espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 3022 - Descoberto por acaso fragmento do “Codex Sinaiticus”
Artigo visto 3364




Visto: 3364
Postado em: 09/09/09 às 21:55:32 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3022
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Um estudante grego o encontrou no Mosteiro de Santa Catarina (Sinai)


LONDRES, quinta-feira, 3 de setembro de 2009 (ZENIT.org).- Um fragmento do texto bíblico considerado o segundo mais antigo do mundo, o Codex Sinaiticus, foi encontrado por acaso há alguns dias no Mosteiro de Santa Catarina, aos pés do Monte Sinai (Egito).


A notícia apareceu há dois dias na mídia inglesa - The Independent e Daily Telegraph – e teve grande repercussão em todo o mundo ortodoxo.

O autor do achado,o estudante grego de 30 anos Nikolas Sarris, encontrou o fragmento enquanto pesquisava no mosteiro, para seus estudos de doutorado, em obras manuscritas do século XVIII.

Por acaso, Sarris foi um dos encarregados da edição online do Codes Sinaititus, posta em marcha no último mês de julho, por iniciativa da Biblioteca Britânica, pela Biblioteca Universitária de Leipzig e pela Biblioteca Nacional da Rússia, assim como do arcebispo ortodoxo do Sinai, Daminaus, e pelo abade do Mosteiro de Santa Catarina.

Isso lhe permitiu reconhecer imediatamente a origem do fragmento, pelo tipo de letras e a altura das colunas. A parte encontrada correspondia ao início do livro de Josué, achado que foi confirmado pelo Pe. Justin, bibliotecário do mosteiro.

O fragmento se encontrava na encadernação do volume e, segundo o Pe. Justin revelou a The Art Newspaper, é possível que haja outros, ainda que por enquanto o mosteiro não conta com os meios tecnológicos necessários para a investigação.

O Codex é uma Bíblia manuscrita, realizada entre os anos 330 e 350, segundo a tradição, a pedido do imperador Constantino. É considerado o segundo texto mais antigo do mundo, depois do Codex Vaticanus.

Seus fragmentos se encontram divididos em várias bibliotecas do mundo, depois que o teólogo alemão Constantin Von Tischendorf levou do mosteiro um fragmento de 43 páginas, logo divididas, por vicissitudes históricas, entre Londres, São Petersburgo e Leipzig.


Fonte: ZENIT.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.486
Visitas Únicas Hoje: 1.810
Usuários Online: 431