Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 7541 - O Papa ressalta valor pedagógico da Confissão sacramental
Artigo visto 1976 vezes




Visto: 1976
Postado em: 28/03/11 às 21:40:46 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=7541
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Vaticano, 25 Mar. 11 / 02:43 pm (ACI/EWTN Noticias)

Em seu discurso esta manhã aos sacerdotes participantes do curso sobre o foro interno promovido pela Penitenciaria Apostólica no Vaticano, o Papa Bento XVI ressaltou o valor pedagógico da confissão sacramental, tanto para os confessores como para os penitentes.

O Santo Padre disse que "a missão sacerdotal constitui um ponto de observação único e privilegiado do que diariamente nos é dado contemplar o esplendor da Misericórdia divina".

"Da administração do Sacramento da Penitência podemos receber profundas lições de humildade e fé. É um chamado muito forte para cada sacerdote à consciência de sua própria identidade".

"Nunca, somente, em virtude de nossa humanidade poderíamos escutar a confissão de nossos irmãos. Se eles se aproximam de nós é unicamente porque somos sacerdotes, configurados a Cristo Supremo e eterno sacerdote, e portanto capazes de atuar em seu nome e em sua pessoa, de fazer realmente presente a Deus que perdoa, transforma e renova".

A celebração do Sacramento da Penitência, explicou o Papa, tem portanto "um valor pedagógico para o sacerdote, em ordem à sua fé, à verdade e à pobreza de sua pessoa, e alimenta nele a consciência da identidade sacramental".

Falando logo depois dos penitentes, Bento XVI indicou que "certamente a Reconciliação sacramental é um dos momentos em que a liberdade pessoal e a consciência de si estão chamadas a manifestar-se de forma particularmente evidente".

"Possivelmente é por isso que em uma época de relativismo e de conseqüente atenuada consciência do próprio ser resulta debilitada também a prática sacramental. O exame de consciência tem um importante valor pedagógico: educa a olhar com sinceridade a própria existência, a confrontá-la com a verdade do Evangelho e a valorizá-la com parâmetros não só humanos, mas em perspectiva da Revelação divina".

"A confrontação com os mandamentos, as Bem-aventuranças e sobre tudo com o preceito do amor constitui a primeira grande escola penitencial", acrescentou.

Seguidamente exortou: "queridos sacerdotes não deixem de dar oportuno espaço ao exercício do ministério da Penitência no confessionário; ser acolhidos e escutados constitui também um sinal humano da acolhida e da bondade de Deus para seus filhos".

Ao concluir o Papa Bento XVI ressaltou que "a confissão integral dos pecados, além disso, educa o penitente à humildade, ao reconhecimento de sua fragilidade e ao mesmo tempo à consciência da necessidade do perdão de Deus e à confiança em que a graça divina pode transformar a vida".


Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=21443





LEIA TAMBÉM
Historiador socialista recorda "último sorriso" do Padre Pio
A fé católica é um dom precioso de Deus que todos devem conhecer, afirma Bento XVI
Urge dizer sim ao bem e não ao mal, diz o Papa em visita às fossas onde ocorreu um massacre nazista
Jovem Com Imagem De Nossa Senhora Aparecida no Olho
São José pode ser considerado Padroeiro da evangelização da América
Corte européia: Crucifixos permanecerão nas escolas públicas
Programa da beatificação da Irmã Dulce divulgado hoje
Mil jovens na Missa de desagravo após profanação gay em Madri
INICIATIVAS DIPLOMÁTICAS PARA PROTEGER OS CRISTÃOS



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.744.803
Visitas Únicas Hoje: 4.432
Usuários Online: 711