVA A VIDA." NUM 21 8-9


OLHAR PARA UMA IMAGEM NÃO É ADORÁ-LA.

HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE IMAGENS E ÍDOLOS ( IMAGENS DE DEUSES).

 
SE NÃO FOSSE ASSIM O PRÓPRIO DEUS QUE PROIBIU "ESCULTURA E FIGURA ALGUMA DO QUE ESTÁ EM CIMA NOS CÉUS, OU EMBAIXO SOBRE A TERRA OU NAS ÁGUAS, DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE PROSTRARÁS DIANTE DELAS E NÃO LHES DARÁS CULTO" EX 20, 4-5,

NÃO TERIA MANDADO LOGO EM SEGUIDA FAZER O QUE TINHA DITO PARA NÃO FAZER.

INTERESSANTE QUE A SERPENTE NO DESERTO ERA CULTUADA COMO UM SINAL DOS DEUSES, MESMO ASSIM MOISÉS A FEZ E O POVO A OLHAVA, NÃO ADORANDO-A, COMO MUITOS NO DESERTO FAZIAM, MAS COMO UM GESTO DE FÉ, OLHANDO PARA A IMAGEM DA SERPENTE, ORAVAM A DEUS, AQUELE QUE NÃO SE PODE VER.

A MENTE DE QUEM OLHAVA PARA A SERPENTE SE ELEVAVA AO DEUS INVISÍVEL, NOS CÉUS.

DO MESMO MODO, AO OLHARMOS PARA UMA IMAGEM COMO A DE NOSSA SENHORA, NOSSA MENTE SE ELEVA A AQUELA QUE A IMAGEM REPRESENTA, MARIA, QUE ESTÁ JUNTO DO SEU FILHO NO CÉU E QUE ORA POR NÓS E PODE NOS AJUDAR COM SUAS ORAÇÕES DE MÃE, ASSIM COMO FEZ O FILHO FAZER SEU PRIMEIRO MILAGRE NAS BODAS DE CANÁ SEM SER CHEGADA AINDA SUA HORA.


SE MARIA CONSEGUIU MUDAR O PENSAMENTO DE JESUS NAQUELE DIA, TAMBÉM PODE NOS AJUDAR AINDA HOJE, COM SEUS PEDIDOS DE MÃE.


MAIS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MINHA FACE. NÃO FARÁS PARA TI ESCULTURA, NEM FIGURA ALGUMA DO QUE ESTÁ EM CIMA NOS CÉUS, OU EMBAIXO SOBRE A TERRA, OU NAS ÁGUAS, DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE PROSTRARÁS DIANTE DELAS E NÃO LHES PRESTARÁS CULTO. " EX 20,3-4

Ao ler esse texto poderíamos pensar que reverenciar as imagens dos Santos, de Nossa Senhora e de Jesus, seria um pecado aos olhos de Deus.

Poderíamos pensar que se ajoelhar diante de uma obra de arte, uma cruz ou imagem para rezar seria uma adoração a ídolos, a deuses e que estaríamos pecando contra Deus.

No entanto, quando lemos mais adiante a Bíblia vemos:


"FARÁS DOIS QUERUBINS DE OURO; E OS FARÁS DE OURO BATIDO, NAS DUAS EXTREMIDADES DA TAMPA. TERÃO ESSES QUERUBINS SUAS ASAS ESTENDIDAS PARA O ALTO, E PROTEGERÃO COM ELAS A TAMPA, SOBRE A QUAL TERÃO A FACE INCLINADA. COLOCARÁS A TAMPA SOBRE A ARCA E PORÁS DENTRO DA ARCA O TESTEMUNHO QUE EU TE DER. ALI VIREI TER CONTIGO, E É DE CIMA DA TAMPA, DO MEIO DOS QUERUBINS QUE ESTÃO SOBRE A ARCA DA ALIANÇA, QUE TE DAREI TODAS AS MINHAS ORDENS PARA OS ISRAELITAS." EX. 25, 18-22

Ao ler esse trecho, alguém poderia ficar sem entender, como em um momento Deus proibiu todo tipo de escultura "NEM FIGURA ALGUMA DO QUE ESTÁ EM CIMA NOS CÉUS, OU EMBAIXO SOBRE A TERRA, OU NAS ÁGUAS, DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE PROSTRARÁS DIANTE DELAS E NÃO LHES PRESTARÁS CULTO" e logo depois diz a Moisés para fazer a escultura de dois querubins, (anjos), de onde o próprio Deus falaria com Moisés. E é claro que para isso Moisés estaria ajoelhado diante dessas esculturas de anjos.


E ainda mais, quando Salomão contrói o Templo em Jerusalém:

"FEZ NO SANTUÁRIO DOIS QUERUBINS DE PAU DE OLIVEIRA, QUE TINHAM DEZ CÔVADOS DE ALTURA. CADA UMA DAS ASAS DOS QUERUBINS TINHA CINCO CÔVADOS, O QUE FAZIA DEZ CÔVADOS DA EXTREMIDADE DE UMA ASA À EXTREMIDADE DA OUTRA. O SEGUNDO QUERUBIM TINHA TAMBÉM DEZ CÔVADOS; OS DOIS TINHAM A MESMA FORMA E AS MESMAS DIMENSÕES. UM E OUTRO TINAM DEZ CÔVADOS DE ALTURA. SALOMÃO PÔ-LOS NO FUNDO DO TEMPLO, NO SANTUÁRIO. TINHAM AS ASAS ESTENDIDAS, DE SORTE QUE UMA ASA DO PRIMEIRO TOCAVA UMA DAS PAREDES E UMA ASA DO SEGUNDO TOCAVA OUTRA PAREDE, ENQUANTO AS OUTRAS DUAS ASAS SE ENCONTRAVAM NO MEIO DO SANTUÁRIO. REVESTIU TAMBÉM DE OURO OS QUERUBINS." I REIS 6,23-28

E continuando, a sagrada escritura afirma que Salomão adornou as paredes e as portas do Templo com figuras, imagens e esculturas:

"MANDOU ESCULPIR NELAS QUERUBINS, PALMAS E FLORES DESABROCHADAS E COBRIU TUDO DE OURO , AJUSTADO ÀS ESCULTURAS." I REIS 6,35

E ainda ornamentando o Templo Salomão mandou fazer painéis e molduras com figuras de animais, o que seria proibido se levarmos ao pé da letra o mandamento de não fazer esculturas, nem figuras, ainda mais em um lugar de culto:

"NOS PAINÉIS ENQUADRADOS DE MOLDURAS, HAVIA LEÕES, BOIS E QUERUBINS, ASSIM COMO NAS TRAVESSAS IGUALMENTE. POR CIMA E POR BAIXO DOS LEÕES E DOS BOIS PENDIAM GRINALDAS EM FORMA DE FESTÕES." I REIS 7, 29

Bem, se Deus houvesse proibido imagens, com certeza não teria gostado nada, nada, do Templo de Salomão, mas pelo o contrário diz a Bíblia que Deus se agradou do Templo:

"QUANDO OS SACERDOTES SAÍRAM DO LUGAR SANTO A NUVEM ENCHEU O TEMPLO DO SENHOR, DE MODO TAL QUE OS SACERDOTES NÃO PUDERAM ALI FICAR PARA EXERCER AS FUNÇÕES DE SE MINISTÉRIO; POR QUE A GLÓRIA DO SENHOR ENCHIA O TEMPLO DO SENHOR." I REIS 8, 10-11


EU, TAMBÉM, ME AGRADO MUITO DE OLHAR OS TEMPLOS CONSTRUÍDOS EM HONRA DE CRISTO:

CRUZES NO ALTO DAS TORRES, ANJOS, QUERUBINS NOS ALTARES, ADORNOS, PAINÉIS, FLORES, FIGURAS DE SANTOS E PASSAGENS BÍBLICAS, ETC.

SE SALOMÃO ORNAMENTOU O TEMPLO E FOI DO AGRADO DE DEUS, ENTÃO NÃO HÁ PROBLEMAS NA ORNAMENTAÇÃO DE NOSSOS TEMPLOS, PELO O CONTRÁRIO, QUANDO ENTRO NUMA IGREJA BEM DECORADA, COM BELAS IMAGENS SINTO QUE "A GLÓRIA DO SENHOR ENCHE O SEU TEMPLO."

SE MOISÉS SE AJOELHAVA PARA ORAR DIANTE DOS QUERUBINS, TAMBÉM NÃO VEJO PROBLEMAS EM EM AJOELHAR PARA ORAR DIANTE DOS SANTOS E NOSSA SENHORA, POIS ASSIM COMO OS QUERUBINS, ELES SÃO SERVOS DE DEUS, QUE NOS TRAZEM A GLÓRIA DO SENHOR.



AO NOS AJOELHARMOS DIANTE DAS IMAGENS, NÃO AS ADORAMOS, PORQUE TODOS SABEMOS DISTINGUIR ENTRE A ADORAÇÃO A DEUS E O AMOR E DEVOÇÃO AOS SANTOS E ANJOS.
SALOMÃO E MOISÉS, QUANDO SE AJOELHAVAM PARA ORAR DIANTE DOS QUERUBINS E ENFEITES, SABIAM QUE ESTAVAM SE DIRIGINDO A DEUS E NÃO ADORANDO ESCULTURAS.

DO MESMO MODO, QUANDO REZAMOS DIANTE DE UMA IMAGEM, NOS DIRIGIMOS PARA AQUELE QUE A IMAGEM REPRESENTA, SE FOR UM SANTO, SANTA OU MARIA, MÃE DE JESUS, PEDIMOS QUE ELES INTERCEDAM, OU REZEM CONOSCO E POR NÓS E ASSIM NÃO ADORAMOS NINGUÉM ALÉM DE DEUS:

"Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém."


AJOELHAR-SE DIANTE DE UM SANTO PARA PEDIR SUA INTERCESSÃO NÃO É ADORAR, COMO NO CASO DE ABIGAIL, QUE INTERCEDEU PELA SALVAÇÃO DO MARIDO DIANTE DE DAVI:

"QUANDO ABIGAIL AVISTOU DAVI, DESCEU PRONTAMENTE DO JUMENTO E PROSTROU-SE COM O ROSTO POR TERRA DIANTE DELE." I SM 25,23

 



Fonte: http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/%22N%C3%83O%20FAR%C3%81S%20PARA%20TI%20ESCULTURA%22











Postado por: James - www.espacojames.com.br em: 03/08/12 às 06:30:18 h.


Saiba como contribuir com nosso site:

1) O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!   [ Leia + ]

2) - Receba diariamente os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui! é grátis!
 
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por aqui!

4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações clique no botão abaixo.




LEIA TAMBÉM











Copyright 2006 - 2015 - www.espacojames.com.br - Todos os Direitos Reservados - Santarém - Pará - Brasil
Desenvolvido por: ESPACOJAMES