espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 5691 - Chávez critica o Papa e pede que Venezuela revise
Artigo visto 3034




Visto: 3034
Postado em: 16/07/10 às 10:38:42 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=5691
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Publicada em 15/07/2010 às 07h50m

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou novamente a hierarquia da Igreja Católica da Venezuela nesta quarta-feira, pediu uma revisão do "convênio" com o Vaticano e afirmou que o papa não é o embaixador de Cristo na Terra.

O governo venezuelano, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e representantes de outros poderes públicos criticaram nos últimos dias a Igreja depois de o arcebispo de Caracas, cardeal Jorge Urosa, ter denunciado que o presidente estava levando o país para o caminho do "socialismo marxista."

Chávez classificou os bispos de "trogloditas" e "homens das cavernas" que desconhecem as leis e a Constituição e denunciou que estavam aliados com a oposição antes das eleições legislativas de setembro.

Chávez, acusado por seus inimigos de estar armando uma cortina de fumaça para encobrir a ineficiência de sua gestão, pediu ao chanceler Nicolás Maduro que revisasse "o convênio que o Estado venezuelano tem com o Vaticano. Vamos revisá-lo."

Não é a primeira vez que Chávez, militar retirado há 11 anos no poder, critica a Igreja. Ele já a acusou ter apoiado um golpe de Estado para derrubá-lo, em 2002.

Mas desta vez seu discurso citou até o papa Bento 16.

"Com todo o respeito ao Estado do Vaticano e ao chefe de Estado, que é o papa... que não é nenhum embaixador de Cristo na Terra", afirmou durante evento do PSUV.

"Que coisa é essa de embaixador de Cristo? Cristo não precisa de embaixador. Cristo está no povo e nos que lutam por justiça e libertação dos humildes", disse.

Urosa afirma que a vontade de Chávez de implantar um modelo socialista vai contra os direitos humanos, civis e políticos dos venezuelanos, e que o governo está se afastando de suas tarefas primárias de proteger a população da violência, de melhorar a saúde e a infraestrutura do país.

(Reportagem de Pascal Fletcher)


Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4566918-
EI294,00.html



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.847.719
Visitas Únicas Hoje: 995
Usuários Online: 249