Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 5259 - Papa invoca renovada efusão do Espírito Santo para toda a Igreja
Artigo visto 1852 vezes




Visto: 1852
Postado em: 24/05/10 às 20:46:56 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=5259
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Hoje durante a oração do “Regina Caeli”

CIDADE DO VATICANO, domingo, 23 de maio de 2010 (ZENIT.org). Bento XVI encorajou hoje a invocar uma renovada efusão do Espírito Santo para toda a Igreja, de forma que a mensagem de salvação seja anunciada a todos.

Após presidir a Missa da solenidade de Pentecostes na Basílica Vaticana, o Papa saiu à sacada de sua sala do Palácio Apostólico Vaticano para rezar o Regina Caeli com milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Após recordar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no Cenáculo junto à Virgem, afirmou que "nesta festa de Pentecostes, nós também queremos estar espiritualmente unidos à Mãe de Cristo e da Igreja invocando com fé uma renovada efusão do divino Paráclito".

"Nós a invocamos para toda a Igreja, em particular, neste Ano Sacerdotal, para todos os ministros do Evangelho, para que a mensagem de salvação seja anunciada a todas as pessoas", acrescentou.

Em sua saudação aos peregrinos de idioma espanhol, insistiu dizendo: "Convido-vos a rezar de um modo especial pela Igreja".

E pediu orações concretas "para que seus membros, fortalecidos com a graça do Espírito Santo, sintam cada dia mais a alegria de pertencer à grande família dos discípulos de Cristo e, com fé viva, esperança firme e caridade ardente, deem testemunho no mundo do Evangelho da salvação".

O Papa se referiu ao mistério de Pentecostes como a um "verdadeiro batismo da Igreja", recordando aquela "manifestação do poder do Espírito Santo, o qual - como vento e como fogo - desceu sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo e os fez capazes de pregar com coragem o Evangelho para todos povos".

E assegurou que a Igreja "vive constantemente da plenitude do Espírito Santo, sem o qual esgotaria suas próprias forças, como um barco à vela para o qual faltara vento".

"Pentecostes se renova de um modo particular em alguns momentos fortes, tanto no âmbito local como no universal, tanto em assembleias pequenas como em grandes convocações", explicou.

E mencionou os exemplos dos concílios e o encontro dos movimentos eclesiásticos com João Paulo II na Praça de São Pedro, em 1998.

"Mas a Igreja experimenta inúmeros ‘Pentecostes' que vivificam as comunidades locais", acrescentou.

E ofereceu, neste caso, como exemplos, as liturgias "especiais para a vida da comunidade, nas quais a força de Deus é percebida de maneira evidente, preenchendo as almas de alegria e entusiasmo", assim como "tantos congressos de oração, nos quais os jovens percebem claramente o chamado de Deus a sustentar sua vida em seu amor, também se consagrando eternamente n'Ele".

"Não há, portanto, Igreja sem Pentecostes",  declarou. E acrescentou: "não há Pentecostes sem a Virgem Maria".

"Assim foi no início, no Cenáculo - continuou -, e assim é sempre, em todo o tempo e lugar", assegurou, recordando sua experiência no Santuário de Fátima, durante sua recente viagem a Portugal.

Neste sentido, questionou: "Na realidade, o que viveu aquela imensa multidão, na esplanada do Santuário, onde todos éramos um único coração e uma única alma, não é um renovado Pentecostes?".

"Em nosso meio estava Maria, a Mãe de Jesus - respondeu. É esta a típica experiência dos grandes santuários marianos - Lourdes, Guadalupe, Pompeia, Loreto - ou também do menor: lá onde os cristãos se reúnem em oração com Maria, o Senhor dá seu Espírito."


Fonte: zenit.org





LEIA TAMBÉM
Pedofilia: a Igreja responde
Eucaristia: fonte de renovação espiritual, segundo Papa
Diplomacia evangélica: dimensão inevitável
Polônia: pesquisa avalia pontificado de João Paulo II
“Na Igreja há joio, mas Deus continua presente”, afirma Papa
Portugal: presidente aprova lei sobre uniões entre homossexuais
Véu de Manoppello: rosto maravilhosamente humano de Deus
Cultura atual deve voltar para raízes cristãs, exortou o Papa Bento XVI
Milagre: Menina à beira da falência dos rins desenvolve dois novos órgãos



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.737.961
Visitas Únicas Hoje: 2.489
Usuários Online: 512