espacojames



Página Inicial
Listar O Purgatório




Artigo N.º 3244 - Meditação sobre o Purgatório
Artigo visto 4680




Visto: 4680
Postado em: 04/10/09 às 19:10:20 por: James
Categoria: O Purgatório
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=75&id=3244
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: O Purgatório


Varias historias e uma profunda meditação para recordamos que além de rezar pelas almas que padecem no purgatório, temos também que nos recordar a gravidade do mesmo. (retirado do devocionário ancora da salvação de 1950).

 
 
 
Nada faz tão perceptível a malícia do pecado venial como as muitas almas, de que contam por varias e autenticas aparições, que espiaram no Purgatório faltas, que segundo nossa maneira de falar são muito ligeiras.
Umas foram condenadas a ele por terem falado na Igreja sem necessidade, como uma menina de sete anos, segundo refere Cesáreo; outras, como a irmã de São Pedro Damino, por ter escutado com gosto uma musica profana. Morreu Vitalina, nobre donzela romana, querida por Santa Mônica em tão boa opinião que encomendava a seu filho Agostinho em suas orações: e apesar disso, apareceu muito triste a São Martinho bispo, dizendo-lhe 'Estou ardendo por ter lavado duas ou três vezes a cara com demasiada vaidade'. Um religioso foi ao Purgatório por não ter feito inclinação de cabeça ao dizer Gloria Patri, no fim dos salmos; outros por estar ao fogo, mais que o ordinário em tempo de inverno: lá foi parar São Severino por certas negligencias no rezo divino; uma criança de nove anos esteve naquele fogo por não ter devolvido o troco de algumas 'frioleras' que tinha tomado: muitos anos esteve naquele fogo um pai de família por ter descuidado da boa educação de seus filhos; São Valero por ter favorecido demasiado a um sobrinho seu; e assim de outros muitos.
Refere Tomas de Cantimprato que a um homem muito virtuoso, porem que por causa de uma larga e terrível enfermidade, estava desejando muito morrer, apareceu a ele um Anjo do Senhor e lhe disse; 'Deus aceitou seus desejos; escolhe, pois; passar três dias no purgatório e depois ir ao céu, ou ir ao céu sem passar pelo purgatório, porém sofrendo ainda um ano nessa enfermidade'. Ele escolheu o primeiro; morreu e foi ao purgatório. Não havia ainda passado um dia quando o anjo lhe apareceu de novo. Apenas visto aquela pobre alma, 'não é possível, exclamou a alma, que tu sejas um anjo bom, pois me enganou. Dizias-me que somente estaria três dias neste lugar. E já faz tantos anos que estou sofrendo aqui as mais horríveis penas!' -Vós sois quem se enganou, respondeu o anjo; ainda não há passado um dia; teu corpo esta ainda por ser enterrado; se prefere sofres um ano mais esta enfermidade, Deus te permite ainda sair do Purgatório e voltar ao mundo- Sim, santo anjo, replicou; não somente esta enfermidade durante um ano, se não quantas penas, dores e males que haja no mundo sofrerei com gosto, antes que padecer só uma hora as penas do Purgatório' Voltou, pois, a vida e sofreu com admirável alegria um ano aquela enfermidade, publicando a todos o terrível que são as penas do Purgatório.
Considera, amado cristão, o tormento que causa as almas o fogo abrasador do purgatório. Se o fogo de este mundo, criado para serviço do homem, e efeito da bondade divina, já é o, mas terrível de todos os elementos; (...) Que será do purgatório, acendido por um Deus santíssimo e justíssimo, para com ele demonstrar o ódio que tem ao pecado? É tal, disse Santo Agostinho, que o fogo de este mundo, comparado com ele, não é mais que pintado. Tamquam iginis depictus!!!




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.851.390
Visitas Únicas Hoje: 1.683
Usuários Online: 253