Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 7573 - Católicos indignados com ação evangélica em romaria
Artigo visto 3004 vezes




Visto: 3004
Postado em: 01/04/11 às 07:51:16 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=7573
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

28/03/2011 - 23h05 - Atualizado em 28/03/2011 - 23h05
A Gazeta


"O objetivo é levar uma mensagem de esperança. Todos ali são livres. Ninguém vai tentar mudar a cabeça de ninguém", Oliveira de Araújo, pastor da Primeira Igreja Batista de Vitória.

A iniciativa da Convenção Batista do Estado de trazer o projeto Tenda da Esperança para a próxima edição da Festa da Penha, no dia 2 de maio, vem causando indignação entre católicos, especialmente aqueles responsáveis pela organização do tradicional evento mariano. A ação batista tem como uma de suas finalidades a evangelização durante romarias católicas.

Responsável pelas romarias das Mulheres e das Mães ao Convento da Penha, Maria José Tabachi destaca que é preciso, acima de tudo, respeitar o credo do outro. "Fico triste ao ver que, em pleno século XXI, ainda há ataques religiosos. Parece que ainda não cresceram na fé. Quem está na Festa da Penha é porque acredita, não está sendo obrigado a isso", desabafa.

Maria José acrescenta que nunca houve por parte dos católicos a iniciativa de fazer mobilizações durante eventos evangélicos, como o Jesus Vida Verão, também realizado anualmente em Vila Velha.

Há 24 anos responsável por arrumar e proteger o andor e a imagem da Virgem da Penha durante a festa no Convento, Antônio Francisco Saiter compartilha da mesma opinião. "Esse é um evento mariano, que cultua a imagem da mãe de Jesus. Isso eles não fazem. A presença dos evangélicos ali, portanto, é falta de respeito."




"É falta de respeito. Todos sabem que a Igreja Batista não cultua Maria. Indo lá, eles estarão contra o que estamos pregando", Antônio Saiter, que prepara o andor para a imagem da padroeira.



Do outro lado, o pastor da Primeira Igreja Batista de Vitória, Oliveira de Araújo, observa que o objetivo da tenda é oferecer mais um caminho para levar mensagem de esperança às pessoas. "Todos são livres para ouvir a receber a mensagem que for. Pelo que entendi, não haverá confronto com as romarias."

A representante da Tenda da Esperança no Estado, Fabíola Molulo, acalma a discussão, apontando que, na verdade, o grande foco da iniciativa são os projetos sociais que serão oferecidos no bairro Ilha dos Ayres, Vila Velha, onde há a previsão de se erguer uma igreja batista.

O projeto

De acordo com material divulgado no site da Convenção Batista, as abordagens previstas serão feitas com entrega de água e folhetos evangelísticos, teatro de rua e evangelização pessoal. O objetivo é fazer 10 mil abordagens e alcançar mil pessoas, das quais 300 devem ser crianças. Para isso serão recrutados 300 voluntários.

Desde a sua criação, em 1991, a Tenda da Esperança tem servido para alcançar o maior número fiéis, principalmente romeiros. "O projeto tem como desafio encaminhar essas pessoas a uma igreja batista para serem acompanhadas em sua nova vida", afirma o site do movimento Missões Nacionais. Para cumprir esse objetivo, a tenda é executada onde há grandes romarias, como Belém (PA), Juazeiro do Norte (CE) e Aparecida (SP).

Arquidiocese vai se posicionar nos próximos dias

Alegando não ter conhecimento detalhado sobre a iniciativa da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, a Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo (Aves) informou ontem que não iria se manifestar sobre a possibilidade da implantação do projeto Tenda da Esperança, que pretende evangelizar os romeiros durante a Festa da Penha. A assessoria de comunicação da arquidiocese afirmou que, nos próximos dias, deve se pronunciar sobre o assunto.

Análise

"Afronta à liberdade"

Vitor Nunes Rosa
Teólogo e professor de Filosofia

Uma denominação evangélica aproveitar a festa religiosa católica de Nossa Senhora da Penha para promover uma "campanha de evangelização" tem três aspectos fundamentais:

Primeiro, evidencia fragilidade dos promotores de tal empreendimento, pois estão aproveitando a extraordinária capacidade de mobilização da Igreja Católica;

Segundo, é uma atitude deselegante, que contraria os princípios cristãos do respeito ao próximo. Ora, a Igreja Católica está evangelizando, e a realização de algo com o intuito de retirar pessoas desse processo transcende as finalidades do anúncio do Evangelho, constituindo mais uma investida contra uma instituição religiosa e suas crenças do que uma ação cristã. Sugiro que tais forças sejam canalizadas em favor de pessoas sob o domínio das drogas, da prostituição e outras situações que afrontam a dignidade.

Terceiro, destaco que há a questão constitucional que garante a liberdade de culto e a convivência pacífica entre os segmentos religiosos. Inserir-se no movimento da Festa da Penha dessa forma constitui manifesta afronta à liberdade de crença e de culto, além de caracterizar uma "guerra por fiéis", algo totalmente indesejado no Estado Democrático de Direito e no contexto de busca da unidade dos cristãos.

----------------------------------------- 

Espacojames: Leia também a noticia no site evangélico que visa "Converter os Romeiros católicos" a Igreja Batista. Que vergonha interferir desta forma na liberdade de culto!

"....O projeto visa levar a mensagem do Evangelho aos romeiros durante a tradicional festa da Penha e encaminhá-los às igrejas batistas, que farão o trabalho de acompanhamento com os novos convertidos...."

http://www.guiame.com.br/v4/106481-1693-Vila-Velha-recebe-o-projeto-Batista-Tenda-da-Esperan-a.html

Novos convertidos? No fim saberemos quem precisará de conversão.

james

-----------------------------------------

 


Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/03/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/809964-catolicos-indignados-com-acao-evangelica-em-romaria.html





LEIA TAMBÉM
Casal realiza casamento inspirado no filme Shrek e desagrada bispo
Cientistas alertam que a qualquer momento Tsunami pode atingir o Brasil
O Papa pede aos católicos que sigam o exemplo da beata adolescente italiana
Grupo armado seqüestra sacerdote católico na Costa do Marfim
Sacerdote católico na Índia é assaltado e agredido
QUEIMA DO ALCORÃO NOS EUA: CRISTÃOS PAQUISTANESES EM PERIGO
Súplica a Bento XXVI pelo ano Mariano 2012-2013
O Papa ressalta valor pedagógico da Confissão sacramental
Historiador socialista recorda "último sorriso" do Padre Pio



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.754.824
Visitas Únicas Hoje: 3.042
Usuários Online: 615