Vocação de mãe
Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos Site Aarão




Artigo N.º 5825 - Vocação de mãe
Artigo visto 2368




Visto: 2368
Postado em: 02/08/10 às 09:54:50 por: James
Categoria: Artigos Site Aarão
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=50&id=5825
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos Site Aarão


Estimar seu estado
(do livro: A Divina Eucaristia – Volume V - São Pedro Julião Eymard)

Isso significa amar a sua vocação, amar a sua família, amar o seu lar.
 
1º - Amar a vocação, como sendo a que Deus, em seu amor, lhe destinou, de preferência a qualquer outra. Toda flor é bela quando perfeita. Deus antes considera o amor do coração que a sublimidade do estado. Quem souber servi-Lo com fidelidade amorosa, ser-lhe-á sempre agradável.
 
2º - Amar a família – A família é a herdeira natural da Sagrada Família de Nazaré. O mesmo espírito, as mesmas virtudes devem orná-la e constituir-lhe toda a alegria... Amará o esposo como o representante, como o ministro da autoridade divina. Cercá-lo-á de respeito, assistir-lhe-á com carinho e confiança.
 
...Amará cristãmente os filhos, isto é, amá-lo-á em Jesus Cristo, que disse: “Deixai vir a mim os pequeninos, e não os estorveis; porque deles é o reino de Deus” (Mc 10,14). Jesus quis fazer-se Menino, a fim de tornar a infância ainda mais amável, ainda mais digna dos cuidados maternos da caridade divina. O amor materno, para ser perfeito, deve ser sobrenatural, terno e generoso.

A dona de casa será para com os empregados, benevolente, vendo neles membros obedientes de Jesus Cristo, irmãos numa mesma Fé e cidadãos do Céu numa mesma esperança, almas que Deus lhe confiou, para dirigir e sustentar no caminho da salvação.
 
3º - Amar o lar – Para sentir-se feliz em casa, a mãe de família deve considerá-la qual outro Nazaré; nela se comprazer, amar-lhe a solidão e o retiro, que a preservam dos escândalos do mundo e a abrigam dos seus perigos; torná-la, por assim dizer, num cenáculo de orações e de graças.
 
Um dos seus primeiros cuidados será cuidar bem da casa, determinar os deveres de cada qual, zelar pela limpeza e ordem, e pela polidez cristã dos membros entre si, tornando-se ela mesma a alma e o centro de tudo. Sua casa será então qual casa de Deus, onde ela gozará das delícias da paz e da felicidade que dá a virtude.
 
Servir sua família
 
A mãe, uma vez convencida da estima e do amor que merece o estado que abraçou, deve sentir forte inclinação a servir sua família. E tal serviço será a norma de sua vida, a matéria e o centro de suas virtudes e a regra da piedade que Deus determina para sua santidade.
 
1º - Servir sua família será a norma de sua vida.
 
A vida da mãe de família é uma vida toda de dependência. Ela sacrifica a Deus, ao tomar estado, sua liberdade e sua vontade, enquanto sua vida passa a ser uma perpétua abnegação; feliz dela se souber tornar essa abnegação meritória e cristã, a exemplo de Jesus Cristo, modelo, em seu Sacramento de Amor, da obediência perfeita, praticada sem glória, sem condições, sem limites.
 
2º - Servir sua família será a matéria e o centro de suas virtudes.
 
- Matéria de suas virtudes. Deus dispôs, para cada estado, da Graça e da matéria da mais alta perfeição. É a lei divina do amor de Deus e do próximo em sua aplicação particular, é a condição absoluta da santidade e da coroa da justiça. As boas obras, enquanto contrariam os deveres de estado, estão fora do caminho, e os desejos piedosos não passam de ilusões. A mãe de família deve, pois, precaver-se contra semelhante tentação, e nunca perder de vista o fim divino que a Vontade de Deus lhe assinalou.
 
Maria nunca saiu dos limites da vocação simples e escondida que Deus lhe traçara. Dedicou-se exclusivamente aos deveres singelos de esposa e de mãe, aos trabalhos obscuros de sua condição humilde, às virtudes simples e modestas da vida comum. E por isso foi tão agradável a Deus, tão perfeita em seu amor. Feliz da mãe de família que sabe encontrar em seu estado a ocasião da prática de todas as virtudes, e do exercício habitual do amor divino, porque então soube encontrar o reinado de Deus na terra.
 
Centro de suas virtudes. O amor de Deus se exerce no amor ao próximo. Deus é o princípio e o fim da virtude, e o próximo o seu objeto. As virtudes duma mãe de família se resumem todas na prática duma caridade suave.
 
- Será, pois, suave em suas relações, em seus atos, tornando-se, assim, para cada qual, como que a expressão patente e sensível da Bondade de Deus, da doçura de sua paternal Providência.
- Será sempre igual, como o móvel divino que a anima: o Amor de Deus.
- Será sempre boa e condescendente, com a Bondade divina que a sustenta.
- Será sempre dedicada, sem esperar gratidão em troca, pois Deus só lhe basta.
- Será sempre mortificada e sempre calma e suave no amor de Jesus Eucaristia.
 

3º - Servir sua família será a regra de sua piedade.
 
A perfeição da santidade, sendo a santificação perfeita de sua vocação mãe de família deve visar a esse fim em todas as suas obras espirituais, qual soldado, que emprega toda a ciência, todas as armas e toda a força para o combate. Considerará, por conseguinte, a piedade como o meio sobrenatural de santificar o seu estado, subordinando aos seus deveres os exercícios exteriores. Por isso:
 
- Ela cuidará de regular e coordenar seus exercícios de piedade, de forma a não prejudicar os deveres essenciais. E se souber economizar o tempo e for ordenada, encontrará sempre o meio de nutrir sua piedade e ao mesmo tempo de se ocupar de tudo convenientemente.
 
- Saberá sempre, em caso de necessidade, ou de caridade imperiosa, deixar a Deus para o próximo, abandonar a doçura da oração e do repouso para o sacrifício do trabalho, mediante só esta palavra: Deus o quer. 
 


www.recadosaarao.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.699.807
Visitas Únicas Hoje: 1.134
Usuários Online: 211