CRISTO, MODELO DE HARMONIA ENTRE COMUNHÃO E SOLIDÃO, SEGUNDO PAPA
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 6161 - CRISTO, MODELO DE HARMONIA ENTRE COMUNHÃO E SOLIDÃO, SEGUNDO PAPA
Artigo visto 2006




Visto: 2006
Postado em: 09/09/10 às 17:08:08 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=6161
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Bento XVI envia uma mensagem ao congresso ecumênico que se realiza em Bose

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 9 de setembro de 2010 (ZENIT.org) - Por meio de uma mensagem assinada pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, Bento XVI expressou seu apreço pelo 18º Congresso Ecumênico Internacional de Espiritualidade Ortodoxa, que começou ontem e terminará no dia 11, no mosteiro de Bose, sobre o tema "Comunhão e solidão".

Organizado em colaboração com as Igrejas Ortodoxas há quase 20 anos, o congresso representa uma importante oportunidade de diálogo sobre temas essenciais da vida espiritual, nos quais as tradições do Oriente e do Ocidente cristão se cruzam com os desejos profundos do homem contemporâneo.

Em sua mensagem, o Papa destaca "a crescente adesão à iniciativa na qual desta vez intervirão numerosos metropolitanos e bispos, além de monges, presbíteros e fiéis leigos".

O Pontífice também indica "o interesse da temática escolhida" para a edição deste ano, que é "rica de ideias para o aprofundamento e também de grande atualidade pastoral e cultural".

Finalmente, Bento XVI convida a "dirigir o olhar à Bem-Aventurada Virgem Maria e, guiados por Ela, contemplar em Cristo o perfeito modelo de harmonia entre comunhão e solidão, no qual pessoalmente subsiste Deus uno e trino".

Mensagem de Bartolomeu I

Também o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, enviou uma mensagem ao Congresso, na qual se dirige aos monges de Bose destacando sua "inestimável contribuição monástica em nossa época e em nosso atribulado mundo".

Este compromisso, continua, "reflete a definição dada do ‘monge no século IV por Evágrio Pôntico, como um ser ‘separado de todos, enquanto é copartícipe de todos (Sobre a oração, c. 124) e realiza a exortação expressada no século IV por Barsanúfio e João a estar ‘com os demais como não estando junto deles (Carta 173)".

"A solidão e o silêncio, de fato, em última instância, nos ensinam a maneira adequada de nos relacionarmos e de estar em comunhão com os demais", acrescenta Bartolomeu I.

Patriarca de Moscou

Por sua vez, o patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Kirill I, recorda em uma mensagem que "tanto a solidão e o afastamento do mundo como a abertura à comunhão com o próximo são, desde sempre, consideradas práticas espirituais necessárias no caminho da salvação".

"O próprio Salvador nos deu exemplo de harmônica união de vida comunitária e solidão, quando, pregando o Evangelho com seus discípulos, afastou-se a um lugar desértico para uma oração pessoal (cf. Lc 6, 16)."

"No monaquismo russo - prossegue -, sempre existiu a busca de um equilíbrio entre vida comunitária e solidão, pela consciência de que o afastamento das seduções do mundo e o serviço comunitário têm a mesma importância na vida do cristão."

"O mundo - conclui - deve ver que os dons do Espírito Santo, que transfiguram a vida humana, também abundam hoje entre os que tentam viver segundo o Evangelho, assim como entre os homens de oração dos séculos passados."


Fonte: zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.758.593
Visitas Únicas Hoje: 117
Usuários Online: 302