Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 7826 - IGREJA ORTODOXA RUSSA CONDENA AGRESSÕES ANTICRISTÃS NO EGITO
Artigo visto 1988 vezes




Visto: 1988
Postado em: 12/05/11 às 07:00:54 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=7826
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

O Patriarca Kirill envia suas condolências a Shenouda III

MOSCOU, quarta-feira, 11 de maio de 2011 (ZENIT.org) - Os ataques contra as igrejas cristãs em Gizeh (Egito), no último final de semana, foram condenados pela Igreja Ortodoxa Russa, que pede um maior compromisso da comunidade internacional em defesa das minorias cristãs ameaçadas.

O patriarca de Moscou, Kirill lII, enviou uma mensagem, divulgada ontem, ao papa copta Shenouda III, na qual mostra a proximidade dos ortodoxos aos cristãos do Egito e de outros países, "nos quais sofrem opressões e violações dos seus direitos à vida e à liberdade religiosa".

Exorta também as autoridades egípcias e líderes ecumênicos, bem como a comunidade internacional, a agir "de forma decidida e inequívoca diante da violência contra a minoria cristã".

Por outro lado, o presidente do Departamento de Relações Externas do Patriarcado, o metropolita Hilarion Alfeyev, divulgou um comunicado no qual mostra a "dor" da Igreja Ortodoxa Russa diante do ocorrido em Gizeh.

"O Egito era considerado um bom exemplo de convivência pacífica entre a maioria muçulmana e a minoria cristã", reconhece o metropolita Hilarion. Por isso, os últimos ataques - incluindo o atentado de Alexandria - "causam apreensão e dor a milhares de crentes no mundo inteiro".

Os ortodoxos valorizam os esforços das forças de segurança egípcias, assim como "as declarações dos líderes muçulmanos que, sem hesitar, condenaram a atuação dos extremistas violentos", e pedem a estes que "exortem seus seguidores a renunciar a toda forma de atentado contra a vida e a liberdade religiosa" dos cristãos.

Ainda que reconheçam que a paz religiosa no país "é um problema interno e uma obrigação das autoridades egípcias", contudo, advertem que o ocorrido no Egito "faz parte de um processo global que afeta a vida dos cristãos em uma série de países".

"O contínuo crescimento das perseguições aos cristãos em regiões do mundo nas quais estes viveram durante muitos séculos - adverte o comunicado -, nos últimos anos, está adquirindo o caráter de uma ação sistematicamente planejada e realizada."

Por isso, exorta-se a comunidade internacional e, antes de tudo, os países europeus, que historicamente apoiaram o destino dos cristãos nos demais continentes, a elaborar um mecanismo geral de defesa das comunidades cristãs no mundo inteiro, baseado no diálogo aberto e na colaboração honrada entre os Estados, as comunidades religiosas e a sociedade civil".

"Só colocando o tema da defesa dos direitos dos cristãos na pauta do dia da comunidade internacional e fazendo todos os esforços para solucioná-lo, será possível evitar tragédias como a que acaba de ocorrer em Gizeh", conclui o comunicado.


Fonte: http://www.zenit.org/article-27933?l=portuguese





LEIA TAMBÉM
Asteroide gigante passará próximo da Terra em novembro, diz Nasa
reconhecimento civil das uniões homossexuais: A arrogância de um judiciário que esnoba a sociedade
Denunciam impunidade após brutal massacre de muçulmanos salafistas contra cristãos
Enfrentamentos entre cristãos e muçulmanos no Egito deixam 12 mortos e 238 feridos
Webcam: Veja a tumba do Beato João Paulo II pela internet:
JOÃO PAULO II CONTINUA EVANGELIZANDO
Jim Caviezel: Ser Jesus no filme A Paixão “arruinou minha carreira”, mas não me arrependo
STF-regulamenta união estável homossexual.
O grande milagre de João Paulo II: O fim do comunismo



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.722.839
Visitas Únicas Hoje: 1.991
Usuários Online: 432