espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 8888 - IRAQUE: ANKAWA, ONDE O CRISTIANISMO FLORESCE
Artigo visto 2665




Visto: 2665
Postado em: 10/10/11 às 20:18:56 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=8888
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Grande aumento dos cristãos no norte do país, relativamente seguro

ROMA, sexta-feira, 7 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – Há um lugar do Iraque onde os cristãos se triplicaram nos últimos 15 anos, segundo um bispo que tem de enfrentar uma grande afluência de pessoas que fogem da perseguição e da opressão.

Os cristãos de Ankawa, um subúrbio da capital curda Erbil, passou de 8.500, na metade da década de 90, a mais de 25 mil. Destes, 1.500 chegaram no curso do último ano.

Muitos deles fugiram depois do ataque de 31 de outubro de 2010 à catedral sírio-católica de Bagdá, na qual 58 pessoas foram assassinadas e mais de 70 ficaram feridas, em um ataque durante a Missa do domingo à noite.

Os cristãos que chegam a Ankawa não vão somente da capital iraquiana, mas de todo o país: Mosul, ao norte, Kirkuk, ao nordeste e finalmente Basra, ao extremo sul, a centenas de quilômetros de distância.

O arcebispo Bashar Warda, de Erbil, comentou à associação caritativa internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) o grande desafio de ajudar os que chegam a Ankawa. Segundo o prelado, muitos cristãos que chegam a Ankawa a veem como uma etapa em vista de uma eventual migração rumo à Turquia, Líbano ou Jordânia.

Nos últimos 10 anos, os cristãos no Iraque diminuíram drasticamente, passando de 800 mil a 150 mil. Muitos fugiram depois de uma série de homicídios, sequestros, violências físicas ou verbais, ataques a negócios e a casas de cristãos.

Dom Warda destacou também que a Igreja quer incentivar os cristãos a permanecer no Iraque. Além disso, descrevendo os fiéis como “muito firmes na fé”, o prelado recordou a exigência pastoral de enfrentar uma situação que vê pouquíssimas igrejas e uma grande carência de sacerdotes e catequistas.

Por esta razão, o arcebispo quer uma nova igreja em Ankawa, cidade em que AIS ajudou a evacuar os seminaristas que estudavam no distrito de Dora, em Bagdá, castigado pelos homicídios e sequestros de cristãos ocorridos entre 2004 e 2007. Em Ankawa, os seminaristas viveram durante certo período em alojamentos metálicos.

AIS garantiu também o apoio aos sacerdotes, material educativo e recursos alimentares para as famílias cristãs, provistas pelas religiosas que viajam de povoado em povoado.

“Os benfeitores nos recordam que não fomos esquecidos”, disse o arcebispo, elogiando a associação caritativa, ao participar, como hóspede especial, do lançamento, na Grã-Bretanha e Irlanda, da edição 2011 da publicação “Perseguidos e esquecidos?”, de AIS sobre os cristãos oprimidos.

“Merecem um muito obrigado pela sua esplêndida atuação, pensando, orando e agindo em nosso apoio com grande abertura.”


Fonte: http://www.zenit.org/article-29008?l=portuguese



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.123
Visitas Únicas Hoje: 1.447
Usuários Online: 484