Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 3479 - Polônia: mais de mil escolas levam o nome de João Paulo II
Artigo visto 1783 vezes




Visto: 1783
Postado em: 27/10/09 às 19:56:15 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3479
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Realizado o II Foro de iniciativas em honra do Papa polonês

Por Patrícia Navas

BIALYSTOK, terça-feira, 27 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- Na Polônia há 1.100 escolas que levam o nome de João Paulo II, e numerosas associações e iniciativas que trabalham segundo o espírito do Papa polonês e em sua honra.

Representantes de algumas delas e de numerosas iniciativas da região de Podlaquia inspiradas em João Paulo II celebraram seu segundo foro, em 17 de outubro passado, na cidade polonesa de Bialystok, informou a ZENIT a rede social Loolek, que busca promover a figura e a mensagem desse Santo Padre. 

O ato começou com uma Missa e uma saudação de Marek Falkowski, representante da rede social que tomou o nome com o qual chamavam Karol Wojtyla quando era pequeno, Loolek, e de Roman Czepe, presidente do Clube de Intelectuais Católicos de Bialystok. 

Em primeiro lugar, apresentou-se uma creche de Bialystok que leva o nome de João Paulo II. Seus pequenos alunos recitaram poemas e cantaram canções sobre seu patrono. 

Depois se apresentaram o Torneio de Conhecimentos sobre João Paulo II, dirigido a escolares de escolas primárias e secundárias, e o concurso de artes plásticas “João Paulo II visto com os olhos de uma criança”, patrocinados pelo arcebispo da diocese de Drohiczyn, Dom Antoni Pacyfik Dydycz, e o chefe do distrito de Bielsk Podlaski. 

A coordenadora da Família de Escolas que comemoraram João Paulo II da região de Podlaquia, Boena Nienatowka, explicou como contribui a escola a que se conheça mais João Paulo II. 

Também descreveu a essência do funcionamento da Família de Escolas em comemoração de João Paulo II da região de Pdlaquia. 

Esta entidade foi fundada há 5 anos em Drohiczyn, com o objetivo de elaborar um modelo de educação eficaz que se refira ao ensinamento de João Paulo II, baseado em uma educação de valores, ou seja, na verdade, bondade, honradez, amor e paz. 

Atualmente, 40 escolas da região estão associadas a esta Família, que participa de encontros regionais e nacionais e elaboram um plano de iniciativas comuns, entre outras um torneio de tênis de mesa, a Olimpíada de ideias de João Paulo II, um concerto de aniversário em comemoração de João Paulo II e a campanha para chamar a uma rua com o nome “De Karola a Karolka” (De Carlos a Carlitos). 

Nos encontros destas escolas, se organizam diversas atividades, como concursos, exposições, conferências e debates sobre as maneiras para introduzir os valores nos quais se baseiam os centros da Família de Escolas em comemoração de João Paulo II.

Seus responsáveis encontram inspiração em palavras que João Paulo II pronunciou quando visitou Biaystok: “sobretudo devem-se educar os jovens no espírito moderno, no espírito de aspiração à unidade, à unidade de Cristo, pela qual Ele rezava e com a qual nos comprometeu”.

O Papa acrescentou naquela ocasião: “que nossos esforços para saltar os obstáculos que aparecem nas relações mútuas estejam marcados por uma benevolência grande e amor desinteressado, tomando o exemplo que Cristo nos deu em sua missão e morte na cruz”.

No encontro de 17 de outubro passado, interveio também Maciej Trybulec, em representação do grupo “Santo Subito”, fundado em 2005 em uma paróquia polonesa com o objetivo de dar a conhecer a mensagem e a vida de João Paulo II e seguir suas pegadas.

Explicou que sua entidade, como “Geração JPII”, sente-se responsável por recordar momentos especiais como o de abril de 2005, quando faleceu o Papa polonês.

Disse que esses momentos podem ser deixados pra trás, enterrando-se assim os talentos no jardim, ou tentar que dêem frutos, como uma árvore sadia, e compartilhá-los com quem precise.

Mais informação em www.loolek.org


Fonte: www.zenit.org





LEIA TAMBÉM
A devoção mariana de Pio XII
A ameaça da pornografia para as crianças
Papa a fiéis africanos: ser sal e luz do continente
Papa convida África a uma nova evangelização
Sínodo da África, anglicanos e sacerdotes casados na Igreja Católica
Calendário espanhol retrata santos como transexuais
Nova norma permite que anglicanos integrem Igreja Católica
Papa outorga a primeira Rosa de Ouro a uma Imagem de Nossa Senhora na Espanha
Arcebispo convida a cultivar afeto pelo Santuário de Nossa Senhora da Piedade



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.072.531
Visitas Únicas Hoje: 219
Usuários Online: 156