Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 3430 - Arcebispo convida a cultivar afeto pelo Santuário de Nossa Senhora da Piedade
Artigo visto 1959 vezes




Visto: 1959
Postado em: 24/10/09 às 00:48:05 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3430
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Lugar dedicado à padroeira do Estado brasileiro de Minas Gerais

BELO HORIZONTE, sexta-feira, 23 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- O arcebispo de Belo Horizonte (sudeste do Brasil), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, convocou os fiéis de Minas Gerais a se prepararem para a celebração, em 31 de julho de 2010, do cinquentenário da oficialização da proclamação de Nossa Senhora da Piedade como padroeira do Estado.


Em artigo enviado hoje a Zenit, Dom Walmor afirma que há um “grande empenho e determinação, por parte da Arquidiocese de Belo Horizonte, na melhoria da infraestrutura do Santuário Estadual de Nossa Senhora da Piedade”.

“Valorizando também seu projeto evangelizador e cultural, reconhecendo a força deste inestimável tesouro da tradição de todos os mineiros para fecundar a cidadania e a vivência autêntica da fé pela especialidade da devoção à Maria”, destaca.

O arcebispo explica que “a ermida do século XVIII, localizada na Serra da Piedade, Caeté, a 50 quilômetros da capital mineira e a 1740 metros de altitude, onde se encontra a imagem veneranda de nossa Senhora da Piedade, nasceu da fé de Antônio da Silva Bracarena, ancorada na experiência da presença materna de Maria”.

“É a referência central do conjunto da infraestrutura de serviços aos peregrinos, devotos e turistas, que inclui também biblioteca, restaurante, espaço cultural, casa de encontros, hospedagem e residência, além da Igreja Nova das Romarias, que recebe de braços abertos três mil pessoas.”

“Tudo isso fruto de serviços e da colaboração generosa de muitos, capitaneados pela determinação de Frei Rosário Joffily, nos seus mais de cinquenta anos de doação missionária”, reconhece o arcebispo.

Dom Walmor afirma que “todos, os mineiros especialmente, estão convidados a cultivar especial afeto pelo Santuário Estadual e a visitá-lo com frequência, fortalecendo a sua fé e fecundando a cidadania”.

O arcebispo destaca que Minas Gerais “é um estado rico em tesouros da tradição, uma incomparável riqueza nascida da fé, vivida na prática religiosa do dia a dia das comunidades, e perpetuada no patrimônio físico”.

São “igrejas, conventos, capelas, imagens, pinturas, afrescos, santuários”; e também o patrimônio imaterial, “composto pelas práticas e hábitos religiosos e culturais que delineiam a arte e o jeito precioso de ser dos mineiros”.

A Igreja Católica “é depositária deste patrimônio, precioso e múltiplo –prossegue Dom Walmor–, em razão de sua histórica presença missionária nesta terra, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo, cultivando o amor filial a Maria, Mãe de Deus, cuidando dos pobres, de sua saúde e promoção social, apostando na educação e empenhada na congregação das comunidades, dando origem e horizontes a cidades, vilas, distritos e povoados”.



Fonte: zenit.org





LEIA TAMBÉM
Cristãos devem testemunhar a salvaguarda da criação
Arcebispo anglicano: nossas orações foram ouvidas
Anglicanos - Acolhida pela Igreja Católica
Purificação ou Multilação?
Bispo sudanês denuncia terríveis massacres contra cristãos
TESTEMUNHO de Sylvester Stallone
Cientistas italianos reproduzem Santo Sudário
Sinagoga dos Tempos de Jesus é encontrado em Israel
Lágrimas de sangue: Jovem intriga cientistas



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.147.035
Visitas Únicas Hoje: 1.443
Usuários Online: 273