Postado em: 18/03/12 às 12:38:41 por: James
Categoria: Lugares Bíblicos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=8&id=9547
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Lugares Bíblicos
O local em que o cego curado por Jesus se banhou fica na Cidade de Davi, próximo ao Monte do Templo, em Jerusalém
No livro de João, capítulo 9, é contada a passagem em que Jesus, em Jerusalém, cura um pedinte cego de nascença enquanto andava pela cidade com seus discípulos. O Messias cuspiu no chão e, com as mãos, fez uma pasta com a terra e a saliva aplicando-a nos olhos do mendigo. Logo depois, ordenou que o homem se banhasse ali perto, no tanque de Siloé.
Ele foi, banhou-se, tirou a lama dos olhos e começou a enxergar, para que todos vissem nele a glória de Deus.
Achado por acaso
Quando arqueólogos trabalhavam nas escavações da parte oeste da Cidade de Davi, em Jerusalém, descobriram o tanque do relato bíblico, hoje disponível para visitação. O reservatório é ligado ao Túnel de Ezequias, aqueduto escavado na rocha que abastecia a fortaleza de Davi.
Em 2004, operários que trabalhavam na manutenção de um sistema de drenagem de águas pluviais encontraram, enquanto cavavam, antigos degraus de pedra. Os arqueólogos Eli Shukrum, da Autoridade de Antiguidades de Israel, e Ronny Reich, da Universidade de Haifa, fora encarregados de explorar a área da descoberta. O sistema de drenagem e até mesmo a rua em que ficava foram desviados, liberando a área para maiores escavações. Após meses de trabalho, uma larga escadaria foi liberada de toda a terra que a cobria. Ela era o acesso ao grande tanque em que o mendigo cego se banhou.
Os objetos encontrados, como potes de cerâmica, e a forma como os degraus foram construídos confirmam que o tanque estava em pleno uso no século 1. As escavações continuaram ao longo de 2005, revelando que o tanque era bem maior do que todos imaginavam, e os arqueólogos descobriram sua base pavimentada de pedras, uma grande piscina rústica. Foram liberados 20 degraus, em quatro lances de cinco.
Deus provê durante crise
O tanque, em uso nos tempos de Jesus, recebia a água por um túnel cavado em 700 antes de Cristo (a.C.) pelo rei Ezequias para abastecer Jerusalém durante os cercos dos assírios, descritos em II Reis 20:20: "Ora, o mais dos atos de Ezequias, e todo o seu poder, e como fez a piscina e o aqueduto, e como fez vir a água à cidade, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
Hoje, as escavações e a parte interna do tanque sob a Cidade de Davi estão abertos à visitação, onde cristãos do mundo todo podem conhecer um dos locais em que a glória de Deus se fez presente, fisicamente, para que muitos pudessem testemunhar e crer nEle, pelas mãos de seu único filho, o Messias.